As empresas estão, cada vez mais, migrando suas demandas para a Cloud Computing. Por isso, é necessário investir em uma solução robusta capaz de proteger todos os ambientes.
As empresas estão adotando, cada vez mais, soluções em Nuvem para acelerar a transformação digital de seus negócios e conseguir atender a todas as novas demandas de seus usuários, que passaram a acessar a rede corporativa de diversos locais e dispositivos diferentes.
Nessa nova realidade, a Cloud Computing se tornou o centro de conectividade, o que significa que o perímetro do negócio não é mais um local, e sim um conjunto de recursos dinâmicos presente em todos os lugares que a empresa precisar.
Para que as empresas se adaptem e consigam oferecer disponibilidade e segurança para que todos os seus usuários consigam continuar conectados aos sistemas corporativos, passou a ser necessário investir em um serviço de acesso seguro ao perímetro entregue na nuvem, o SASE.
O SASE (Secure Access Service Edge) é uma arquitetura de rede que combina recursos de VPN e SD-WAN com funções de segurança nativas da nuvem, como gateways de segurança da Web, agentes de segurança de acesso à nuvem, firewalls e acesso à rede zero-trust.
Você já conhece essa solução? Sabe como ela pode garantir a segurança na nuvem? Acompanhe o conteúdo a seguir para descobrir!
O que é Secure Access Service Edge e quais as vantagens?
Secure Access Service Edge, ou em português Serviço de Acesso Seguro ao Perímetro, é uma estrutura inteligente que garante o acesso seguro de usuários e dispositivos à nuvem.
Com a transformação digital das empresas, a segurança está migrando para a nuvem. Isso está gerando uma necessidade de serviços convergentes para reduzir a complexidade, melhorar a velocidade e agilidade, habilitar a rede multicloud e proteger a nova arquitetura habilitada para SD-WAN.
É neste contexto que o SASE passa a ser fundamental. Ele permite que a empresa construa uma borda de serviços de acesso seguro, mantendo a navegabilidade e permitindo um controle mais rigoroso dos usuários, dados e dispositivos conectados à rede.
Ao investir nessa tecnologia, as empresas podem contar com inúmeros benefícios, tais como:
- Redução de custos e complexidade;
- Fornecimento de orquestração centralizada e otimização de aplicações em tempo real;
- Proteção de acesso contínuo para os usuários;
- Ativação do acesso remoto e móvel mais seguro;
- Restrição do acesso de acordo com a identidade do usuário, do dispositivo e da aplicação;
- Otimização da segurança aplicando uma política confiável;
- Elevação da eficiência da rede e da equipe de segurança com gerenciamento centralizado de políticas.
O SASE é capaz de estruturar adaptações de eficiência à medida que o comportamento do usuário é analisado e os riscos subsequentes aumentam, ou conforme a confiança do dispositivo diminui. Garantindo assim, a competência de tais operações.
O seu surgimento criou a oportunidade de habilitar os requisitos de acesso dinâmico da transformação digital. Combinando recursos WAN abrangentes com funções de segurança de rede (como SWG, CASB, FWaaS e ZTNA), o SASE dá suporte a todas as operações na cloud.
Como o SASE pode garantir a segurança na Nuvem?
O SASE é capaz de otimizar a segurança na Nuvem, pois consolida uma variedade de funções de rede e segurança em um único serviço que pode ser implantado em qualquer lugar da Cloud.
Assim, ele pode fornecer uma proteção mais eficiente e um desempenho mais rápido, enquanto reduz o custo e o trabalho necessário para proteger a rede de seus clientes.
Para garantir uma proteção na Nuvem efetiva, o SASE conta com uma série de recursos:
Centralização de políticas com aplicação local
Ele permite a centralização do gerenciamento na nuvem, mas inclui a tomada de decisão local quando é necessário.
Gestão simplificada
O Serviço de Acesso Seguro ao Perímetro simplifica a gestão de segurança cibernética nas organizações e aumenta a eficiência das equipes de TI por meio de regulamentações de rede, requerimentos de acesso, entre outros recursos, para otimizar a tomada de decisões estratégicas.
Desempenho e latência otimizados
O SASE fornece a otimização da latência, melhorando o desempenho e roteamento em pontos de presença. Isso é especialmente interessante para aplicativos de colaboração, vídeo, VoIP e conferência na web.
Zero-Trust habilitado
Por meio do SASE, a abordagem de proteção é a do zero-trust, em que o acesso à rede é feito com base na identidade do usuário ou dispositivo, e não no endereço IP ou no local físico. Assim, a tecnologia garante proteção máxima dentro e fora da rede.
Como você pôde perceber, o SASE é uma ferramenta essencial para as empresas que querem garantir visibilidade e segurança para que os usuários consigam trabalhar quando e de onde quiserem. Portanto, aquelas organizações que querem se manter competitivas no mercado precisam buscar agora mesmo por um parceiro capaz de oferecer essa solução e todas as suas vantagens.
Escreva seu comentário