BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é MSP?

Conheça os provedores de serviços gerenciados e entenda eles podem oferecer benefícios diversos para os negócios.

O MSP, ou Managed Services Provider (Provedor de Serviços Gerenciados) é uma empresa focada em serviços de tecnologias que tem como principal função monitorar, supervisionar e assegurar procedimentos tecnológicos, atuando como terceirizada de outras empresas e oferecendo suporte para equipes de TI.

Muitos negócios deixam a cargo de MSPs os serviços mais especializados, de forma que a equipe de TI possa se focar em atividades mais importantes e mais relacionadas ao core business.

MSPs ganham ainda mais destaque como prestadoras de serviços para empresas que não consegue dispor de todos os recursos financeiros e estruturais que manter todos os processos e uma equipe completa de TI exigem.

Como MSPs funcionam?

Os serviços prestados por essas provedoras são direcionados, principalmente, para pequenas e médias empresas (PMEs) que não possuem uma equipe de TI dedicada, podendo ser contratadas mensalmente ou por acionamento. O contrato mensal é aquele em que o valor pago ao mês é fixo e não existem taxas a serem pagas caso a MSP seja acionada para resolver algum problema.

Já para as contratações por acionamento, a MSP só recebe quando atende a algum incidente ou executa alguma correção. Esse modelo é menos utilizado por acabar tendo custos mais altos, uma vez que é cobrada à parte, além da execução do serviço, o equipamento reparado ou trocado, que não são cobrados adicionalmente ao valor mensal.

É comum, ainda, que as MSPs ofereçam funcionários terceirizados, alocando-os nas empresas para garantir aceleração de determinado projeto, desafogando equipes e tornando toda a implementação mais eficiente e direcionada.

Conheça nosso treinamento

Para equilibrar custos trabalhistas e oferecer serviços de forma que o cliente reduza seus gastos, provedores de serviços gerenciados utilizam softwares de monitoramento e gerenciamento remoto, assim, podem auxiliar os clientes na solução de problemas a distância, além de terem a possibilidade de atender, simultaneamente, mais de um cliente.

Entre os serviços oferecidos estão a gestão de servidores e redes, além de outras especialidades focadas nos usuários finais dos negócios.

Vantagens

O que vemos atualmente é um movimento cada vez mais intenso de migração das aplicações para a nuvem e a busca por redução de custos e riscos sem a perda de qualidade dos serviços. É nesse ponto que os provedores de serviços gerenciados começam a se destacar, atuando exatamente nessa área de processos virtualizados e remotos.

Mas a principal vantagem relacionada a contratação de MSPs é a possibilidade que elas oferecem às empresas de manter suas tecnologias atualizadas e ter a seu dispor as habilidades exigidas para satisfazer às necessidades do negócio sem precisar de novas contratações ou de realocar e sobrecarregar os profissionais da equipe de TI.

Além desta grande economia de recursos oferecida pelos provedores, outra vantagem que se apresenta é a de conquistar maior segurança para os processos tecnológicos, uma vez que um dos principais serviços oferecidos são os backups de segurança de dados constantes e a manutenção de sistemas operacionais e softwares atualizados. A responsabilidade que assumem pela integridade de hardwares e dispositivos garante não apenas a proteção desejada, mas uma melhor experiência para os usuários.

No entanto, é essencial alinhar as necessidades da empresa e entender os pontos onde as falhas ocorrem para conquistar a redução do consumo de recursos e segurança buscada. Isso porque, assim, é possível escolher um provedor de serviços gerenciados de melhor qualidade, sabendo quais elementos devem estar presentes nas cláusulas do contrato e entre os acordos de níveis de serviço que a MSP deve garantir.

Especialização de mercado

Enquanto algumas MSPs, em busca de crescimento, tinham como principal foco aumentar o portfólio e diversificar as tecnologias oferecidas, outras buscaram na especialização sua forma principal de alcançar melhor o mercado e de oferecer serviços com qualidade superior.

Entre as que se especializaram, um dos caminhos foi o desenvolvimento na área de segurança. São conhecidas como Managed Security Services Providers (MSSPs) ou provedores de serviços gerenciados de segurança. Esses provedores se destacam por oferecer serviços 24x7, administração de firewall remota e utilização de um portal próprio para disponibilização de dados gerenciados ao cliente.

Outro provedor especializado que surgiu foi o MPSP (Managed Print Services Providers ou Provedor de Serviços Gerenciados de Impressão), com foco em garantir que todos os equipamentos e suplementos necessário para que uma impressão seja feita estejam prontos para quando forem utilizados, eliminando, para seus clientes, a necessidade de comprar equipamentos.

MSPs abrem diversas oportunidades de prestação de serviços e podem ser um modelo de negócios inserido dentro das revendas de TI.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Quais tecnologias estão associadas ao 5G?

Fique por dentro das tecnologias associadas à quinta geração de rede móvel, o 5G. 

Geotecnologias: significado, funcionamento e benefícios

Para empresas de diferentes verticais, as geotecnologias apresentam oportunidades únicas de otimização e inovação.  

4 principais tendências do 5G para o futuro

Confira as principais tendências do 5G para os próximos anos. 

\n", css: '', target: '#hs_form_target_module_1583526946734102_blog_subscribe_250', formData: { cssClass: 'hs-form stacked' } });