Cada empresa deve avaliar suas características e metas antes da contratação de um ou de outro.
Multicloud é a combinação de Nuvens Públicas, Privadas e Híbridas, utilizando vários provedores de Cloud. Tem sido uma escolha muito comum entre as empresas que querem se beneficiar do que cada fornecedor tem de melhor para ampliar o potencial das estratégias em Nuvem.
De acordo com a IDC, 84% dos executivos que participaram recentemente de uma pesquisa, esperam usar multicloud. Os motivos variam entre a necessidade do aumento de receita, redução de custos ou simplificar a infraestrutura de TI.
O grande desafio da Multicloud, entretanto, é justamente gerenciar toda a complexidade formada. São diferentes linguagens, interfaces, funções, formatações e serviços que cada provedor oferece, tudo ao mesmo tempo. Nada, porém, que uma equipe organizada não consiga coordenar.
Já a opção híbrida responde ao questionamento entre as preocupações dos usuários entre Nuvem Pública ou Privada em como é possível escolher entre os dois modelos a forma mais eficiente e adequada para alocar as cargas de trabalho das empresas.
O gerenciamento de dados na Hybrid Cloud também é um desafio, uma vez que a formação do banco de dados vai depender do agrupamento de informações que precisam estar seguras e conectadas mesmo provenientes de diferentes plataformas.
Vantagens da Multicloud
A flexibilidade de recursos é uma das grandes vantagens desta decisão para a gestão de TI. Como a empresa vai utilizar o benefício de cada tipo de Nuvem para o seu negócio, a estrutura fica customizada, atendendo de forma pontual as necessidades do negócio.
Outra vantagem são os suportes que serão oferecidos pelos fornecedores. Cada um deles vai ajudar na gestão de uma demanda da empresa, tendo sempre um profissional acompanhando a evolução da rede, transformando a Nuvem corporativa em TI como serviço.
Vantagens da Hybrid Cloud
Um dos pontos positivos da Nuvem Híbrida é a possibilidade de programar a carga de trabalho, ganhando escalabilidade com a Nuvem Pública e mais segurança para dados mais estratégicos com a Nuvem Privada, o que significa que em um ambiente único é possível utilizar dois tipos de nuvens para finalidades distintas.
Além disso, neste contexto os fornecedores garantem reações mais rápidas às mudanças do mercado, otimização de processos e iniciação de projetos com mais rapidez.
Multicloud x Hybrid Cloud
A escolha por uma opção ou outra deve considerar entre alguns fatores o perfil da equipe que fará a gestão das informações. Se é uma equipe com capacidade de organização, que trabalhe de forma coordenada, o Multicloud pode ser uma ótima opção.
Outro fator são os custos envolvidos, as demandas que devem ser atendidas, a necessidade de segurança dos dados mais estratégicos, a necessidade de flexibilidade dos usuários, enfim, várias possibilidades.
O mercado indica mais o Multicloud para empresas de maior porte, com maior flexibilidade e que tenham uma equipe de TI interna. Já para micro e pequenas empresas, que às vezes não contam com equipe de especialistas, a Nuvem Híbrida já será capaz de atender a complexidade do negócio.
O importante é saber que a Computação em Nuvem é um grande diferencial competitivo e dificilmente empresas que exigem flexibilidade conseguirão se manter no mercado sem a contratação de algum tipo de serviço em cloud.
Uma pesquisa da Harvard Business Review aponta que quanto mais a Cloud Computing se torna confiável, mais as empresas conseguem se adaptar e perceber os seus benefícios. O estudo ainda aponta que 40% dos 452 executivos de TI entrevistados garantiram que o uso de Nuvem aumentou a receita da empresa em que atuam e 36% afirmaram que a margem de lucro subiu a partir do uso desta tecnologia.
Escreva seu comentário