BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Data analytics: o que é e quais as principais tendências?

  • Categoria:

    Big Data

    | Tempo para ler: 5 min

Contar com ferramentas ágeis e inteligentes para realizar análises de dados aprimoradas é cada vez mais importante para os negócios.


Data Analytics, ou Análise de Dados em português, é uma ciência responsável por examinar enormes volumes de dados brutos para detectar padrões, insights e, assim, ser capaz de extrair conclusões precisas e inteligentes.

Esse processo tornou-se extremamente útil para as organizações, visto que a informação passou a ser um ativo de alto valor. É necessário saber lidar com o enorme fluxo de dados gerados pela sociedade e ser capaz de transformá-los em insights relevantes para os negócios.

Diante dessa economia baseada em dados, as empresas precisam realizar cada vez mais análises de dados eficientes e ágeis para aplicar em seus processos e acompanhar o mercado competitivo atual. Por isso contar com o Data Analytics passou a ser um diferencial estratégico.

Os clientes de sua revenda de TI já o utilizam em seus negócios? Entenda melhor a seguir como esse processo funciona e quais são as principais tendências sobre ele para este ano.

O que é Data Analytics?

Como já citamos anteriormente, Data Analytics é uma ciência capaz de lidar com grandes massas de dados brutos para gerar informações de valor que podem ser utilizadas pelas empresas em suas tomadas de decisões.

Por meio dessas análises de dados efetivas, as empresas podem melhorar a produtividade de seus colaboradores e processos de trabalho, adquirir insights valiosos sobre tendências de mercado, comportamento de consumidores, enfim, é possível determinar propósitos específicos.

O Data Analytics, geralmente, segue uma sequência de etapas: coleta, organização, análise, desenvolvimento de algoritmos, visualização e, por fim, a geração de resultados. A partir disso, é possível identificar os melhores caminhos a serem seguidos em determinadas situações.

Quais as vantagens do Data Analytics?

Esse processo tem ajudado cada vez mais empresas a aproveitarem os seus dados para identificar novas oportunidades e agregar valor aos negócios. Por isso é possível utilizá-lo de diferentes formas e proporcionar grandes vantagens.

Há diversas vantagens em se utilizar o Data Analytics nos negócios, confira as principais:

Redução de custos

As empresas que utilizam essa tecnologia podem identificar formas mais eficientes para utilizar seus recursos, evitar desperdícios, corrigir gargalos em processos e, assim, economizar.

Monitoramento do mercado

A partir dos resultados das análises é possível acompanhar o comportamento dos clientes e se antecipar às novas demandas e necessidades dos mercado para sair na frente dos concorrente.

Inteligência em tempo real

Por meio do Data Analytics é possível realizar análises constantes e em tempo real, monitorando os elementos essenciais da organização para sempre otimizar seus resultados.

Satisfação dos clientes

Graças às análises, as empresas podem avaliar as necessidades e a satisfação dos clientes diariamente. Desse modo é possível oferecer o que eles realmente desejam.

Simplificação de cenários

Ao gerar insights úteis que podem influenciar as tomadas de decisões, as práticas de Data Analytics podem ajudar a transformar as ações estratégicas para todas as áreas da empresa.

New call-to-action

Quais as tendências de Data Analytics para os próximos anos?

Devido às suas tantas vantagens, o uso de Data Analytics tende a aumentar cada vez mais. As empresas têm redobrando suas atenções para o desenvolvimento de arquiteturas mais inteligentes no uso de dados e insights. Por isso, a presença dessa tecnologia ganhará ainda mais espaço no mercado.

Para os próximos anos, a tendência é de que tecnologias emergentes como o Machine Learning e Deep Learning elevem o uso do Data Analytics, potencializando ainda mais suas análises.

A capacidade do Deep Learning de prever e entender o comportamento humano irá contribuir para o aprofundamento das análises, tornando-as mais inteligentes e precisas.

Desse modo, os processos de Analytics terão maior influência nos resultados das empresas, o que irá proporcionar uma maior integração entre a TI e os demais setores das empresas.

Junto às outras áreas, as análises irão contribuir com a utilização de dados para melhorar os resultados e a agregar valor aos negócios, o que irá gerar um grande diferencial competitivo, acelerando a eficiência operacional e a inovação da empresa.

De acordo com o Gartner, até 2023 mais de 80% das estratégias de Data Analytics exigirão mudanças na formação das equipes, necessitando uma verdadeira transformação cultural, focada em dados e na geração de valor para os negócios.

Será necessário que as empresas invistam em treinamentos e incentivo para engajar os colaboradores na elaboração de soluções, produtos e serviços orientados por dados. Assim, será possível impulsionar os investimentos em tecnologia, extraindo melhores oportunidades a partir das informações.

Como você pôde perceber, devido ao aumento recorrente no volume de informações, encontrar formas que otimizem as análises de dados tem se tornado um ponto fundamental para garantir o futuro de qualquer empreendimento.

Nesse sentido, nos próximos anos, as empresas ampliarão a utilização de sistemas de inteligência contínua, como o Data Analytics. Ao apostar nessa tecnologia será possível contar com inúmeras formas de extrair insights estratégicos para melhorar ainda mais os resultados dos negócios

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados