BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

SDN e Segmentação: por que são essenciais para a rede corporativa?

Ciberataques modernos têm exigido que as empresas invistam em novos recursos para reforçar a proteção de dados. Entenda quais são eles e porque são fundamentais para os negócios.

 

As redes corporativas estão se transformando devido aos avanços tecnológicos, as novas necessidades e estilos do trabalho empresarial. Devido a isso, as WANs tradicionais não conseguem atender a todas as demandas de largura de banda que as empresas atuais exigem.

Por isso, as soluções integradas de tecnologia definida por software junto ao gerenciamento ajudam a otimizar a rede WAN, gerando a SD-WAN. Que é uma aplicação específica da tecnologia de rede definida por software (SDN) aplicada às conexões WAN. Ela é usada para conectar redes corporativas a grandes distâncias geográficas. Além disso, pode interligar escritórios de filiais a uma rede empresarial central ou centros de dados separados por distância.

A SD-WAN possibilita que o tráfego seja enviado de forma automática e dinâmica por meio de caminhos mais adequados da WAN, com base nas condições de segurança, qualidade de serviços e custos.

Essa abordagem tem inúmeras utilidades e funções, além de solucionar vários problemas. Ela é capaz de monitorar as condições de todos os serviços e determinar como rotear cada tipo de aplicação.

As recentes ameaças de ciberataques, que estão cada vez mais modernas e a grande quantidade de usuários exigem uma maior preocupação da TI em relação à segurança da rede corporativa. A segmentação da rede para isolar o tráfego e a adição de recursos definidos por software podem ajudar.

Quando possuem a capacidade de segmentar redes e isolar o tráfego, as empresas conseguem evitar ataques, até aqueles que acontecem em diferentes segmentos ao mesmo tempo e que poderiam evoluir rapidamente e danificar a rede.

 

 

A segmentação da rede pode fornecer benefícios adicionais como:

 

- Segmentação de linhas de negócios, independentemente da localização;

- Separação de acesso Wi-Fi de clientes para clientes e parceiros;
- Isolamento de laboratórios de desenvolvimento e teste sob demanda;
- Facilitar a conformidade e auditorias;
- Multi-tenancy e parcerias B2B.

As empresas precisam de uma infraestrutura de rede robusta que integre roteamento, segurança, política centralizada e orquestração para fornecer uma rede segura com recursos para a segmentação de ponta a ponta. Adicionar meios de rede definidos por software à WAN cria a SD-WAN, que é essencial para resolver todas essas questões. Além de segmentar informações, a SD-WAN também consegue comunicá-las a todos os pontos relevantes na rede sem mecanismos externos ou protocolos adicionais, o que simplifica o design da rede.

A ideia de segmentar redes de ponta a ponta fornece algo que a indústria do setor vem pensando há vários anos, mas que foi muito complexo de implementar. No entanto, a sofisticação e imprevisibilidade dos ataques virtuais de hoje significam que firewalls e criptografia por si só não são suficientes para manter os dados corporativos seguros - a segmentação da rede tem de ser parte integrante dessa estratégia.

 

Ransomware - como proteger seus clientes
RANSOMWARE: COMO PROTEGER A EMPRESA DE SEUS CLIENTES

Escreva seu comentário

Posts relacionados

5 pilares para reinventar o modelo de negócios com segurança

Veja comoajudarseusclientes a reinventar o modelo de negócios com segurança, combinandoinovação, eficiência e gestão de riscos.

 

8 tendências tecnológicas para executar até o fim de 2025

Veja quais tendências tecnológicas são destaques em 2025.

 

Os 12 maiores desafios enfrentados pela TI hoje

Lidar com os principais desafios em TI exige preparo técnico, visão estratégica e adaptação constante às mudanças. Saiba mais: