BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

4 dicas úteis para uma gestão de Multicloud de sucesso

80% das empresas vão mover completamente sua infraestrutura de TI para a nuvem no prazo de 5 anos.    

Para acompanhar o crescimento do mercado e a evolução da tecnologia, muitas empresas estão começando a investir em múltiplos ambientes em Nuvem de provedores diferentes. Pesquisas apontam que cerca de 80% das empresas moverão completamente sua infraestrutura de TI para a Nuvem no prazo de 5 anos. 

A questão é: como armazenar dados em mais de uma nuvem e conseguir gerenciar todos esses ambientes de forma eficiente? Para responder a essa pergunta, iremos abordar 4 dicas no texto de hoje: 

  1. Definir uma estratégia para cada solução; 
  2. Entender a plataforma e o investimento; 
  3. Pesquisar os melhores provedores de serviço; 
  4. Manter-se atualizado e de olho no futuro. 

A Multicloud, como já sabemos, traz muitos benefícios para as empresas, no entanto, para que seja utilizada corretamente, é necessário investir em uma gestão integrada. Acompanhe o conteúdo de hoje para aprender a ter sucesso na gestão de várias nuvens. 

Como ter uma nuvem segura?

O que é Multicloud? 

Multicloud é uma abordagem composta por mais de um serviço e de um fornecedor de nuvem, pública ou privada. Em outras palavras, tornou-se normal o uso de serviços em nuvem fornecidos por diferentes provedores ao mesmo tempo, para explorar as qualidades de todos de uma maneira direcionada e sem ter que depender completamente de um único fornecedor.  

Essa opção garante flexibilidade no uso da Nuvem, mas também exige maior trabalho de gerenciamento. Por essa complexidade e alto volume de dados armazenados em vários lugares distintos é preciso capacitar os profissionais de TI e entender que nem todos os funcionários de uma empresa terão acesso a todas as informações.  

Entenda melhor a seguir a complexidade da gestão de multicloud e como realizá-la de forma bem-sucedida: 

4 dicas úteis para uma gestão de Multicloud de sucesso 

1 – Definir uma estratégia para cada solução  

Não existe um caminho para a Nuvem múltipla: toda empresa tem objetivos diferentes na transição para a nuvem e, portanto, também necessidades diferentes.  

Por isso, é fundamental definir qual será o objetivo e ação de determinada plataforma, facilitando o armazenamento e tratamento dos dados. Se você está trabalhando com nuvens híbridas e suas aplicações estão rodando em mais de um ambiente, você precisa monitorar estes ambientes em conjunto.  

Além disso, é preciso monitorar em conjunto toda a sustentação de aplicações na Nuvem, suporte, otimização e automação de uso dos recursos computacionais. 

2 - Entender a plataforma e o investimento  

O valor do investimento de uma plataforma e os seus benefícios são requisitos a serem muito bem analisados. No caso de múltiplas plataformas de armazenamento, é preciso entender exatamente o que cada rede oferece e o seu valor.  

Há muitos fornecedores de armazenamento em Nuvem e que não cobram a mesma quantia pelo mesmo serviço. Às vezes, eles nem chamam o mesmo serviço pelo mesmo nome.  

Neste caso, é preciso encontrar uma maneira de "traduzir" todas as contas dos fornecedores em um único sistema que faça sentido para o seu sistema de pagamentos contábeis e que solucione o problema da sua empresa.  

3 – Pesquisar os melhores provedores de serviço 

Há muitos fornecedores de Nuvem no mercado e escolher a melhor opção para o seu negócio não é uma tarefa fácil. É preciso muita pesquisa, principalmente se for para utilizar em conjunto com outra rede. Coordenar um ambiente Multicloud pode ser uma tarefa desafiadora.  

Os principais requisitos que você deve saber é se a plataforma oferece monitoramento e controles universais nas nuvens. Além disso, uma boa ferramenta também deve ser capaz de usar a automação para remediar contratempos fáceis, identificando configurações incorretas da Nuvem e violações de política. 

4 - Manter-se atualizado e de olho no futuro  

A tecnologia não para de evoluir, sempre terão novas atualizações, ferramentas e soluções Cloud. É importante deixar claro que o gerenciamento de Multicloud será desafiador e mudará constantemente e em um futuro próximo.  

Muitas soluções surgem e outras desaparecem, vão se disseminando e podem se tornar ineficazes, por isso, é importante manter-se sempre atualizado e de olho no mercado e em tendências que podem agregar muito valor e crescimento a empresa.  

Uma forte estratégia de gerenciamento de Multicloud é a melhor maneira de garantir benefícios reais e tangíveis, incluindo economia de custos, aprimoramentos de produtividade e administração simplificada da Nuvem.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Personalização de software: o que é e quais os benefícios?

A personalização de software pode ser a alternativa ideal para otimizar processos e solucionar problemas corporativos, visando promover experiências aprimoradas! Entenda: 

TI flexível e eficiente: como gerenciar demandas e desafios da TI híbrida?

Entenda quais são os principais desafios da TI híbrida e como solucioná-los para estabelecer uma TI mais flexível e eficiente para os negócios! 

O que é Wi-Fi 6 e por que essa rede sem fio pode transformar os negócios?

O Wi-Fi 6 é uma tecnologia de rede sem fio que promete atender aos principais requisitos de conexão das empresas. Até 2022, cerca de 65% das empresas contarão com este conceito!