BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Web 3.0: tudo que a sua revenda precisa saber

Sua revenda precisa conhecer as características da Web 3.0 e entender quais desafios podem acompanhá-la. 

Web 3.0, uma internet descentralizada em que os usuários têm maior controle de suas informações e acesso facilitado à ambientes virtuais que promovem experiências hiper-realistas, já está entre nós. 

Ao acompanhar este conteúdo, você passará pelos seguintes tópicos: 

  • O que é Web 3.0?  
  • Quais as características da web 3.0?  
  • Quais são os desafios da Web 3.0? 

Esse termo, que surgiu há poucos meses, representa o terceiro período de evolução da internet e promete ampliar, modernizar e transformar o modo como utilizamos a tecnologia.  

Enquanto algumas pessoas creem que esse conceito está dando apenas os primeiros passos, outras acreditam que a web 3.0 já está acontecendo e deve ser explorada. 

As revendas que quiserem se destacar no mercado, precisam entender tudo o que existe por trás dessa nova fase da internet para poderem dialogar e ofertar as soluções certas para seus clientes.  

Para clarear as dúvidas, unimos todas as informações neste conteúdo. Continue acompanhando: 

O que é Web 3.0? 

A web 3.0 pode ser definida como a nova fase da internet, ou seja, a evolução da web 2.0 que tanto estávamos acostumados a navegar e que surgiu no início dos anos 2000. 

Esse conceito representa uma rede mais descentralizada e personalizada, que envolve várias outras tecnologias inovadoras para oferecer experiências otimizadas, como Blockchain, Machine Learning e Inteligência Artificial (AI), por exemplo. 

Leia também: 

Quais as características da web 3.0? 

Para transformar a navegação na internet, a web 3.0 carrega as seguintes características: 

  • Descentralização de serviços e blockchain; 
  • Armazenamento de informações em múltiplos locais; 
  • Internet movida pela personalização e experiência do usuário; 
  • Ambientes digitais que simulam a realidade; 
  • Usuários com maior capacidade de controle de suas próprias informações; 
  • Segurança de dados e criptografia; 
  • Pessoas moldando sua própria navegação; 
  • Experiências ainda mais imersivas e interativas em diferentes áreas. 

Após entender mais detalhes sobre esse conceito, a sua revenda também deve acompanhar alguns riscos que podem estar relacionados à web 3.0. Descubra quais são eles no tópico a seguir. 

Quero me preparar

Quais são os desafios da Web 3.0? 

Que essa nova realidade é cheia de mudanças positivas, você já sabe. O problema é que, assim como qualquer outra tecnologia em constante evolução, a web 3.0 pode trazer consigo alguns problemas que deverão ser enfrentados pelas empresas e usuários em geral.  

É o caso da dificuldade para identificar quais informações são verdadeiras ou falsas, por exemplo.  

À medida que a Transformação Digital acelera, as empresas e os utilizadores da rede passam a lidar com um fluxo de informações cada vez mais intenso. O que acontece é que grande parte não são realmente verdadeiras.  

As ferramentas de AI que estão surgindo, também estão impulsionando a criação de ‘fake news’, uma vez que ao utilizá-las, muitas pessoas acreditam que todos os dados fornecidos são reais. 

Se esse problema já era recorrente lá na web 1.0 e na web 2.0, com uma rede descentralizada como essa, a tendência é que esse desafio aumente cada vez mais — e ainda mais rápido. 

Outro desafio será o aumento de ataques cibernéticos. Especialistas acreditam que essa nova fase da internet desencadeará novas ameaças e ações maliciosas por parte dos cibercriminosos. 

Ataques de ransomware, por exemplo, devem ser propagados. Os hackers investirão cada vez mais nessa prática para ter acesso a informações sigilosas e solicitar o ‘resgate’ em criptomoedas. 

Vazamentos de dados e ações fraudulentas também serão comuns. 

Além desses, vários outros desafios vêm pela frente e tanto as empresas quanto os usuários precisarão estar preparados para enfrentá-los. 

Em conclusão, a web 3.0 é uma tendência tecnológica que simboliza a evolução da rede de internet que estamos acostumados desde os anos 2000 a navegar. 

Diferentemente da web 2.0, essa nova fase tende a colocar o usuário como protagonista. Por isso, as pessoas podem decidir como, quando e onde seus dados podem ser utilizados, limitando as empresas.  

O papel da revenda é entender como a web 3.0 pode impactar seus clientes e como se adequar a essa nova realidade que traz vantagens e riscos.   

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!