BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é VoIP e quais são os benefícios gerados para as empresas?

VoIP, método de telefonia digital, representa um novo cenário para a comunicação corporativa. Descubra quais são os benefícios gerados para as empresas.

VoIP (Voice Over Internet, ou em português Voz sobre Protocolo de Internet) é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IPs (Protocolos de Internet) como em uma chamada telefônica. Ela funciona como um telefone comum, porém utiliza a internet e softwares específicos para realizar a ligação.

Essa telefonia digital, ainda que tenha sido criado há muitos anos, ganhou destaque após a adoção da mobilidade no ambiente de trabalho. Ela possibilita que a comunicação tradicional seja substituída por tecnologias mais avançadas e pode oferecer diversos benefícios para as empresas.

Para que um sistema VoIP funcione, ele deve capturar a voz e a transformar em pacotes de dados, os quais serão enviados por qualquer protocolo TCP/IP. Para que isso aconteça, as empresas precisam implementar softwares que permitam essa transmissão. Assim, as ligações poderão ser realizadas entre computadores e demais dispositivos conectados à internet e também por meio de aparelhos telefônicos convencionais com ou sem fio.

Ao apostarem nessa tecnologia, as empresas conseguem otimizar seus processos, produtos e serviços, além de economizar com serviços de telefonia. O VoIP é um aliado forte para os negócios digitais e para as empresas que querem acompanhar a transformação digital.

Confira algumas das vantagens principais do VoIP para as corporações:

- Redução de custos

Os gastos com ligações que utilizam essa tecnologia são consideravelmente menores do que as chamadas tradicionais. Além disso, os softwares utilizados pedem configurações mínimas para funcionar.

- Ausência de assinaturas e contratos

As empresas deixam de se preocupar com assinaturas de longo prazo com planos telefônicos caros e limitados. Os planos VoIP são mais acessíveis e flexíveis, assim é possível adicionar ou não recursos conforme as necessidades mudem.

- Aumento da flexibilidade e disponibilidade

Atualmente, uma comunicação flexível é essencial devido a alta mobilidade dos dispositivos utilizados pelos colaboradores. Assim, todos os funcionários da empresa poderão facilmente se comunicar de qualquer lugar, basta uma conexão com a internet.

Clique aqui e confira os benefícios.

- Multiplicidade de recursos

A grande maioria das soluções de transmissão de voz possuem diversos recursos além das chamadas telefônicas. Eles oferecem ferramentas de mensagens eletrônicas, uso de vídeo-chamadas, envio de dados e compartilhamento de informações.

- Maior simplicidado

Os softwares dessa tecnologia possuem interfaces personalizáveis para atender às necessidades de cada empresa e outros recursos que buscam oferecer um sistema o mais simples possível aos usuários.

- Integração facilitada

O VoIP, por ser um serviço que utiliza um software e a internet para funcionar, pode ser integrado a outros programas e aplicativos utilizados pela empresa. Assim, é possível aliá-lo às estratégias de negócio para melhorar ainda mais o trabalho dos funcionários.

Ao adotar um sistema de telefonia baseado na internet, as empresas conseguem estar conectadas a todo momento, dentro e fora do escritório, o que facilita ainda mais a produtividade de toda a equipe.

Ainda há diversas discussões sobre as regulamentações da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, sobre esse recurso. Por isso, o VoIP está em constante transformação, como todas as tecnologias. Entretanto, apesar das transformações, ele conserva como objetivo manter os planos de tarifação menores do que os telefônicos, oferecendo simplicidade, atendimento rápido e eficiente, além da possibilidade de gerenciamento das contas dos usuários.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados