BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

4 ferramentas que irão potencializar os resultados da mineração de dados

  • Categoria:

    Big Data

    | Tempo para ler: 5 min

Saiba como otimizar o processo de Data Mining para gerar insights poderosos para os negócios de seus clientes. 

 

4 ferramentas que irão potencializar os resultados da mineração de dados

 

 

Mineração de dados, em inglês Data Mining, consiste em um conjunto de tecnologias e técnicas que permitem a busca de tendências e padrões em grandes volumes de dados de forma automática.

Esse processo utiliza algoritmos sofisticados, encontrando informações que não seriam detectadas por análises mais simples. Dessa forma, é possível segmentar os dados encontrados para avaliar a probabilidade de determinados eventos ocorrerem no futuro.

Os resultados da mineração de dados permitem que as empresas tenham informações mais precisas para tomar decisões estratégicas em seus negócios. Por meio dela, torna-se mais fácil prever a ocorrência de tendências de mercado para antecipar ações e se destacar nos novos cenários do mercado.

Ao aplicar o Data Mining, as empresas conseguem ter insights poderosos para aumentar a fidelidade de seu público, reduzir a rotatividade de clientes e gerar mais rentabilidade em seu negócio, ficando a frente dos concorrentes. 

 

As principais propriedades da mineração de dados são:
  • Detecção automática de padrões;
  • Predição de eventos;
  • Geração de informação para ações práticas.

Atualmente, as empresas precisam lidar com um enorme volume de dados, os quais precisam de uma análise robusta, caso contrário não agregam valor nenhum para os negócios. Por isso, muitas corporações passaram a utilizar o processo de mineração para processar todas as informações coletadas diariamente.

 

Free Trial SEP Cloud - Alta proteção de endpoints com uma solução intuitiva. Ofereça já para seus clientes.

 

 

Ferramentas para auxiliar a mineração de dados


Ao passo que a mineração tem se tornado uma aliada estratégica para os negócios das empresas, é necessário contar com ferramentas capazes de otimizar ainda mais o processo de análise dos dados para se atingir melhores resultados.

Pensando nisso, separamos 4 ferramentas que podem ajudar seus clientes nesse processo, favorecendo a mineração de dados, tornando-o mais efetivo. Confira:


1. Sistema de gestão

Ao contar com um sistema de gestão, as empresas conseguem gerenciar seus fluxos de dados de forma facilitada. Essa ferramenta reúne em uma única interface todas as informações relevantes da empresa, o que permite uma visão mais ampla dos negócios.

Um sistema de gestão é capaz de integrar todos os dados da empresa em um único ambiente. Graças a isso, ele ainda pode contribuir para a eficiência do Data Mining, fornecendo recursos para facilitar o processo de análise e, assim, gerar informações de qualidade.


2. Machine Learning

Machine Learning é uma tendência tecnológica que utiliza recursos de inteligência artificial para aprender com padrões de dados. Ele se baseia em dados coletados para prever tomadas de decisões mais estratégicas.

Portanto, essa tendência pode ser combinada com a mineração de dados para gerar predições e insights ainda mais poderosos para as ações da empresa. Ao aliar essas duas tecnologias, é possível extrair conteúdos mais assertivos e, posteriormente, utilizar os sistemas inteligentes para aprender com esses dados coletados.


3. Big Data

O Big Data já é uma das principais tendências utilizadas pelas empresas e conta com diversos benefícios para os negócios. Enquanto as análises de Big Data trabalham com dados mais complexos e não estruturados, o Data Mining realiza a mineração de amostragens menores.

Como as escalas e os tipos de dados são diferentes, os períodos de análise e os resultados também se diferem. Dessa forma, a empresa pode aliar essas duas tendências e cruzar suas previsões para se chegar a conteúdos mais completos e estratégicos.


4. Cloud Computing

A migração para a Nuvem ajuda as empresas de diversas formas em seu dia a dia. Por meio dela, é possível reduzir custos com infraestrutura, segurança, manutenção e equipamentos ociosos, além de proporcionar uma maior mobilidade a todo o ambiente de trabalho. 


Todas as vantagens proporcionadas pela Cloud podem auxiliar a mineração de dados, a qual necessita de sistemas capazes de armazenar, processar e analisar todo o volume de dados corporativos.

Portanto, ao aliar o ambiente na Nuvem ao Data Mining, a empresa conta com todos os requisitos necessários, sem necessitar de altos investimentos.

O Data Mining é um diferencial estratégico importante para aquelas empresas que visam acompanhar as transformações do mercado e atender os clientes que se tornam cada vez mais exigentes. O processo, quando aliado a essas ferramentas torna-se mais potente e assertivo, gerando maiores resultados para os negócios.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados