80% das empresas vão mover completamente sua infraestrutura de TI para a nuvem no prazo de 5 anos.
Para acompanhar o crescimento do mercado e a evolução da tecnologia, muitas empresas estão começando a investir em múltiplos ambientes em Nuvem de provedores diferentes. Pesquisas apontam que cerca de 80% das empresas moverão completamente sua infraestrutura de TI para a Nuvem no prazo de 5 anos.
A questão é: como armazenar dados em mais de uma nuvem e conseguir gerenciar todos esses ambientes de forma eficiente? Para responder a essa pergunta, iremos abordar 4 dicas no texto de hoje:
- Definir uma estratégia para cada solução;
- Entender a plataforma e o investimento;
- Pesquisar os melhores provedores de serviço;
- Manter-se atualizado e de olho no futuro.
A Multicloud, como já sabemos, traz muitos benefícios para as empresas, no entanto, para que seja utilizada corretamente, é necessário investir em uma gestão integrada. Acompanhe o conteúdo de hoje para aprender a ter sucesso na gestão de várias nuvens.
O que é Multicloud?
Multicloud é uma abordagem composta por mais de um serviço e de um fornecedor de nuvem, pública ou privada. Em outras palavras, tornou-se normal o uso de serviços em nuvem fornecidos por diferentes provedores ao mesmo tempo, para explorar as qualidades de todos de uma maneira direcionada e sem ter que depender completamente de um único fornecedor.
Essa opção garante flexibilidade no uso da Nuvem, mas também exige maior trabalho de gerenciamento. Por essa complexidade e alto volume de dados armazenados em vários lugares distintos é preciso capacitar os profissionais de TI e entender que nem todos os funcionários de uma empresa terão acesso a todas as informações.
Entenda melhor a seguir a complexidade da gestão de multicloud e como realizá-la de forma bem-sucedida:
4 dicas úteis para uma gestão de Multicloud de sucesso
1 – Definir uma estratégia para cada solução
Não existe um caminho para a Nuvem múltipla: toda empresa tem objetivos diferentes na transição para a nuvem e, portanto, também necessidades diferentes.
Por isso, é fundamental definir qual será o objetivo e ação de determinada plataforma, facilitando o armazenamento e tratamento dos dados. Se você está trabalhando com nuvens híbridas e suas aplicações estão rodando em mais de um ambiente, você precisa monitorar estes ambientes em conjunto.
Além disso, é preciso monitorar em conjunto toda a sustentação de aplicações na Nuvem, suporte, otimização e automação de uso dos recursos computacionais.
2 - Entender a plataforma e o investimento
O valor do investimento de uma plataforma e os seus benefícios são requisitos a serem muito bem analisados. No caso de múltiplas plataformas de armazenamento, é preciso entender exatamente o que cada rede oferece e o seu valor.
Há muitos fornecedores de armazenamento em Nuvem e que não cobram a mesma quantia pelo mesmo serviço. Às vezes, eles nem chamam o mesmo serviço pelo mesmo nome.
Neste caso, é preciso encontrar uma maneira de "traduzir" todas as contas dos fornecedores em um único sistema que faça sentido para o seu sistema de pagamentos contábeis e que solucione o problema da sua empresa.
3 – Pesquisar os melhores provedores de serviço
Há muitos fornecedores de Nuvem no mercado e escolher a melhor opção para o seu negócio não é uma tarefa fácil. É preciso muita pesquisa, principalmente se for para utilizar em conjunto com outra rede. Coordenar um ambiente Multicloud pode ser uma tarefa desafiadora.
Os principais requisitos que você deve saber é se a plataforma oferece monitoramento e controles universais nas nuvens. Além disso, uma boa ferramenta também deve ser capaz de usar a automação para remediar contratempos fáceis, identificando configurações incorretas da Nuvem e violações de política.
4 - Manter-se atualizado e de olho no futuro
A tecnologia não para de evoluir, sempre terão novas atualizações, ferramentas e soluções Cloud. É importante deixar claro que o gerenciamento de Multicloud será desafiador e mudará constantemente e em um futuro próximo.
Muitas soluções surgem e outras desaparecem, vão se disseminando e podem se tornar ineficazes, por isso, é importante manter-se sempre atualizado e de olho no mercado e em tendências que podem agregar muito valor e crescimento a empresa.
Uma forte estratégia de gerenciamento de Multicloud é a melhor maneira de garantir benefícios reais e tangíveis, incluindo economia de custos, aprimoramentos de produtividade e administração simplificada da Nuvem.
Escreva seu comentário