BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Quais são os Pilares da Indústria 4.0?

A aplicação crescente de tecnologias digitais amplia a discussão sobre quais pilares devem ser adotados para garantir a sua funcionalidade.

 

Os conceitos da Indústria 4.0 estão cada vez mais presentes nas fábricas. Também chamada de quarta revolução industrial, as novas tecnologias digitais estão reorientando a formatação dos setores produtivos a partir do desenvolvimento de sistemas de gestão autônomos e conectados entre si.

Um dos impactos mais visíveis é a otimização de processos, os quais são mais rápidos e flexíveis, eficientes e com capacidade de redução de custos, aumento da produtividade e qualidade dos produtos fabricados.

Embora os fundamentos da Indústria 4.0 venham ganhando destaque por suas potencialidades há quase uma década, a aplicação crescente dessas tecnologias amplia a discussão sobre quais pilares devem ser adotados para garantir a sua funcionalidade.


A base tecnológica desta nova era inclui a análise de dados em tempo real, o que é importante para a tomada de decisão de maneira assertiva. Essa funcionalidade é potencializada pela virtualização dos processos produtivos em todas suas etapas, o que permite o monitoramento da cadeia de produção.


Com base nos dados coletados, os próprios sistemas são capazes de analisar os processos e tomar decisões a fim de corrigir falhas e garantir mais eficiência.

Mas quais tecnologias estão se consolidando como os pilares dessa revolução? Confira abaixo, de acordo com a consultoria BCG, ferramentas fundamentais para levar as indústrias a um novo patamar tecnológico:


Robôs autônomos - a presença da robótica no chão de fábrica não é novidade nas indústrias. Há algum tempo homens e máquinas trabalham juntos nesse ambiente. No entanto, o diferencial dos robôs da Indústria 4.0 são novas habilidades, como a capacidade de trabalhar sem supervisão ou intervenção humana, interagindo de forma inteligente também com outras máquinas. Esses robôs podem realizar de forma rápida, precisa e segura uma série de tarefas que impactam na redução de custos com pessoal e no aumento da produção;

Conheça o K•NOW!


Manufatura aditiva – por meio da tecnologia de impressão 3D será possível criar desde protótipos até peças finais, ampliando a capacidade de se produzir itens personalizados. Entre as vantagens estratégicas da manufatura aditiva está a maior flexibilidade e capacidade de impressão de desenhos complexos;
Internet das Coisas – considerada uma das tecnologias mais importantes da Indústria 4.0, a conectividade entre dispositivos permite melhor acesso aos dados, tornando processos mais produtivos a partir da automação total da produção;


Realidade Aumentada – unir o mundo digital com o mundo real e possibilitar a interação entre eles é a proposta da realidade aumentada. O conceito já vem sendo usado, ainda que de forma tímida na medicina e educação, mas na indústria pode ser usado para criação de tutoriais para melhorias no processo de trabalho como um todo, como em instruções de montagem, desenvolvimentos de protótipos e até para a operação de máquinas com o uso dos já conhecidos óculos de realidade aumentada;


Simulação - muito se fala na redução de custos e aumento da qualidade com a Indústria 4.0. Nesse contexto, a simulação computacional é uma das tecnologias que permitem alcançar esse resultado. Isso porque, por meio da simulação, é possível que produtos e processos sejam testados ainda em estágios de desenvolvimento e criação, aperfeiçoando tanto o produto quanto o processo em si, a partir do desenvolvimento virtual de um ambiente que reproduz o mundo real, por meio dos dados coletados da planta industrial, por exemplo. É nesse ambiente virtual, mas com dados do mundo físico, que toda a cadeia de criação do produto é testada e aperfeiçoada;


Big Data e Analytics – a enorme quantidade de dados gerados e coletados são sistematicamente analisados de forma a melhorar o desempenho na indústria. Sistemas e dispositivos conectados e inteligentes atuam de forma integrada, identificando falhas em tempo real, melhorando processos de forma a garantir eficiência energética e qualidade da produção com economia de recursos;


Computação em Nuvem - além de ser um pilar para a Indústria 4.0, a Computação em Nuvem é o modelo tecnológico que sustenta seu desenvolvimento. O modelo permite que o acesso a banco de dados, bem como a integração de aplicações, suportes e controles possam ser acessados de qualquer localidade. Custos com estrutura física de servidores, por exemplo, são eliminados com essa tecnologia.


Cibersegurança – nesse ambiente com coisas e sistemas conectados, a segurança cibernética é uma necessidade – e um desafio – para a Indústria 4.0. A criação de procedimentos de TI para garantir redes seguras é fundamental para o negócio;


Sistemas integrados – a digitalização de dados irá permitir a unificação de toda a cadeia produtiva de forma automatizada, integrando sistemas das empresas, fornecedores, distribuidores e clientes.


Tão importantes quanto as novas tecnologias digitais são os profissionais que irão atuar no desenvolvimento e na operação desse ambiente complexo. O capital humano é fundamental no processo, pois também terá novas qualificações e demandas.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!