Ao adotar esse conceito, as empresas podem otimizar suas produções e ficar à frente dos concorrentes diante do mercado cada vez mais competitivo.
Manufatura 4.0 é o termo utilizado para descrever a evolução do uso de máquinas, que estão cada vez mais inteligentes e são capazes de se comunicarem entre si e até mesmo tomarem decisões.
Essa tendência tem ganhado força graças à revolução industrial e a Transformação Digital que vem modificando a forma com que as empresas executam suas operações e fazem negócios.
Em um mundo globalizado e hiperconectado como o que vivemos atualmente, é necessário que as empresas estejam prontas para se transformar e se adaptar a mudanças rapidamente.
Portanto é necessário que as empresas estejam atentas às novas demandas do mercado e adotem tendências capazes de unir tecnologia e gestão para melhorar os processos produtivos e trazer melhores resultados nos negócios.
Você já conhecia o termo Manufatura 4.0? Quer saber como esse conceito está inovando a indústria? Acompanhe o conteúdo a seguir:
O que é Manufatura 4.0?
Manufatura 4.0 é o termo utilizado para descrever a modernização dos meios de produção da indústria por meio do digital. Essa inovação visa melhorar a qualidade, reduzir custos e tempo de produção, além de aumentar a satisfação dos consumidores.
As fábricas se tornam inteligentes e é possível integrar as máquinas e dispositivos utilizados. Por meio de sensores, as empresas conseguem coletar informações sobre o funcionamento de seus sistemas e equipamentos para garantir o bom funcionamento de todo o ambiente.
Além disso, torna-se possível realizar a gestão de toda a infraestrutura remotamente. Assim, pessoas e máquinas podem alterar seu modo de funcionamento sem estar no local.
O que é necessário para adotar a Manufatura 4.0?
O conceito de Manufatura 4.0 tem sido adotado pelas empresas como uma nova filosofia, pois ele exige uma verdadeira transformação na cultura corporativa. Para garantir a melhoria contínua dos processos, é necessário buscar por constantes evoluções e contar com a participação de todos os colaboradores.
Na Manufatura 4.0, todos os usuários devem participar da adoção das novas soluções de Transformação Digital, passando a aplicá-las continuamente em suas tomadas de decisões e tarefas do dia a dia.
Para que uma empresa atenda a todos os requisitos da Manufatura 4.0, é necessário considerar os seguintes pontos:
- Utilizar sensores inteligentes conectados à rede interna e internet para permitir a comunicação entre as máquinas e pessoas;
- Garantir que os dados gerados pelas máquinas sejam acessíveis remotamente e os cenários que eles descrevem sejam compreensíveis, preferencialmente com o uso de plataformas e aplicativos;
- Contar com autonomia das máquinas para tomadas de decisões;
- Ter uma produção e gestão descentralizados.
Nessa nova realidade é fundamental que as empresas estejam preparadas para lidar com a grande quantidade de dados gerados e analisados para otimizar o funcionamento das máquinas e reparação dos possíveis erros.
Como este conceito está inovando a indústria?
Tornar a produção mais eficiente e inteligente pode trazer inúmeros benefícios para as empresas diante do mercado. Confira os impactos a médio e longo prazo:
- Rápida detecção de erros: com os sensores trabalhando constantemente, é possível corrigir as inconsistências no processo produtivo cada vez mais rápido, eliminando todos os gargalos. Desse modo a linha de produção passará a funcionar de forma ágil e otimizada.
- Ajustes contínuos: outro modo que a Manufatura 4.0 está promovendo inovações é por meio da sua metodologia de melhorias contínuas. Está é outra vantagem para o aumento da produtividade e da competitividade de empresa no mercado.
- Antecipação de novos cenários: estar preparado para as novas demandas e conseguir se adaptar a diferentes situações é cada vez mais essencial. O ano de 2020 tem mostrado isso, com a pandemia do coronavírus, muitas empresas precisaram reformular suas estratégias para continuar fazendo suas entregas. Portanto, aqueles empreendimentos que já são adeptos à Manufatura 4.0 podem ter uma vantagem na manutenção e retomada das atividades diante de contratempos.
- Entregas mais eficientes: as empresas estarão preparadas para uma rotina mais produtiva, que suporta altos volumes de pedidos. Isso é possível graças à redução de falhas e aumento da produtividade. Quando a gestão utiliza dados por meio de um sistema para Manufatura, os ajustes tornam-se mais rápidos e eficientes.
Ao implementar o conceito de Manufatura 4.0, as empresas conseguem promover uma verdadeira revolução tecnológica em suas produções. É possível tornar os processos mais ágeis e inteligentes, além de atender cada vez mais demandas. Assim, seu empreendimento passa a contar com um verdadeiro diferencial competitivo para se destacar no mercado.
Escreva seu comentário