BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

4 principais pontos positivos de você possuir Splunk na sua infraestrutura

A sua infraestrutura de TI é um dos pontos principais para que você consiga dar andamento nas operações e entrega de resultados, por isso, é importante analisar ela por inteira, buscando otimizar os custos, mas sem esquecer da segurança. 

A segurança é a chave para manter a sua infraestrutura longe de ameaças para que seus dispositivos e redes não fiquem vulneráveis, além da resolução de problemas, possibilitando que os seus dados e aplicativos sejam recuperados rapidamente.

Para que a sua infraestrutura de TI permaneça protegida, tenha ao seu lado as tecnologias da camada de segurança. Quando se fala em segurança, lembramos da Splunk com seu monitoramento completo - em tempo real - dos dados, usuários ativos na plataforma, eventos de segurança, monitoramento de redes sociais, entre outros fatores. Em qualquer vestígio de anormalidade, a ferramenta da Splunk envia alertas a sua equipe de TI para que os problemas sejam detectados.

Preparamos os 4 principais pontos positivos de você possuir Splunk na sua infraestrutura, confira:

1. Investigação de incidentes e perícia

Você está fazendo suas operações normalmente e nem percebe quando uma ameaça se instala em sua infraestrutura, pois os incidentes de segurança podem acontecer sem avisos, nesse momento, as ameaças já estão causando grandes danos.

Com o intuito de minimizar as ameaças, a Splunk fornece para as equipes de segurança uma “fonte única de verdade” para todos os dados de máquina com registro de data e hora em um ambiente de computação a fim de direcionar investigações de segurança aprimoradas e mais ágeis, diminuindo o risco de uma ameaça não ser detectada durante muito tempo.

Monitoramento de segurança 

O monitoramento é uma das etapas mais importantes para estabelecer a segurança, com ele, você pode analisar o fluxo de dados praticamente em tempo real quanto a  ameaças e outros problemas que afetam a segurança.

As fontes de dados para monitoramento envolvem sistemas e terminais, dispositivos em nuvem, sistemas de data center e aplicativos. Dessa forma, a plataforma Splunk Data-to-Everything facilita a detecção das ameaças nas fontes pelas equipes de segurança.

2. Detecção Avançada de Ameaças

O que é uma ameaça persistente avançada (APT - Advanced Persistent Threat)? É um conjunto de processos de hacking de computador, às vezes orquestrados por uma pessoa ou um grupo de pessoas objetivando organizações privadas ou estados para negócios ou razões de cunho político.

A solução Splunk Enterprise faz com que as empresas possam pesquisar e relacionar dados para ameaças avançadas. Enquanto o Splunk Enterprise Security e o Splunk User Behavior Analytics ampliam os recursos atuais para aplicar uma metodologia de kill chain, usando as análises estatísticas, detecção de irregularidades em conjunto com o aprendizado de máquina (machine learning) para que as ameaças desconhecidas e avançadas sejam detectadas.

Análise e detecção de fraude

A solução Splunk pode inserir dados inéditos para que as equipes investiguem e detectem os riscos, pois os dados que se encontram na máquina são fundamentais para a detecção de atividades irregulares no ambiente digital. 

As empresas ganham com a proteção da sua imagem e credibilidade para além de suas informações, reduzem os custos e ainda mantém a eficiência da organização como um todo.

Detecção de ameaças internas

De onde vem as ameaças internas? Como o próprio nome sugere, vem de dentro, isto é, de colaboradores ou ex-colaboradores, parceiros e outras pessoas que têm acesso à rede corporativa e intencionalmente ou não exfilam (transferem sem autorização), usam impropriamente ou excluem dados sigilosos. Esses usuários geralmente têm acesso e permissão para fazer downloads de materiais privados, livrando-se do monitoramento dos produtos de segurança tradicionais.

Com as soluções Splunk, as equipes de segurança ficam sabendo dos acesso aos arquivos, assim, elas conseguem detectar e priorizar ameaças reveladas por internos, que se não fossem as soluções, não teriam sido descobertas. 

Automação SOC

Qual é o papel da automação na detecção de ameaças avançadas? O software Splunk para orquestração e automação de ações de enriquecimento e resposta, além do gerenciamento de incidentes, é utilizado para escalar as operações, agilizar a resposta e corrigir ameaças e outras complicações na segurança.

As equipes de segurança podem ser capacitadas para atuar com a equipe ampla e  operacionalizar as práticas com base em análises.

3. Resposta ao Incidente

A Resposta a Incidentes (IR) compreende o monitoramento e a detecção de incidentes de segurança em sistemas de TI e a aplicação de respostas desses incidentes. 

Equipes de IR muitas vezes são conhecidas por equipes azuis. A função das equipes azuis é defender a infraestrutura de uma empresa no instante em que as ameaças são detectadas ao mesmo tempo em que as equipes vermelhas tentam descobrir as fragilidades na configuração dos sistemas. 

Para ajudar nesse combate às ameaças, a Splunk oferece diversos recursos de IR no portfólio de segurança, dependendo das opções que você selecionar. Cada opção apresenta métodos para executar investigações nos eventos detectados. 

As soluções Splunk também podem incorporar recursos para direcionar um respondente de incidentes através de procedimentos de resposta que são padronizados.

4. Conformidade 

Os ambientes funcionam a partir de critérios regulamentares para lidar com os requisitos exigidos pela GDPR, HIPAA, PCI, SOX e até mesmo diretrizes comuns, que não são vistas como uma conformidade legítima, como os 20 Controles de segurança críticos do CIS.

Há muitas maneiras de solucionar os desafios de conformidade com as soluções Splunk, por exemplo, a criação de regras de correlação e relatórios que identificam ameaças aos dados confidenciais ou de colaboradores, tal como para validar a conformidade automaticamente.

Além de todos esses pontos positivos, as soluções da Splunk contam com um sistema nervoso, o modelo Splunk Nerver Center, o qual viabiliza a otimização das equipes, processos e tecnologia, somando ao sistema de segurança que já existe. 

O sistema nervoso é capaz de auxiliar na detecção de ameaças, como também resolver rapidamente as ameaças de modo manual, semiautomático ou automatizado por completo.

Entre em contato com nossos especialistas

Ficou com dúvidas de como a Splunk protege a sua infraestrutura? Entre em contato conosco e tenha mais informações. A segurança da sua TI é fundamental para resultados de sucesso.

Ransomware - como proteger seus clientes
RANSOMWARE: COMO PROTEGER A EMPRESA DE SEUS CLIENTES

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Por que a escassez de talentos em cibersegurança é um problema?

A escassez de talentos em cibersegurança pode trazer riscos significativos para as empresas. Veja mais detalhes: 

Computação quântica: o futuro da TI e seus desafios

O futuro tecnológico pode trazer desafios quânticos. Sua equipe de TI precisa estar preparada para enfrentá-los! 

Glossário de ciberataques: entendendo as principais ameaças

Conheça todos os detalhes sobre os principais tipos de ataques cibernéticos. 

\n", css: '', target: '#hs_form_target_module_1583526946734102_blog_subscribe_7573', formData: { cssClass: 'hs-form stacked' } });