BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

10 previsões de transformação digital que moldarão o futuro da TI

Estudo divide as empresas em dois grupos, chamados líderes e retardatários; nos próximos anos haverá espaço para apenas um deles.

 

 

Apesar da variedade de recursos tecnológicos atuais, tudo indica que o setor continuará se desenvolvendo e já existem pesquisas que indicam as evoluções que devem transformar o futuro da TI conforme a conhecemos. E como já esperado, toda essa evolução pode impactar a forma como os negócios se desenrolam em seu dia a dia.

Um estudo do IDC indica que haverá dois grupos de empresas na conjuntura de transformação digital, são eles os líderes e retardatários.

No primeiro grupo, estarão os empreendimentos que acompanharem as alterações do mercado e remodelarem as atividades para o cenário atual. Já os empresários que ficarem na esteira dos demais foram rotulados como “digitalmente angustiados”, já que seguirão sem estratégias para serem competitivos diante da atual conjuntura.

O relatório ainda apresenta 10 projeções para o futuro, que deverão se concretizar em um prazo de cinco anos. Para chegar às conclusões, foram ouvidos 3.000 empresários de diversos países.

1 - Investimentos continuarão crescendo: no que depender das estimativas, o investimento em TI seguirá crescendo, o que pode ser favorável para que profecias se tornem realidade. Outra pesquisa levantou que, em valores absolutos, empresas de todo o mundo devem investir US$ 3,7 trilhões no segmento.

Apesar de o estudo indicar as principais expectativas para os próximos cinco anos, 60% delas são esperadas até 2020. Assim, o período pode ser determinante para as empresas se adequarem a esse futuro tão próximo.

2- Empresas líderes serão maioria: uma das previsões é bastante otimista com relação ao número de empresas que irão compor o grupo de líderes, ou seja, organizações consideradas digitalmente determinadas. Elas corresponderão a, no mínimo, 55% dos negócios no mercado.

3 – Aumenta a importância do cliente: também dentro do mesmo prazo, a importância do cliente para a saúde do empreendimento deve crescer e ser fundamental para a permanência no ambiente corporativo.

Quero conhecer

4 – Gestão dos negócios mais competitiva: o gerenciamento da empresa também será um novo desafio, uma vez que espera-se que em cerca de dois anos, 80% dos empreendimentos apresentem novas fórmulas para melhorar a competitividade, criar novos meios de captar receitas e desenvolver as funções da empresa por meio de recursos de gerenciamento de dados e monetização.

5 – Vagas de trabalho serão substituídas: além disso, nesse intervalo de tempo, para 30% das empresas do grupo denominado G2000 – grupo das 2000 maiores empresas listadas pela revista Forbes - será possível enxugar o quadro de certos tipos de funções em aproximadamente um terço. Tudo isso por conta de sistemas avançados para a gestão dos processos operacionais.

6 – Grandes empresas devem investir 10% de seu capital global em TI: IDC acredita que o grupo G2000 são líderes agressivos da Transformação Digital e serão eles os responsáveis por apresentarem as inovações e começarem as disrupturas dos mercados em que atuam.

7 – Intensificação do uso de blockchain: com ela, será possível para as indústrias expandir as plataformas digitais e reduzir os custos de transações em algo em torno de 35%.

Num percentual pouco menor, de 30%, o blockchain irá permitir que fabricantes e varejistas dos mais diversos lugares do mundo criem cadeias de fornecimento colaborativas, além de disponibilizar aos clientes o histórico de produtos, de forma que a credibilidade e confiança dos negócios sejam ampliadas.

8 – Declínio dos postos de CDO: até 2022, a carreira de CDO (Chief Digital Officer) estará em declínio, já que a tecnologia estará completamente incorporada às atividades da empresa. Espera-se que mais de 60% dos CEOs terão passado parte do seu tempo liderando iniciativas digitais.

9 – Mudanças no recrutamento: fechando as previsões até 2023, a pesquisa aponta uma importante mudança na maneira como as empresas recrutam e na forma como operam.

A responsável por essa evolução será a Inteligência Artificial (AI). Cerca de 35% dos profissionais irão desenvolver as atividades com a ajuda de bots, entre outros. Tal mudança deve exigir alteração ainda das métricas de desempenho desenvolvidas no negócio.

10 – Incorporação de novos conjuntos de KPI: ainda mais expressivo é o número referente às entidades que irão incorporar novos indicadores (KPIs), com foco nas taxas de inovação de produtos e serviços e na capitalização de dados, será algo em torno de 95%.

Às empresas cabe começarem a se adaptar às mutações do mercado, que podem alterar ainda a maneira como desenvolvem os seus modelos de negócios. A maior certeza em torno da tecnologia é que ela vai continuar influenciando fortemente a sociedade.

Ransomware - como proteger seus clientes
RANSOMWARE: COMO PROTEGER A EMPRESA DE SEUS CLIENTES

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Tendências tecnológicas: o que vai impactar negócios e TI em 2026

As tendências tecnológicas para os próximos anos estão redefinindo o papel da TI nos negócios e exigem um novo olhar estratégico por parte das lideranças. 

 

5 estratégias para sua revenda de TI crescer em períodos de alta demanda

Listamos as principais oportunidades para as revendas de TI que desejam aproveitar os períodos promocionais de forma estratégica. Leia o artigo completo! 

 

6 competências estratégicas em AI corporativa para 2026

2026 está próximo e você, como profissional de TI, precisa saber quais competências serão exigidas nos próximos meses. Saiba mais detalhes.