Apostar nessa abordagem, faz com que empresas estejam prontas para proteger a rede e dados críticos contra ameaças virtuais cada vez mais sofisticadas.
Quando um malware consegue infectar um equipamento, ele pode se mover lateralmente pela rede, contaminando outros dispositivos e servidores, tendo amplo acesso aos dados. A segmentação de rede permite que a empresa reduza a movimentação do hacker, limitando as infecções.
Essa solução de segurança é uma das melhores maneiras de proteger as informações e ativos de TI. Ela isola ambientes e sistemas críticos das outras áreas da rede, assim torna-se mais difícil para os criminosos obterem vantagens das fraquezas na infraestrutura e nas políticas de proteção.
Quando surge uma ameaça de origem interna ou externa, a segmentação de rede fornece a camada essencial de defesa projetada para ativos de informações de usuários não autorizados.
Para garantir uma abordagem efetiva de segmentação, que esteja sempre pronta para novas tecnologias e consiga atender às necessidades da empresa, é preciso que ela faça parte do planejamento de segurança da corporação e a equipe de TI esteja preparada para utilizá-la. Por isso, é essencial conhecê-la a fundo.
Confira alguns pontos-chaves sobre a segmentação de rede:
1- Compreenda a segmentação de rede
Muitas empresas ainda falham na segmentação por não saberem lidar com ela. É necessário ter em mente que essa é uma abordagem que permite separar aplicativos e dados semelhantes com ingresso por grupos específicos. Além de limitar o alcance de acesso fornecido a um insider, parceiro ou a terceiros.
2 - Não deixe uma rede plana ser um convite para uma violação
Quando uma rede não é segmentada, hackers e usuários mal-intencionados são livres para percorrê-la e acessar facilmente propriedade intelectual e ativos de dados. Com a segmentação de rede, as organizações podem melhorar a segurança, controlando o acesso a informações confidenciais na forma de permitir ou negar o acesso à rede.
3 - Aproveite a segmentação da rede para simplificar a manutenção
Configurar uma abordagem de segmentação de rede exige, primeiramente, estabelecer uma base sólida. As organizações precisam classificar e agrupar itens de dados relacionados. A partir daí, é preciso entender quem deve ou não ter acesso.
Segmentação de Rede Simplificada
Os profissionais de TI não precisam mais alterar manualmente o acesso à rede em vários equipamentos. Em vez disso, eles podem, simplesmente fazer uma alteração de política que ajusta a acessibilidade com base no perfil do usuário, no tipo de dispositivo, no uso da aplicação e assim por diante.
Dessa forma, além da TI manter insiders maliciosos e usuários não autorizados longe dos ativos de dados é possível ajudar a empresa a implantar novos modelos e, ao mesmo tempo, reduzir riscos e simplificar auditorias.
Escreva seu comentário