Entre os benefícios estão os ganhos de gerenciamento, padronização e diminuição de custos de aquisição.
Oferecendo inúmeros benefícios, a virtualização de desktops permite que um sistema operacional rode dentro de outro sistema. Um dos motivos desta aplicabilidade pode ser atribuído ao armazenamento em Nuvem, que permitiu que empresas de Tecnologia da Informação (TI) tivessem uma nova opção de armazenamento de dados, somando aos benefícios já conhecidos dos modelos tradicionais.
A partir de então surgiram os desktop virtuais, o que facilitou o trabalho do departamento de TI. Esse tipo de armazenamento deixa de lado a manutenção individual passando a ser feito tudo na Nuvem onde está associado.
Confira abaixo algumas vantagens da virtualização de desktop:
1 – Fácil acesso: a virtualização oferece o armazenamento em Nuvem. E isso proporciona um fácil acesso das informações por parte dos colaboradores, seja ele iniciante ou de carreira. Com essa funcionalidade não é preciso configurar exclusivamente o computador, basta que o usuário tenha um login e uma senha para acessar os arquivos que estão armazenados de forma virtual.
2 – Segurança: apesar de não ser o indicado, muitas empresas permitem o livre acesso ao armazenamento em Nuvem, mesmo fora do expediente de trabalho. Com isso, caso o colaborador precise, ele tem ao alcance, por meio de aplicativo no seu celular ou tablet ou mesmo no site da empresa, todo o conteúdo armazenado. Mas, para que o acesso seja feito, é necessário que o pacote de dados dele esteja ativo e que a velocidade seja suficiente. Vale ressaltar que toda a conexão é criptografada, utilizando protocolos padrões de mercado, então o risco de vazamento de informações é bem reduzido.
3 – Flexibilidade: o tempo de configurar a máquina de acordo com cada funcionário admitido está com os dias contados. Com a virtualização, basta um login e senha para que a flexibilidade de acesso seja concluída. Cabe ao departamento de TI da empresa liberar os acessos de acordo com cada funcionário. Vale lembrar que os desktops virtuais são criados a partir de templates de máquinas virtuais, que já possuem os softwares da empresa pré-instalados, antivírus e configurações de rede. Isso faz com que, para o deploy de um novo desktop para um novo usuário, por exemplo, o trabalho seja extremamente reduzido.
4 – Fácil manutenção: Com a virtualização, a manutenção, caso ocorra, acontece de uma vez. Uma das formas é ao desligar a máquina. No final do dia, quando o membro da equipe faz logoff do computador, o desktop pode ser reposto, removendo qualquer software baixado ou personalizações que ele pode ter adicionado ao seu computador. Tudo é controlado e monitorado sistematicamente pela equipe de TI da empresa.
5 – Sempre atualizado: outra vantagem da virtualização é que todos os sistemas ou programas são sempre atualizados pelo departamento de TI da empresa. Com isso, o colaborador não precisa se preocupar em atualizar constantemente o antivírus.
6 – Definição de segurança: a virtualização dos desktops permite que as conexões de segurança sejam definidas pelo administrador. Esse procedimento impede que documentos que possam transportar vírus, como por exemplo o cavalo de tróia, invadam o sistema.
7 – Economia: ter o desktop virtualizado oferece economia em todos os sentidos. As empresas economizam dinheiro em contratação de funcionários para o departamento, isso porque menos colaboradores são necessários para gerenciar desktops e solucionar problemas dos usuários.
8 – Satisfação: como a maioria dos problemas de computação na virtualização é resolvida reiniciando a máquina, o armazenamento em Nuvem proporciona satisfação entre seus usuários, afinal nos dias de hoje as pessoas querem soluções rápidas para os problemas que acontecem no dia a dia.
9 – Segurança: Outra vantagem da virtualização é a segurança. Todos os acessos precisam ser feitos por meio de login e senha, que são liberados de acordo com cada atividade. Com isso, é possível saber quais acessos foram feitos pelos colaboradores, bastando solicitar ao departamento de TI um relatório gerencial de acesso.
10 – Investimento x benefícios: apesar da virtualização ter um custo superior ao desktop tradicional, fazendo as contas custo x benefício é uma investimento que compensará, tanto que é uma possibilidade muito interessante para as empresas, independente do porte. Cabe a empresa fazer seu planejamento e verificar quais as formas mais viáveis para a virtualização, lembrando que a equipe de TI tem sempre acesso a todos os procedimentos feitos com o login e senha.
Por fim, o objetivo principal da virtualização são ganhos de gerenciamento, padronização e diminuição de custos de aquisição, mobilidade, segurança, disponibilidade do ambiente e manutenção dos desktops, sem contar na redução dos custos empresariais.
Escreva seu comentário