Os produtos Hiperconvergentes estão fornecendo cada vez mais suporte para o acesso à nuvem - um movimento que facilita o uso como uma camada de armazenamento.
A Infraestrutura Hiperconvergente oferece diversos benefícios para as empresas, como a gestão centralizada e melhor eficiência de recursos. Sua integração com a nuvem é considerada relativamente nova, mas está crescendo a cada dia. Ela está chegando ao mercado na forma de oferta de infraestrutura como serviço em Cloud Computing (HCIaaS - hyper-converged infrastructure as a service) com o objetivo de facilitar a orquestração de recursos em nuvem.
Essas soluções irão ajudar as corporações na implementação da TI Híbrida, que aloca recursos dos modelos público e privado com gerenciamento simplificado. Assim, permitem que o departamento de TI entregue soluções de forma mais rápida à empresa.
Porém, os administradores também têm de enfrentar alguns desafios, como a curva de aprendizado, pois ainda que o conceito básico de integração de armazenamento em nuvem pareça simples, alguns contratempos podem acontecer no momento de realizar o gerenciamento de identidades, de endereços de IP e da sincronização de diretórios. As tarefas executadas irão variar dependendo do produto e do fornecedor da nuvem utilizado.
Outro ponto de atenção que os administradores precisam ficar alertas é o controle das contas com a nuvem. Para não acumular gastos com os provedores de serviços, é necessário monitorar e prever o consumo de recursos baseados na nuvem para evitar custos excessivos, que podem impactar diretamente no orçamento da corporação.
Melhore o armazenamento com a integração da nuvem com a hiperconvergência
Utilizar a integração de nuvem como uma forma de expandir o armazenamento traz diversas vantagens. Nesta situação, o storage em nuvem pode ser tratado como um nível de armazenamento a mais e se juntar às outras camadas, tornando-se de alta velocidade, de forma que o provisionamento da Cloud consiga se fundir com o provisionamento de armazenamento local.
A partir dessa tecnologia é possível fornecer aos clientes mais do que apenas ofertas de armazenamento expandidas - como esses sistemas são projetados para virtualização, possuem a capacidade de usar a nuvem em situações de failover em máquinas virtuais.
Portanto, ainda que apresente algumas dificuldades, o sistema hiperconvergente oferece um armazenamento altamente disponível, com fácil gerenciamento e desempenho. Isso permite que a empresa tenha flexibilidade para lidar com as necessidades exclusivas de cada cliente.
Escreva seu comentário