BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Na era digital, onde a interação entre empresas e cliente se desdobrou por várias plataformas, compreender e utilizar efetivamente os dados do cliente tornou-se vital. 

Neste artigo, você lerá os seguintes tópicos: 

  • O que é CDP?  
  • Como a Plataforma de Dados do Cliente funciona? 

Boa leitura! 

Estamos cada vez mais imersos em um cenário no qual o consumidor assume o controle, exigindo que as empresas proporcionem jornadas mais fluidas e atualizadas em todos os canais. 

A expectativa dos clientes é que as empresas tenham uma compreensão cada vez mais íntima de suas preferências ao transitarem de canal para canal: do e-mail para o site, do site para o aplicativo móvel, e assim por diante. 

Contudo, aproveitar e gerenciar todos esses dados e usá-los a seu favor pode ser desafiador para as empresas. Neste cenário, a Plataforma de Dados de Clientes, também conhecida como Customer Data Platform (CDP), chega ao mercado para conectar informações diversas sobre a interação do cliente em diferentes plataformas.  

Continue acompanhando a leitura para entender o que significa implementar uma CDP e qual é sua importância para que as empresas tenham uma compreensão mais aprofundada do comportamento do cliente em um panorama multiplataforma. 

O que é CDP? 

A Plataforma de Dados do Cliente é um sistema que centraliza informações de vários canais para criar perfis completos de cada cliente.  

Essa ferramenta oferece às empresas uma visão abrangente e em tempo real de seus consumidores, integrando dados de interações realizadas em diversos ambientes digitais.  

Ao coletar, organizar e unificar essas informações, a CDP capacita as empresas a transformarem as interações dos clientes em experiências mais customizadas, relevantes e alinhadas às preferências individuais de cada um. 

Leia também: como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente? 

Quero experimentar

Mas, afinal, como isso é possível? Veja a seguir.  

Como a Plataforma de Dados do Cliente funciona? 

Como uma plataforma que centraliza todos os dados dos clientes em um único local, a Plataforma de Dados do Cliente atua como uma ferramenta capaz de integrar bancos de dados de diferentes canais, permitindo que cada empresa desenvolva uma visão completa do cliente. 

A CDP auxilia as empresas na obtenção de dados relevantes de diversos ambientes digitais, como redes sociais, sites e e-mails, utilizando cookies anônimos e IDs de dispositivos móveis. Ao criar perfis unificados em tempo real, a ferramenta permite o acompanhamento da jornada do cliente, possibilitando uma compreensão aprofundada de seu comportamento. 

Em resumo, a CDP desempenha um papel crucial ao conectar dados de clientes de diferentes sistemas por meio de três tarefas principais: coleta, unificação e ativação de dados. 

Entretanto, apesar de os dados serem estratégicos para os negócios, as empresas devem implementar soluções de cibersegurança para garantir a segurança dessas informações, protegendo-as contra ataques cibernéticos e violações em larga escala.  

Isso é especialmente relevante, considerando que, embora muitos consumidores estejam dispostos a compartilhar alguns de seus dados para vivenciar experiências de negócios aprimoradas, eles esperam que as instituições garantam a segurança e o uso ético de seus dados, garantindo a conformidade com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio! 

Como ajudar seus clientes a alcançarem o sucesso digital?

O que os clientes da sua revenda precisam fazer para impulsionar o sucesso digital? Nós te contamos!