Proteja seus clientes contra ciberataques com esta tecnologia definida por software que virtualiza e segmenta a rede, permitindo uma rápida detecção de problemas e isolamento das áreas infectadas.
Proteja seus clientes contra ciberataques com esta tecnologia definida por software que virtualiza e segmenta a rede, permitindo uma rápida detecção de problemas e isolamento das áreas infectadas.
O número de ameaças de ciberataques está evoluindo constantemente, criminosos encontram novas brechas para invadir sistemas e roubar informações sigilosas a todo momento, deixando equipes de segurança com opções limitadas para resolver esses problemas.
Esse cenário se torna mais complexo à medida que o volume de dispositivos móveis utilizados no ambiente corporativo aumenta e as políticas de segurança de redes se tornam obsoletas.
Além disso, o fato de se tornar necessário escalar a rede para adicionar mais dispositivos pode deixar as redes tradicionais ainda mais expostas e lentas. Normalmente, não existe interoperabilidade entre serviços de fabricantes distintos, o que pode inviabilizar a implantação de novas tecnologias e sobrecarregar todo o sistema.
As redes definidas por software (SDN) podem resolver essas questões, pois foram desenvolvidas para superar problemas em switches, roteadores fechados e de softwares proprietários, sem comprometer os demais serviços.
Na arquitetura definida por software, os elementos de rede, como switches e roteadores, são virtualizados, assim é possível que eles sejam administrados com uma maior flexibilidade e agilidade, além de ser centralizada nos controladores baseados em software que oferecem uma visão global da rede.
A SDN fornece a capacidade de melhorar a habilidade da rede de identificar e remediar ataques cibernéticos. Quando aliada às análises de comportamento da rede, que permitem detectar ameaças, garante uma maior proteção das infraestruturas e uma rápida configuração da rede, conforme as demandas de serviços e negócios da corporação.
Confira quatro características importantes de segurança da SDN:
- Segmentação da rede: permite isolar os ataques e prevenir os hackers de migrarem entre os centros de dados ativos virtualizados.
- Redes programáveis: realizam a customização para que usuários possam trabalhar de forma eficiente com ativos de segurança.
- Orçamento controlado: é possível monitorar a relação custo-benefício de todos os tráfegos de rede, que podem aumentar ou diminuir de uma hora para outra e identificar anomalias que possam sinalizar ciberataques.
- Flexibilidade: facilidade de mudar a rede rapidamente para controlar as ameaças quando os ataques são identificados.
Com arquiteturas integradas capazes de rastrear anomalias no tráfego de rede e relatar todas as ameaças de segurança detectadas, as redes definidas por software conseguem configurar novas políticas de acesso no qual o host mal-intencionado está conectado. O operador de rede recebe notificações de alerta, assim pode analisar detalhadamente o ataque para obter mais informações sobre o invasor e suas vítimas e também cada fluxo individual no qual o evento foi detectado.
Ao utilizar soluções SDN, seus clientes poderão contar ainda com uma economia significativa em investimentos com ferramentas automatizadas e com a redução de tempo, que antes era gasto para descobrir e solucionar esses incidentes na segurança. Além disso, por ser possível moldar e controlar todo o tráfego de rede de forma centralizada, não há necessidade de colaboradores altamente especializados. A própria equipe de TI consegue ter um alto nível de controle e manter seguras as informações da empresa.
Escreva seu comentário