BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Suporte e gestão de multicloud: quais os desafios das revendas de TI e como superá-los?

Para garantir que os clientes possam ter as melhores soluções em nuvem, independentemente do fornecedor, é necessário fechar parceria com distribuidores confiáveis do mercado.  

O cenário multicloud está se transformando rapidamente e as empresas, cada vez mais, estão adotando serviços de diferentes fornecedores para atender a cada uma de suas necessidades. Nesse novo contexto, os profissionais de TI e revendedores passaram a lidar com uma realidade diversificada e complexa, precisando aprimorar a administração de suas demandas e enfrentar novos desafios. 

As empresas querem a liberdade de escolher os melhores serviços e diferenciais que cada fornecedor pode oferecer, sem perder o controle adequado de seus ambientes, além de manter a segurança de seus dados, acessos e informações. 

Devido a isso, ter o controle de ambientes multicloud tornou-se um grande desafio enfrentado pelas revendas de TI atualmente. Afinal, elas precisam estar preparadas para oferecer diferentes fornecedores e soluções para seus clientes e ainda garantir que tudo funcione corretamente e de forma integrada. 

Portanto, o ideal é encontrar um caminho para monitorar, gerenciar e automatizar todas as mudanças de multicloud a partir de um único local, minimizando os riscos de perda de informações que tenham valor para a empresa, como dados, arquivos, contratos, documentações e processos internos. 

Para isso, os revendedores de TI precisam buscar por distribuidores parceiros capazes de oferecer não apenas os melhores fornecedores do mercado, mas também a gestão de nuvem e o suporte necessários. Entenda melhor a seguir: 

Multicloud e os desafios das revendas de TI 

Trabalhar com multicloud passou a ser um grande diferencial para as revendas que queiram se destacar no mercado. No entanto, ao mesmo tempo em que é um novo modelo lucrativo para os negócios, tornou-se um enorme desafio.  

Nesse novo modelo, as revendas de TI precisam ter os melhores fornecedores de nuvem em seu portfólio e também garantir a disponibilidade de todos os sistemas, entregar os serviços adequados e prever as necessidades de cada cliente de acordo com as suas demandas.  

Essa tarefa já era difícil quando os clientes utilizavam apenas um ambiente em nuvem fornecido por um único fabricante. Agora, com inúmeros fornecedores e tipos de nuvem, ela passou a ser ainda mais complexa. E é por isso que as revendas precisam de parceiros verdadeiramente preparados para essa missão. 

Para que a gestão multicloud seja bem-sucedida, alguns critérios devem ser seguidos. São eles: 

  • Migração adequada: para não ter problemas na migração, é necessário contar com profissionais especialistas em gerenciamento de várias nuvens para que, assim, seja possível garantir o melhor funcionamento e integração dos sistemas envolvidos. 
  • Questões de segurança: para que todos os dados e processos corporativos migrados estejam seguros, é preciso planejar a contratação e a implementação de soluções adequadas, tais como firewalls e outras ferramentas importantes de cibersegurança. 
  • Disponibilidade do sistema: é fundamental ter um planejamento de demandas para saber exatamente qual a capacidade necessária a estrutura de cloud deve ter para que não ocorram indisponibilidades dos serviços. 

Quero experimentar

Como superar os desafios da multicloud? 

Além dos três grandes desafios citados no tópico anterior, as revendas de TI devem estar preparadas para oferecer os cuidados relacionados à manutenção do sistema multicloud de seus clientes. Para isso, ter como parceiro um distribuidor que forneça, além da tecnologia, suporte e gerenciamento é um grande facilitador. 

Gestão de multicloud 

Como já explicamos, o gerenciamento de múltiplas nuvens não é uma tarefa fácil, pois envolve várias tecnologias, serviços e interfaces. Ter visibilidade e controle de todos esses ambientes é desafiador para as revendas de TI. Portanto é necessário investir na centralização de todos esses serviços.  

É nesse contexto que a parceria com um distribuidor que ofereça valor agregado passa a ser indispensável. As revendas de TI devem buscar por parceiros que forneçam um portfólio variado de Cloud Computing e também disponibilizem plataformas capazes de conectar todos os serviços de nuvem utilizados por seus clientes para facilitar o fornecimento correto, o faturamento e o gerenciamento das demandas. 

Ao contar com plataformas de gerenciamento, as revendas de TI podem realizar o processamento de pedidos de seus clientes e ainda realizar o gerenciamento do ciclo de vida para todos os provedores de nuvem. 

Além disso, é possível contar com painéis que atualizem em tempo real com uma interface detalhada das demandas dos clientes. Assim, é possível realizar a gestão de consumo e garantir a disponibilidade de todos os serviços. 

Suporte de multicloud 

Estar preparado para oferecer um suporte ágil e em tempo real para todos os clientes e para nuvens diferentes demanda que a revenda de TI tenha uma equipe altamente capacitada e especializada. Os profissionais de TI devem ser especialistas em nuvens e sistemas de diferentes fabricantes, o que exige que eles realizem inúmeras certificações e se mantenham constantemente atualizados. 

Para auxiliar nessa missão, a revenda de TI pode contar com um distribuidor que ofereça suporte em tempo real com profissionais certificados em diferentes fabricantes. Isso elimina a necessidade de se manter internamente esse tipo de profissional.  

A partir do suporte especializado de um parceiro, os revendedores de TI poderão identificar oportunidades de crescimento e melhorar o engajamento de seus clientes de forma mais rápida e efetiva. 

Sua revenda de TI já conta com um distribuidor parceiro que ofereça todas essas vantagens? A TD SYNNEX está preparada para fornecer as ferramentas, os recursos e as pessoas certas para simplificar a entrega de soluções em nuvem e otimizar os seus negócios, contribuindo para o avanço no mercado multinuvem. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)?

Sua revenda está familiarizada com o conceito de Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)? Entenda o que ele quer dizer. 

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias!