Ao realizar essa implementação, as empresas passam a promover a revolução tecnológica em seus negócios e, assim, ter um grande diferencial competitivo.
A quarta revolução industrial consiste na combinação das tendências tecnológicas que têm surgido a todo momento no mercado, as quais têm modificado o formato de trabalho das empresas. Essas tendências estão sendo introduzidas no ambiente de trabalho para que processos, máquinas e sistemas sejam unificados e gerenciados a partir de um único ponto.
Estar preparada para a indústria 4.0 tornou-se primordial para as empresas que pretendem se manter competitivas no mercado atual. Esse conceito visa aplicar as inovações tecnológicas nos processos de produção para que eles passem a ser disruptivos, mais eficientes, autônomos e personalizados.
Algumas das tendências que fazem parte desse movimento são a Inteligência Artificial, Cloud Computing e Internet das Coisas. Muitas empresas já utilizam esses conceitos separadamente. No entanto, quando combinadas, passam a unir o mundo físico ao virtual, desenvolvendo os primeiros estágios da indústria 4.0.
O impacto no setor de manufatura tem sido grande, proporcionando o surgimento de indústrias inteligentes, capazes de modificar totalmente a cadeia produtiva, o mercado consumidor e a relação de trabalho dentro do ambiente corporativo.
A indústria 4.0 tem possibilitado a associação de sistemas de automação aos sistemas cyber-físicos, o que permite um maior controle remoto das linhas de produção e montagem, da manutenção de máquinas e equipamentos, além de criar alertas de falhas nos processos e adaptações de processos de acordo com as necessidades de cada empresa.
A integração de todos esses processos permite que as empresas cruzem os dados corporativos, conectando todos os setores, desde a produção, estoque até a compra e distribuição. Dessa forma, é possível ter informações estratégicas para agilizar as vendas e conseguir insights poderosos para otimizar os negócios.
A implementação na prática
Para acompanhar o ritmo das transformações, muitas empresas do setor de manufatura já estão buscando novas soluções tecnológicas para otimizar sua produção.
No entanto, iniciar esse processo pode ser um grande desafio. Para que as fábricas consigam alinhar seus objetivos a implementação da indústria 4.0 é necessário tomar algumas medidas iniciais. Confira quais são elas:
1. Criar projetos-pilotos
Para implementar os conceitos da indústria 4.0 em uma empresa do setor de manufatura é preciso contar com uma equipe preparada para lidar com os impactos iniciais da transformação digital nas operações do negócio.
Por isso, uma boa estratégia inicial é desenvolver projetos experimentais. Por meio da criação de projetos-pilotos, a empresa poderá testar todas as futuras implementações. Dessa forma, conseguirá analisar os resultados para encontrar a melhor forma de virtualizar a cadeia produtiva de acordo com as necessidades da empresa.
Os resultados dos projetos-pilotos servirão como parâmetro para a real implementação e para a organização prever quais serão os investimentos gastos, os prazos necessários, entre outras informações importantes.
2. Definir dos recursos necessários
Ao realizar os testes, a empresa poderá mapear toda a sua arquitetura corporativa para identificar quais recursos necessita para a implementação.
É necessário contar com uma infraestrutura de TI ágil para garantir a melhoria de todos os processos. Para isso, a empresa deve considerar as soluções mais complexas que implicarão em maiores exigências.
Assim, a empresa poderá definir quais recursos serão necessários para o desenvolvimento dos novos modelos de negócios digitais.
3. Encontrar profissionais especializados
A transição para a indústria 4.0 é um processo complexo e para ter bons resultados, é fundamental que a empresa conte com os melhores profissionais para executarem seus projetos.
Portanto, é preciso buscar por especialistas que tenham as habilidades e os conhecimentos necessários para auxiliar toda a empresa nessa implementação.
4. Implementar as novas tecnologias
Após identificar as necessidades da empresa, encontrar os melhores profissionais e realizar todos os testes necessários, é o momento de iniciar a implementação das novas tecnologias. Elas são fundamentais para a adoção da indústria 4.0.
A organização deve apostar em soluções capazes de gerar flexibilidade para as demandas do negócio. A Internet das Coisas, por exemplo, pode auxiliar na integração, monitoramento e gestão de dispositivos e informações da empresa.
Ao implementar a indústria 4.0, as empresas do setor de manufatura passam a promover a revolução tecnológica em seus negócios e, assim, ter um grande diferencial competitivo. Dessa forma é possível contar com grandes vantagens, como redução de custos de produção, otimização da coleta e análise de dados, melhorias no gerenciamento e segurança dos ambientes, além de eliminar desperdícios e erros.
Escreva seu comentário