BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que são aplicativos inteligentes alimentados por AI?

Seus clientes estão investindo na criação de aplicativos inteligentes alimentados por AI. Sua revenda está preparada para lidar com essa demanda? 

ChatGPT da OpenAI, Gemini do Google, Meta AI da Meta e tantos outros aplicativos alimentados por Inteligência Artificial (AI) foram lançados nos últimos anos, evidenciando que a demanda por apps inteligentes está aumentando cada vez mais. 

Neste artigo, você lerá os seguintes tópicos: 

  • O que é um aplicativo inteligente alimentado por AI?  
  • Por que a demanda por aplicativos orientados por AI está aumentando?   
  • O que isso significa para a sua revenda de TI?   

Boa leitura! 

Segundo previsões do Gartner, até 2026, 30% dos novos aplicativos usarão AI para impulsionar interfaces de usuário adaptáveis e personalizadas, em comparação aos 5% de agora. 

Esses aplicativos inteligentes representam uma nova era na interação digital, onde algoritmos avançados de AI aprendem com os dados e as interações dos usuários, transformando e otimizando a experiência de clientes, empresas, arquitetos e desenvolvedores. 

Nesse contexto, explorar o papel e o impacto dos aplicativos inteligentes alimentados por AI torna-se fundamental para entendermos as transformações em curso no cenário tecnológico atual.  

Continue acompanhando o artigo para entender mais detalhes: 

O que é um aplicativo inteligente alimentado por AI? 

São aplicativos que utilizam algoritmos para oferecer funcionalidades avançadas, analisar grandes volumes de dados e oferecer recomendações de maneira automatizada e inteligente para cada usuário. Em outras palavras, conseguem adaptar-se às preferências e comportamentos individuais, fornecendo experiências personalizadas. 

Esses aplicativos estão presentes em praticamente todas as verticais, desde saúde, finanças e varejo até entretenimento, desempenhando um papel fundamental na melhoria da produtividade, na tomada de decisões e na criação de soluções mais avançadas.  

Leia também: a AI Generativa apresenta riscos? 

Por que a demanda por aplicativos orientados por AI está aumentando?  

O Gartner aponta cinco motivos (e vantagens). São eles: 

  1. Agilidade — Esses aplicativos possibilitam tomadas de decisões mais ágeis e inteligentes;
  2. Personalização — Oferecem experiências adaptáveis, como chatbots e interfaces de linguagem natural para responder às necessidades de cada usuário;
  3. Automação — Graças à automação, os aplicativos orientados por AI são capazes de transformar os processos, impulsionando a transformação dinâmica dos negócios, ao contrário dos aplicativos tradicionais;
  4. Vantagem competitiva — Cada vez mais provedores de tecnologia estão adicionando "inteligência" aos aplicativos para estabelecer vantagem competitiva e impulsionar a aceitação no mercado;
  5. Lucro — O aumento das expectativas de valor dos negócios, estimulado em parte pela popularização da AI Generativa (GenAI), está aumentando a confiança dos executivos em relação aos aplicativos orientados por AI.

Eu quero

Aproveite também para ler: as novas ferramentas de AI representam algum perigo? 

Mas, afinal... 

O que isso significa para a sua revenda de TI?  

Diante do crescente interesse por aplicativos inteligentes orientados por AI e GenAI, as revendas de TI estão diante de um cenário dinâmico e repleto de oportunidades. 

Para atender eficientemente às necessidades de seus clientes e desbloquear vantagem competitiva, é essencial entender esse mercado em evolução e as oportunidades que o acompanham. 

Além disso, é crucial considerar a construção de soluções estratégicas, a aquisição de tecnologias complementares ou o estabelecimento de parcerias com fornecedores especializados no assunto. 

Investigar o potencial desses novos aplicativos e mensurar os resultados que podem ser alcançados dentro da base de clientes existente também são estratégias importantes a serem consideradas. 

Como implementar estratégias de inteligência artificial nas empresas? Contamos aqui. 

Ao adotar uma abordagem estratégica e orientada para o cliente, as revendas de TI podem posicionar-se de maneira vantajosa para aproveitar ao máximo o crescimento contínuo do mercado de aplicativos inteligentes baseados em AI. 

Qual a sua opinião sobre isso? Conte nos comentários. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Descubra o que são os Copilotos de AI!

Os copilotos de Inteligência Artificial (AI), quando bem aproveitados, podem otimizar muitas tarefas. 

Inteligência Artificial Geral (AGI): significado e expectativas

Veja o que significa AGI e quais são suas características: 

4 abordagens para mitigar o uso malicioso da AI

Descubra quatro estratégias essenciais para combater o uso malicioso da Inteligência Artificial (AI) e fortalecer as defesas cibernéticas.