Saiba por que o centro de dados é um dos recursos requisitados por essa nova realidade após a transformação digital.
Atualmente, as empresas têm investido em novas tecnologias para acompanhar a transformação digital e se manter no mercado. Elas estão se redefinindo para aproveitar todas as vantagens e potencialidades que essas ferramentas e tendências tecnológicas podem proporcionar.
O conceito de indústria 4.0 tem se tornado ainda mais frequente nesse cenário. Na prática, consiste no processo de digitalização das empresas, em que múltiplos dispositivos são conectados à rede corporativa, além de novos sistemas e plataformas que são adotados na rotina de trabalho.
Nessa nova realidade, as organizações passaram a implementar diferentes aplicações que contém tecnologias capazes de compartilhar inteligência com as pessoas, exigindo muito esforço da equipe de TI e, principalmente, dos Data Centers corporativos.
Os Data Centers são essenciais nessa evolução e, cada vez mais, precisam ter capacidade para lidar com o aumento das demandas operacionais. Com a chegada da quarta revolução industrial, as empresas precisam de maior capacidade em seus centros de dados, os quais assumirão um papel de destaque na estratégia de negócios.
Para dar conta de todas essas transformações, os Data Centers precisarão enfrentar diversos desafios, uma vez que passarão a ver as aplicações como um todo. O departamento de TI precisará trabalhar de forma integrada com os processos de negócios, além de terem que construir redes capazes de lidar com os novos dispositivos conectados.
Portanto, para que seus clientes consigam acompanhar todas as evoluções da indústria 4.0, preparamos este artigo para que sua revenda seja capaz de auxiliá-los no processo. Confira, a seguir, a realidade por trás desse novo modelo industrial e quais seus impactos para as empresas.
Qual a relação entre Data Center e indústria 4.0?
A indústria 4.0 tem como principal pilar a Internet das Coisas e abrange redes físicas de objetos, sistemas, plataformas e aplicações capazes de se comunicar e compartilhar inteligência uma com as outras, com o ambiente externo e com as pessoas.
Isso vai exigir muito esforço das empresas e equipes de TI, inclusive dos Data Centers corporativos. Por isso, os negócios precisarão investir na construção de redes capazes de lidar com o fluxo dos novos dispositivos conectados, além de ter que lidar com diversos requisitos mais rigorosos, como as exigências de maior largura de banda e melhor latência.
Para acompanhar todas as transformações vindas com a indústria 4.0, os Data Centers deverão aproveitar seus próprios processos de evolução tecnológica. Toda a sua infraestrutura está evoluindo de forma natural em relação a servidores, redes e storage.
Os Data Centers que antes eram restritos apenas às atividades de TI, com a chegada da quarta revolução industrial, passam a ser explorados pelas novas fábricas inteligentes.
Isso irá acontecer, pois todas as tecnologias e sistemas de produção inteligentes que passarão a ser utilizados na nova indústria serão alocados e gerenciados por meio de uma plataforma única de serviços.
Assim, os Data Centers se tornarão o centro da produção industrial, otimizando a visualização de todas as aplicações utilizadas na indústria como um todo.
Como você pôde ver, o Data Center terá, cada vez mais, um papel de destaque para que as empresas possam ter sucesso na nova realidade da indústria 4.0. Portanto, é função de sua revenda de TI garantir que a empresa de seus clientes seja capaz de acompanhar essas transformações e ser bem-sucedida.
Escreva seu comentário