BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que são Serviços Gerenciados de Segurança e quais as vantagens?

Esse modelo de serviço tem trazido muitos benefícios para as empresas que não contam com profissionais especializados na área, garantido a efetiva proteção de seus sistemas.

 

 

A conscientização das empresas sobre a necessidade de se investir em medidas pró-ativas de segurança aumentou. Entretanto, muitas organizações continuam adiando a implementação de iniciativas de proteção sólidas devido a falta de recursos e profissionais especializados em suas equipes para direcionar o projeto. Isso continua deixando-as vulneráveis às ameaças cibernéticas, que estão constantemente crescendo e modernizando seus ataques.

Para resolver esse problema, uma alternativa que tem se popularizado entre as empresas é a contratação de Provedores de Serviços Gerenciados (Managed Service Providers - MSPs), um novo modelo de entrega de serviços de TI que fornece serviços, gerenciamento e suporte de qualidade.

A partir dos provedores de serviços gerenciados, muitos fornecedores se especializaram em segurança, originando o modelo MSS (Managed Security Services - Serviços Gerenciados de Segurança). Nesta opção, o objetivo não é entregar soluções ou produtos pontuais de proteção para as empresas, mas sim oferecer segurança contínua, focada nas necessidades de cada negócio.

Mais organizações estão se voltando para serviços de segurança gerenciados para obter conhecimentos de segurança e diminuir a carga de trabalho de sua equipe de TI interna. Essa opção tem se mostrado muito vantajosa para todos os tipos de negócios, principalmente para pequenas e médias empresas que possuem baixos investimentos ou não contam com uma equipe de TI interna especializada.

As empresas têm optado por contratar provedores do modelo MSS por diversas razões, como a falta de recursos internos ou de conhecimento especializado em certas áreas de segurança, além da necessidade de monitoramento e gerenciamento constante. Em outros casos, as organizações contratam provedores de serviços para que cuidem da realização de auditorias de segurança, suporte e supervisão dos processo e investigação de incidentes.

Os provedores de serviços de segurança gerenciados (MSSPs) podem realizar seus processos de forma interna ou remota, por meio da nuvem. As empresas podem contar com uma grande variedade de serviços oferecidos por eles.

Alguns MSSPs se especializam em determinadas áreas, como por exemplo no monitoramento de ameaças, na proteção de dados, resposta a incidentes e segurança forense, enquanto outros oferecem uma terceirização completa de segurança.

 

Os benefícios da contratação de um MSSPs


Há diversas vantagens na terceirização da segurança, as empresas conseguem economizar, eliminando a necessidade de manter uma equipe completa de TI em tempo integral, otimizar tempo e tornando implementações mais rápidas, além de contar com os melhores recursos de segurança sem altos investimentos.

Elas ainda passam a conseguir se focar em seus negócios, sem se preocupar com intrusões, riscos de ameaças ou problemas de indisponibilidade. Passam a ter à sua disposição, também, uma interface que proporciona relatórios constantes e um canal de comunicação interativo para conseguir acompanhar todos os processos de forma facilitada.

O MSSP deve garantir que a TI interna esteja sempre atualizada sobre o status de problemas de segurança, auditorias e as manutenções realizadas, permitindo, assim, que ela se concentre apenas na governança e supervisão dos processos, ao invés de realizar as tarefas técnicas.

 

Saiba Mais 

 

Confira benefícios que os serviços gerenciados podem trazer para as empresas de seus clientes:


- Supervisão contínua: os provedores oferecem suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana. Dispor desse recurso tem se tornado, cada dia mais, essencial para as empresas, devido as ameaças contínuas que rondam os sistemas corporativos.

- Maior economia: a terceirização da segurança oferece uma maior economia para a empresa do que adquirir e gerir suas próprias soluções de proteção. Nessa opção, os custos com licenças, hardwares e softwares são significativamente menores, as formas de pagamento são mensais e de acordo com as necessidades da empresa, assim, é possível pagar apenas pelo que a empresa recebe.

- Flexibilidade dos contratos: ao contratar um MSSP é possível definir o SLA (Acordo de Nível de Serviço) de acordo com as capacidades da estrutura de seus negócios, assim as corporações podem garantir que as suas demandas sejam atendidas.

- Profissionais especializados: manter todo o ambiente corporativo seguro não é uma tarefa fácil e exige dedicação integral. Ao contratar um provedor, a corporação contará com uma equipe de colaboradores bem treinados e preparados para garantir a disponibilidade do sistema.

- Gerenciamento de ferramentas: para manter o bom funcionamento do sistema é necessário um conjunto de ferramentas e habilidades para que nada de errado aconteça. Cada empresa possui suas especificidades e, portanto, o gerenciamento deve ser feito de acordo com suas necessidades. Com os serviços gerenciados de segurança, é possível contar com as ferramentas ideais para cada tipo de negócio e para seu monitoramento eficiente.

Contar com os serviços gerenciados de segurança garante, ainda, que a empresa receba a assistência de serviços, como a realização de testes de vulnerabilidade e penetração, a execução de varreduras constantes no sistema e outras funções de monitoramento da segurança.

Há diversas empresas que oferecem MSS no mercado atual. Por isso, para realizar uma contratação, é importante que seus clientes, primeiramente, realizem um planejamento eficiente, decidindo quais funções devem ser terceirizadas e quais serão feitas internamente, além de identificar suas necessidades e definir quais serão os objetivos com esses serviços para, assim, conseguir encontrar o provedor ideal.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.