Ações de manutenção de sistemas corporativos não são apenas mais suficientes para assegurar uma carreira de sucesso no universo da Tecnologia da Informação. Fique atento às características essenciais para o CIO do futuro.
Uma das poucas coisas que consegue acompanhar a evolução tecnológica é a linguagem utilizada nos negócios. Ela sofre tantas mudanças quanto vemos em máquinas e equipamentos. Atualmente, pode-se perceber que a transformação digital é o novo idioma adotado por grandes líderes corporativos. E, assim, seja através de contratação ou por desenvolvimento de líderes internos, o valor dos CIOs (Chief Information Officer) tem aumentado para as empresas.
De muitas maneiras, são os CIOs quem estão na melhor posição para auxiliar as organizações com uma estratégia efetiva de transformação digital, reunindo pessoas, dados e processos – conectando todos os pontos – para criar modelos de negócios novos e fornecer vantagens competitivas.
Mas quais são os traços de liderança mais valiosos que CIOs precisam ter para uma transformação digital de sucesso? Essa pergunta parece de resposta simples, mas não se engane, é de difícil alcance. Listamos abaixo algumas características valiosas para o perfil de CIOs:
MENTALIDADE DE INOVAÇÃO
Um estudo recente da Economist Intelligence Unit, divisão de pesquisa e análise do The Economist Group, com executivos de empresas, revelou que apenas 7% de seus CIOs são capazes de desempenhar liderança na identificação de oportunidades de inovação. Número relativamente baixo se considerarmos seu valor dentro da consciência de profissionais do setor.
Essa característica, no entanto, ainda não é muito assimilada nem mesmo pelos CEOs (Chief Executive Officer). A mesma pesquisa apontou que 86% deles creditam ações como manutenção e integração de sistemas como principais atividades buscadas por profissionais de TI. Apenas 14% dos líderes de negócio mostraram que a inovação tecnológica também deve ser um dos principais objetivos da equipe responsável pela informação.
A visão de inovação permanente, independente da atual cultura organizacional, contribui para que empresas alcancem com maior efetividade objetivos futuros, preparando as corporações para novos desafios e aumentando sua competitividade de longo prazo.
LIDERANÇA DE INFLUÊNCIA
Adotar novas formas de trabalho mediante a manutenção de padrões das empresas, que buscam sempre a eficiência em custos, pode sufocar iniciativas de inovação e colaboração que têm esses mesmos objetivos.
Uma pesquisa da Deloitte, denominada Pesquisa Global de CIOs, mostrou que 47% desses profissionais, ao analisarem suas próprias competências de liderança, consideraram “influenciar as partes interessadas internas” uma habilidade essencial para um novo status de mudança. No entanto, 64% acreditam que essa é uma característica importante.
A chave para ser um líder influente está em capacitar os profissionais de TI a terem confiança e liberdade de trabalho, criando um ambiente onde ideias criativas são bem recebidas, e não controlando cada movimento de repetição. Assim, é possível impulsionar as melhores práticas de inovação em TI.
SINERGIA COM O NEGÓCIO
Conhecemos a realidade onde aumenta-se as exigências em taxa de proporção inversa ao orçamento. Neste contexto, outra pesquisa da Deloitte revelou que os CIOs entrevistados apontaram uma redução de 11% no orçamento de TI voltado para a inovação. Mas como desempenhar mais inovação com menos recursos?
A resposta está na forte parceria das empresas com seus CIOs, o que ajuda a impulsionar as inovações, concentrando os esforços destes profissionais no desenvolvimento de capacidades que fornecem algum tipo de valor comercial concreto. Ficar atento a novas tecnologias, suas aplicações, com olhar criativo e de sinergia, contribuem para que empresas e colaboradores alcancem seus objetivos.
Mais do que buscar alternativas de retorno para o mercado, o desenvolvimento de um perfil de liderança assegura que objetivos pessoais também sejam alcançados a longo prazo. Seja como profissional interno, ou como revenda prestadora de serviços, desenvolver essas habilidades trará retorno a você mesmo, profissional da área de tecnologia. Portanto, fique atento, invista em conhecimento, esteja aberto a mudanças e utilize a criatividade tanto quanto for possível. Com essas medidas, você alcançara o desenvolvimento profissional ideal, com uma verdadeira reprogramação do mindset, e que é tão procurado por empresas de sucesso.
Escreva seu comentário