Entenda por que o projeto de muitas empresas falham e ajude seus clientes a driblarem esses erros.
O DevOps é uma tendência tecnológica já muito utilizada pelas empresas para realizar um melhor alinhamento entre suas equipes. Por meio dele é possível integrar processos, ferramentas e responsabilidades para acelerar a produção e entrega de serviços da organização.
Muitas empresas já utilizam o DevOps como estratégia para gerenciar suas equipes e projetos. Ele tem se tornado uma cultura de colaboração aplicada ao ambiente de trabalho, transformando os negócios que passam a ser baseados em segurança e rapidez.
Seu modelo de desenvolvimento ágil é capaz de trazer grandes benefícios para os negócios, como a unificação das equipes, a eliminação de barreiras, falhas, atrasos e retrabalhos, além do aumento da produtividade e a simplificação de processos e redução de tempo de resposta a clientes.
No entanto, ainda que muitas corporações estejam apostando no DevOps por causa de suas inúmeras vantagens, nem todas delas estão preparadas para lidar com os desafios dessa metodologia.
Para adotar o DevOps com sucesso, as empresas precisam lutar contra as suas armadilhas. Confira a seguir quais são elas e ajude seus clientes a evitá-las.
As principais armadilhas do DevOps
1. Automatização de processos errados
Um dos principais erros cometidos é a automatização de processos desnecessários. As empresas devem mover-se gradativamente do desenvolvimento manual para o altamente automatizado.
A transição completa pode levar meses, por isso, é necessário pensar detalhadamente a situação de cada processo. Para isso, a empresa deve pensar em algumas questões relevantes, tais como:
- Qual a frequência que esse processo se repete?
- Quanto tempo ele dura?
- Quais pessoas e recursos são necessários para a execução do processo? Eles estão atrasando a integração e entrega contínuas?
- A automatização irá reduzir erros?
- Qual é a urgência da automatização para esse processo?
Por meio dessas perguntas, a empresa poderá definir quais dos processos devem ser priorizados.
2. Confundir implantação contínua com entrega contínua
A implantação contínua consiste na capacidade das alterações realizadas no código acontecerem ao mesmo tempo em que a produção. Assim, cada nova alteração enviada inicia automaticamente um processo que envia as mudanças para o ambiente desejado.
Enquanto isso, a entrega contínua refere-se a possibilidade de que todas as alterações para um ambiente sejam feitas sempre que o desenvolvedor achar que o código está pronto para ser publicado. Essa "entrega" é um processo automático que é iniciado manualmente quando o desenvolvedor deseja enviar uma nova versão da aplicação.
Isso quer dizer que uma empresa que está iniciando seu processo deve, primeiro, começar pela entrega contínua, pois seu código estará pronto para ser implantado e as mudanças entrarão em produção rapidamente. Já a entrega contínua exige uma força maior de automatização para funcionar.
3. Não utilizar métricas significativas
Muitas empresas iniciam o processo de implementação e já criam painéis de rastreamento antes mesmo de definirem o que é importante ser analisado. Portanto, é necessário fazer uma avaliação progressiva antes de projetar um painel.
Para isso, é preciso entender quais dados cada equipe necessita para desenvolver suas tarefas e, assim, estabelecer as melhores métricas em um painel com diferentes formas visuais, como gráficos, números e textos.
4. Ter um especialista DevOps
Ao iniciarem o processo de implementação, muitas empresas contratam um especialista em DevOps para liderar o desenvolvimento. No entanto, isso é mais uma das armadilhas cometidas por iniciantes.
A cultura DevOps significa justamente a capacidade de integração da entrega e do desenvolvimento. Portanto, toda a equipe deve participar. Os especialistas devem trabalhar como guias para disseminar o conhecimento entre o time.
A implementação do DevOps pode aprimorar a produção das empresas e trazer grandes benefícios para os negócios, mas como podemos perceber é necessário tomar cuidado com algumas armadilhas para que falhas não aconteçam. Por isso, é fundamental contar com a ajuda de especialistas para que o processo seja simplificado e bem-sucedido.
Escreva seu comentário