BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

4 questões que toda equipe de operação de redes deve ficar atenta

Veja quais são os pontos que mais merecem atenção e quais falhas costumam apresentar.


Não são apenas os softwares, hardwares e dispositivos que sofreram grandes transformações nas últimas décadas. Quando o assunto é tecnologia da informação, alguns conceitos de conectividade e desempenho foram amplamente testados e utilizados e tiveram também que evoluir. Isso pode ser visto com a rede de comutação, responsável pelo encaminhamento das informações. Há 25 anos, quando surgiu, a rede comutada era limitada a poucos dispositivos e um número ínfimo de pacotes. Atualmente, contudo, com o aparecimento e crescimento da internet das coisas (IoT), dos dispositivos pessoais, como smartphones e tablets, o número de pessoas e coisas conectadas aumentou exponencialmente.

Lidar com um número amplo de conexões seguras já parece bem desafiador, o que dizer então de conexões que podem operar na rede sem o “consentimento” da própria rede? O resultado oferece riscos devastadores à segurança e, por conseguinte, à toda operação de uma empresa, por exemplo.

É pela reunião desses riscos potenciais que selecionamos as 4 principais questões que merecem atenção por parte de operadores de rede, do ponto de vista dos problemas e seus sintomas. São elas: conectividade; autenticação e endereçamento; roteamento e eficiência.


1 – CONECTIVIDADE

 

• Falha intermitente: se a conexão é via cabo, é necessário verificar duas questões principais. Se a falha é do cabo, o mesmo pode ser comprido demais ou oferecer muita resistência. Também pode ocorrer, em redes energizadas (PoE), que o equipamento que atende como fonte de energia (Power Supply Equipment, PSE) não suporte tantos dispositivos energizados (Powered Device, PD). Este último caso é possível, por exemplo, em redes que sustentam câmeras de vigilância.

• Não consegue energizar: também em redes energizadas, isso pode ocorrer quando há rompimento ou curto-circuito no cabo da rede, incompatibilidade entre a fonte de energia e o equipamento energizado, cabo com pares erroneamente configurados ou com suporte a resistência incompatível e, por último, quando a fonte de energia não é capaz de suportar todos os PDs.

• Velocidade de ligação menor que a ideal: Pode ocorrer também por falha no cabo ou configuração incorreta de ligação entre o comutador e o NIC (Network Interface Card). 

 


2 – AUTENTICAÇÃO E ENDEREÇAMENTO


• Não consegue obter endereço IP: muito comum, esse problema pode aparecer por dois motivos distintos. Ele pode estar relacionado diretamente a um problema de autenticação ou de rede. Se for o caso de autenticação, as possíveis causas podem estar relacionadas à configuração incorreta do protocolo de autenticação, uso de certificado incorreto, banco de endereços IP insuficientes ou quando não há configuração de dispositivo final no servidor de autenticação. Por fim, caso o problema esteja relacionado à rede, o servidor DHCP não está disponível a partir da VLAN.

• Endereço IP incorreto: isso pode ocorrer quando a VLAN está atribuída errada. O servidor DHCP incorreto ou não autorizado fornece um endereço IP mesmo quando vários servidores DHCP estão presentes.


3 – ROTEAMENTO


• Usuários da VLAN não podem se conectar à intranet: se isso acontecer, verifique se há falha de endereço IP ou DNS padrão. Outra possível causa é o roteador estar numa distância muito grande ou ter falhado. Por último, pode haver excesso de assinaturas.

• Usuários da VLAN não podem se conectar à internet: assim como quando ocorre com o roteador, também pode ser causado devido a distância ou falha do DNS. Além disso, a porta do roteador, o link para a internet ou o NAT (Network Address Translation) podem ter falhado.

• Alguns aplicativos não executam: provavelmente, neste caso, o roteador bloqueou a porta de protocolo requerida pelo software.


4 – EFICIÊNCIA


• Desempenho lento de um aplicativo: se for o caso de um aplicativo disponível localmente, provavelmente a rede que vai até o servidor está com problema. Agora, se for o caso de mal desempenho de um aplicativo online, o fluxo deste sistema da internet deve estar bloqueado.

• Usuários de uma mesma VLAN estão com desempenho ruim: quando isso ocorre, é possível que haja um problema de provisionamento de grupo da VLAN ou mesmo um problema de caminho de rede da VLAN aos aplicativos observados.

• Um usuário com problema com um aplicativo: neste caso, é provável que haja problema no próprio dispositivo utilizado pelo usuário ou na configuração da conta. Além dessas questões, pode haver ainda um problema de conectividade do cliente à rede, principalmente se a conexão for feita via Wi-Fi.

 

Ransomware - como proteger seus clientes
RANSOMWARE: COMO PROTEGER A EMPRESA DE SEUS CLIENTES

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Tendências tecnológicas: o que vai impactar negócios e TI em 2026

As tendências tecnológicas para os próximos anos estão redefinindo o papel da TI nos negócios e exigem um novo olhar estratégico por parte das lideranças. 

 

5 estratégias para sua revenda de TI crescer em períodos de alta demanda

Listamos as principais oportunidades para as revendas de TI que desejam aproveitar os períodos promocionais de forma estratégica. Leia o artigo completo! 

 

6 competências estratégicas em AI corporativa para 2026

2026 está próximo e você, como profissional de TI, precisa saber quais competências serão exigidas nos próximos meses. Saiba mais detalhes.