BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 desafios do XaaS que podem se tornar oportunidades para os canais de TI

À medida que as empresas vão adotando serviços sob demanda, é necessário enfrentar alguns contratempos. Confira como ajudar os clientes nessa tarefa e se destacar no mercado. 

As demandas de serviços e de Cloud Computing aumentaram de forma acelerada nos últimos anos, principalmente com a chegada da pandemia da COVID-19 que obrigou companhias inteiras a abandonarem o escritório e migrarem para o trabalho remoto. 

Essa transformação foi necessária para cumprir as medidas de distanciamento social e conter o coronavírus, mas se tornou um grande marco para a migração de estruturas corporativas inteiras para novos ambientes virtuais capazes de suportar o trabalho remoto. 

De acordo com o Gartner, nos últimos anos, cerca de 71% das empresas no mundo começaram a utilizar demandas de TI como serviço. Inclusive, o mercado de nuvem deve atingir um crescimento de 45% ainda em 2021. 

O aumento dessa tendência não para por aí, os levantamentos da pesquisa ainda indicam que até 2023, 80% das soluções adotadas pelas empresas serão contratadas no formato de serviço.  

Toda essa movimentação se deu porque a utilização de TI como serviço tem aberto a possibilidade para que as empresas consigam escalar e flexibilizar seus modelos de trabalho e as demandas do negócio. 

Essa tendência é conhecida como “Tudo como Serviço” (Everything as a Service, em inglês), ou pela sigla XaaS. Ela representa justamente esse conceito de que qualquer coisa possa ser oferecida como “as a service”, ou seja, como serviço.  

O XaaS utiliza a essência da Cloud Computing e suas aplicações fornecidas sob demanda. Ele refere-se a um número crescente de serviços que são entregues por meio da Internet em vez de serem fornecidos localmente.  

As aplicações oferecidas nesse modelo têm representado uma grande vantagem competitiva para as empresas, pois permitem que os investimentos em ofertas realmente sejam assertivos, com custos previsíveis e menores gastos.  

Dessa forma, o modelo sob demanda teve uma boa aceitação pelo mercado, já que funciona baseado no uso. À medida que as empresas passaram a experimentar este fluxo de trabalho, o uso do serviço passou a refletir em uma mudança nos conceitos relacionados aos serviços. 

Portanto, não há dúvidas de que os recursos oferecidos pelo modelo XaaS tenham sido essenciais para atender as demandas desse novo normal corporativo provocado pelo coronavírus.  

Entretanto, muitas organizações não estavam totalmente preparadas para remodelarem seus modelos de infraestrutura e, por isso, estão enfrentando alguns desafios significativos nessa trajetória.  

5 desafios do XaaS que podem se tornar oportunidades para os canais de TI 

Como você pôde perceber acima, o modelo de serviços como assinatura tornou-se uma tendência importante para negócios modernos. A oferta de tudo como serviço teve um impacto profundo nas organizações e, ainda que seja muito vantajosa, apresenta alguns desafios que precisam ser superados para que o uso dessa tecnologia seja bem-sucedida.  

É neste contexto que o papel das revendas de TI torna-se primordial. Seu canal de TI deve conhecer esses contratempos para que eles possam se tornar verdadeiras oportunidades de negócio. Entenda melhor a seguir e ajude seus clientes nessa nova jornada! 

1 – Mostrar resultados  

Ao iniciar no XaaS, muitas empresas possuem dificuldade em determinar orçamentos desse investimento, além de alinhar os objetivos estratégicos e resultados do novo modelo diante da equipe executiva. Por isso, precisam se concentrar em mostrar o ROI dessa adoção de forma clara e objetiva.  

Nessa fase inicial, a organização precisará do apoio do canal de TI para demonstrar os benefícios que essa estratégia pode proporcionar para os negócios para que ela seja bem aceita pela diretoria.  

Para ajudar os clientes nesse desafio e se diferenciar no fornecimento de XaaS, as revendas de TI podem investir em diferentes formas de apresentar aos clientes os resultados obtidos.  

Montar casos de sucesso com clientes já existentes é uma boa opção para demonstrar de forma mais palpáveis como o XaaS oferece benefícios para o dia a dia.  

Além disso, é possível oferecer, junto a esse modelo de serviço, ferramentas automatizadas que contribuem para análises e previsões internas. Desse modo, será mais fácil para a equipe interna fazer projeções e acompanhar o desempenho dos serviços. 

2 – Eliminar lacunas operacionais 

Para estarem prontas para o XaaS, algumas corporações precisam passar por mudanças. Por isso, é preciso planejamento e análises para identificar quais modificações na capacidade e estrutura serão necessárias 

Seu canal de Ti deve apoiar os clientes nesse desafio, oferecendo suporte e guiando-os com boas práticas para que seja possível adotar novas ferramentas, processos e recursos necessários. Além disso, o oferecimento de treinamentos pode ser um grande diferencial. 

3 – Investir corretamente em automatização  

Outro ponto a ser considerado após o início dessa jornada, é a automatização. Nessa fase de execução, as empresas estão operando como verdadeiras corporações digitais maduras. Portanto, para se posicionar dessa forma, é necessário contar com recursos avançados e automatizados para a transação de XaaS.  

Nesse momento, seus clientes irão precisar implementar arquiteturas comerciais digitais por meio de automatização de sistemas de ponta a ponta. Logo, será preciso realizar testes contínuos para refinar os novos recursos e garantir que eles funcionem corretamente.  

4 – Eliminar vulnerabilidades na segurança 

Outra questão a ser considerada com o aumento do uso do XaaS é a segurança dos dados e sistemas corporativos. Principalmente com o aumento do trabalho remoto, diversas empresas não possuem total controle sobre todos os dispositivos e serviços utilizados por seus usuários.  

Portanto, é necessário considerar o aumento do número de aplicativos e serviços utilizados sem controle que podem tornar os sistemas mais vulneráveis a vazamentos de dados e ataques cibernéticos. 

Para lidar com esse desafio, seu canal de TI deve estar pronto para oferecer as ferramentas de monitoramento e gestão certos para que, por meio de um controle único, as organizações possam ter maior visibilidade sob todo o seu ambiente para realizar o gerenciamento correto. 

5 – Realizar a integração de “Tudo” 

O conceito “Tudo como serviço” abre um leque de possibilidades muito grandes para as organizações. É possível contratar sob demanda todos os serviços necessários. 

No entanto, ao entrarem nessa jornada, muitas empresas não consideram a qualidade de conexões entre as soluções no momento de contratação. Logo, podem encontrar restrições no momento de tentar integrá-las de forma funcional e inteligente. 

Seu canal de TI pode tornar mais este desafio em uma oportunidade de negócios ao fornecer alternativas personalizadas e integráveis de acordo com a realidade dos negócios dos clientes.  

O XaaS está transformando o mercado como conhecíamos e, para não ficar para trás, as empresas estão investindo cada vez mais em serviços sob demanda. Portanto, sua revenda de TI deve estar pronta para fornecer esse modelo e aproveitar a oportunidade de oferecer o suporte que os clientes precisam nessa transição. Apenas assim será possível se destacar entre os concorrentes. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Drex: tudo sobre a moeda digital brasileira

Entenda o que é o Drex, a moeda digital criada pelo Banco Central do Brasil 

5G: vantagens e oportunidades para os negócios

Os clientes da sua revenda precisam compreender as oportunidades que podem surgir com o uso do 5G! 

O que são gêmeos digitais? Conheça essa tendência

Os gêmeos digitais podem transformar qualquer negócio. Descubra como isso é possível!