Há diversas opções de fornecedores e soluções tecnológicas no mercado. Se as empresas não souberem como escolher, poderão não aproveitar os benefícios das inovações em seus negócios.
A Transformação Digital revolucionou a forma como nos comunicamos, realizamos nossas tarefas pessoais e profissionais, além de modificar a forma como as empresas devem interagir com seus clientes, exigindo que elas se adaptem à nova realidade para continuar ativas no mercado.
Isso tem feito com que empresas de todos os tamanhos e setores invistam cada vez mais em novas tecnologias para aprimorar seus negócios e torná-los digitais. É necessário contar com os recursos tecnológicos certos para conquistar bons resultados e sair na frente da concorrência.
No entanto, para que isso seja possível, é crucial que as organizações utilizem as ferramentas e soluções de TI certas para seu negócio.
O problema é que o número de inovações que surgem no mercado não param de crescer. É possível encontrar ferramentas modernas para desempenhar praticamente qualquer função que a empresa desejar.
Então, como as empresas podem decidir a melhor estratégia para investir em tecnologia e garantir um retorno financeiro real?
Para ajudar os clientes de sua revenda de TI nessa difícil tarefa, preparamos este conteúdo com as principais questões a serem levadas em conta no momento de investir em tecnologia. Não perca.
Qual a importância de se investir em uma infraestrutura de TI?
A infraestrutura de TI abrange todos os recursos tecnológicos utilizados por uma empresa para otimizar seus processos, incluindo computadores, softwares, plataformas, sistemas, enfim todos os aparatos digitais.
Quando todos estes recursos estão em perfeito estado e trabalhando em sintonia, é possível ter uma estrutura de qualidade, capaz de aumentar a eficiência, agilidade e mobilidade dos colaboradores, além de aprimorar as tomadas de decisões organizacionais e o atendimento aos clientes.
Por isso, as organizações precisam investir na aquisição de novos equipamentos, assinaturas de serviços em nuvem, contratação de outsourcing, enfim, nos recursos que podem otimizar suas operações.
Mas como escolher os recursos certos diante de tantas opções? Há alguns critérios que seus clientes podem seguir para investir em TI corretamente, confira a seguir como começar e ter sucesso.
Como acertar em investimentos em TI?
1. Comece pelo básico
Por ser muito complexa, a infraestrutura de TI pode contar com diversos recursos e sistemas e, a todo momento, surgem inúmeras novidades que prometem melhorá-la ainda mais.
Devido a isso, muitas corporações não sabem avaliar quais são os reais impactos dessas inovações para seus negócios. Portanto a primeira dica para se investir corretamente em TI, é começar pelo básico.
No momento de desenvolver o planejamento do orçamento, a empresa deve começar por aspectos simples, identificando em seu dia a dia quais tarefas precisam ser otimizadas e o que precisa ser atualizado para aumentar a eficiência interna.
Não adianta investir em tecnologias super modernas e robustas se a empresa ainda possui gargalos na integração de seus sistemas de comunicação, por exemplo, que são essenciais para a integração das equipes e para as tomadas de decisões.
2. Invista em soluções escaláveis
O objetivo principal de se investir em TI é fazer com que a empresa cresça. Por isso, é necessário contar com soluções que sejam capazes de suportar o aumento das demandas internas e externas vindas da melhoria dos negócios.
Desse modo, é crucial buscar não apenas por soluções que atendam as necessidades atuais da organização, mas por aquelas que consigam suportar as novas demandas que aparecerão a longo prazo.
Para isso, a melhor opção é investir em soluções escaláveis, que possam ser ampliadas conforme os negócios se expandam.
3. Busque por alternativas intuitivas
A tecnologia está presente em toda a rotina corporativa e não apenas no setor de TI. Logo, mesmo aqueles funcionários que não sabem muito sobre o assunto irão utilizar as soluções inovadoras adquiridas.
Por isso, se a organização investir em ferramentas complexas, os colaboradores terão dificuldade para utilizá-las, não conseguindo aproveitar todos os seus benefícios.
Agora, ao buscar alternativas intuitivas, é possível que a equipe utilize todos os seus recursos e explore suas funcionalidades da melhor forma possível e sem a necessidade de se investir em treinamentos e capacitação.
4. Faça muita pesquisa de mercado
Há diversas opções de fornecedores disponíveis no mercado. No entanto, para identificar o produto certo e parceiro confiável para os negócios, as empresas precisam realizar pesquisas minuciosas sobre as diferentes opções.
Procure identificar quais produtos são capazes de atender as demandas da empresa e podem trazer os melhores resultados. Além disso, é fundamental pesquisar sobre a reputação dos fornecedores.
Estes são os primeiros passos para conseguir realizar um investimento em TI de sucesso. Portanto, sua revenda deve conhecê-los a fundo para oferecer as melhores soluções e o direcionamento certo para auxiliar os clientes nessa missão.
Escreva seu comentário