BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

TI flexível e eficiente: como gerenciar demandas e desafios da TI híbrida?

Entenda quais são os principais desafios da TI híbrida e como solucioná-los para estabelecer uma TI mais flexível e eficiente para os negócios! 

A TI híbrida é uma metodologia que está se tornando um padrão corporativo entre as empresas, principalmente devido às mudanças proporcionadas pela Transformação Digital e em decorrência da implementação do modelo de trabalho híbrido. 

Modelos flexíveis e novos conceitos de força de trabalho impulsionaram cada vez mais a inovação e a continuidade dos negócios, aproveitando ganhos de performance. 

As empresas enxergaram na TI híbrida uma alternativa consistente para gerir seus negócios, usufruindo das seguintes vantagens: flexibilidade, redução de custos, melhor escalabilidade e mobilidade. 

Neste artigo, você acompanhará os seguintes tópicos: 

  • O que é TI híbrida? 
  • Por que a TI híbrida se tornou importante para as corporações?  
  • Quais os desafios da TI híbrida?   
  • Como gerenciar demandas e desafios da TI híbrida? 

Continue lendo! 

O uso estratégico da Tecnologia da Informação híbrida está promovendo mudanças em organizações de todos os portes e verticais, além de contribuir para oferecer serviços mais inovadores, econômicos, ágeis e mais interconectados.  

No entanto, embora sejam muitos os benefícios disponibilizados pelo conceito, ainda há diversos desafios que precisam ser enfrentados pelas corporações que desejam levar a TI híbrida para otimizar seus negócios.  

Segundo pesquisas realizadas pela Dimension Data, 41% dos profissionais entrevistados constataram que gerir o ambiente de TI híbrida está entre um dos três maiores desafios de implementação. 

Leia outros artigos relacionados ao assunto: 

Neste artigo, você visualizará quais são as melhores estratégias para gerenciar demandas e desafios da TI híbrida. Continue acompanhando o material, a seguir: 

O que é TI híbrida? 

O conceito consiste em combinar dois importantes recursos: infraestrutura local e externa, ou seja, de nuvem. Daí o termo “híbrido”.  

O papel desta metodologia é garantir que os dois métodos trabalhem de modo integrado, aproveitando todos os benefícios de Cloud Computing, sem deixar de usar, também, os servidores internos e tradicionais, que as empresas estão acostumadas a operar. 

Em outras palavras, a TI híbrida conta com soluções em nuvem e com um data center local. 

Por que a TI híbrida se tornou importante para as corporações? 

Diante de uma era altamente tecnológica, movida a mudanças significativas no âmbito profissional e a processos em vários ambientes dentro e fora da nuvem, as empresas não enxergaram outra alternativa, a não ser buscar uma nova abordagem de gestão. 

Os gerentes de TI, nesta altura do campeonato, estão procurando novas maneiras de gerenciar e proteger diferentes ambientes de TI de forma eficaz. 

Em meio a essas dificuldades, a automação se mostrou importante, pois ajuda na redução de custos operacionais, assim como minimiza a complexidade crescente dos processos de negócios e das tarefas de gestão. Logo, a gestão convencional de TI mostrou-se ineficiente e com custos excessivos, para auxiliar nos processos. 

Com base nessas informações, mais compromissos foram atribuídos à TI híbrida, que passou a zelar ainda mais pela segurança de dados, além de proporcionar experiências de trabalho mais eficazes e oferecer acessos facilitados aos dados. 

Quais os desafios da TI híbrida?  

Veja alguns dos desafios que precisam ser superados: 

  • Contar com equipes preparadas para lidar com a demanda e a complexidade da TI híbrida

Embora os profissionais de Tecnologia da Informação sejam altamente qualificados e este conceito já seja utilizado por diferentes corporações, a TI híbrida ainda exige que as empresas contem com colaboradores capazes de lidar com essa nova demanda de integração. 

Deliberar uma equipe que saiba como usufruir dos recursos proporcionados pela TI híbrida e, ao mesmo tempo, seja capaz de reduzir o índice de complexidade e manusear as ferramentas integradas, tende a ser uma excelente alternativa, principalmente em termos de alta produtividade corporativa.   

  • Efetuar a integração em diferentes sistemas

Sem dúvida, um dos grandes desafios das empresas diz respeito à integração entre vários sistemas, pois a TI híbrida só será eficiente se a nuvem estiver bem implementada e integrada à infraestrutura interna, tal qual o data center. 

É imprescindível buscar soluções aprimoradas e que se encaixem justamente a essa necessidade, a fim de estabelecer todo um projeto de migração para reduzir a complexidade do processo de implementação da TI híbrida. 

  • Gerenciar os ativos de maneira eficiente

Uma das grandes dificuldades de implementar a TI híbrida é conseguir controlar e monitorar as ferramentas que estão sendo utilizadas e, também, os dados que estão sendo utilizados em dois ambientes: na nuvem e nos data centers internos. 

Acesse nosso treinamento

Como gerenciar demandas e desafios da TI híbrida? 

Após identificar quais são as principais dificuldades de implementar a TI híbrida, surge a dúvida de como gerenciar as demandas e os desafios da mesma.  

Com base nessa questão, a Pulse desenvolveu o relatório Fieldwork, carregando o propósito de auxiliar os CIOs na busca por estabelecer segurança, otimizar as cargas de trabalho e desapegar de conceitos antigos, capacitando cada vez mais as suas equipes.  

Acompanhando diversos dados, a pesquisa identificou três áreas de aprendizado: 

  • Aprimorar o desempenho das equipes em jornadas de trabalho híbridas 

A principal missão do conceito é atender às necessidades da jornada de trabalho híbrido, sem dificuldades, de modo consciente e prático, independentemente de onde os colaboradores estiverem exercendo suas atividades. 

Ao menos 40% dos entrevistados estipulam que investir em sistemas para automatizar as cargas de trabalho podem melhorar o bem-estar da equipe de TI e influenciar diretamente na performance dos times.  

  • Estabelecer uma gestão de TI mais flexível e escalável

Inquestionavelmente, um dos principais objetivos das empresas é projetar uma infraestrutura de TI eficiente. No entanto, há algumas dificuldades que impedem as empresas de alcançarem esse propósito, como a falta de compreensão para entender as necessidades e prioridades de investimentos em tecnologia, e a utilização de infraestruturas complexas. 

  • Contar com a segurança adequada para proteger os processos e dados

Não há como gerenciar as demandas da TI híbrida, sem contar com sistemas de cibersegurança, para assegurar que as jornadas de trabalho estejam devidamente protegidas, de qualquer lugar, usando qualquer tipo de dispositivo conectado à internet. 

Em questões de segurança, a pesquisa abordou que as principais preocupações estão relacionadas aos ataques de ransomware e as ameaças internas, pois houve um aumento significativo de cibercrimes focados em negócios.  

Com base nisso, é fundamental investir em soluções mais seguras, que acompanhem o ritmo da aceleração digital. 

Conclusão: 

As transformações da era digital levaram as empresas a repensarem a maneira como administram suas cargas de trabalho. 

Além disso, o modelo híbrido, altamente adotado pelas corporações, principalmente no período de pandemia, ajudou a trazer mais maturidade digital aos negócios.   

Inquestionavelmente, a tecnologia está auxiliando as empresas a proporcionarem experiências mais aprimoradas aos seus colaboradores, ao passo que disponibilizam uma série de vantagens e benefícios a serem aproveitados. 

A TI híbrida, em meio a esse cenário, vem sendo amplamente implementada. A tendência está sendo considerada a próxima geração de tecnologias de rede, embora ainda apresente algumas preocupações em termos de segurança, conformidade e integração. 

As empresas que se alinharem adequadamente aos recursos proporcionados pela TI híbrida e, ao mesmo tempo, estiverem dispostas a lidar com as demandas e desafios, podem se destacar cada vez mais e otimizar seus projetos corporativos. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas. 

Atendimento ao cliente: tendências para otimizar a experiência do usuário em 2024

Veja como as empresas líderes utilizarão tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) para otimizar o atendimento ao cliente em 2024. 

O que é Gêmeo Digital da Cadeia de Suprimentos (DSCT)?

Com os Gêmeos Digitais daCadeia de Suprimentos (DSCT) seus clientes podem alcançar melhores resultados de negócios. Saiba mais detalhes: