BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como superar os desafios do gerenciamento de dados corporativos?

As empresas estão lidando com um excesso de informações cada vez maior. Devido a isso, novos desafios relacionados ao gerenciamento de dados surgiram. Veja quais são eles e como superá-los. 

A Transformação Digital e a resiliência empresarial acarretaram uma alta demanda de dados sendo gerada diariamente, enquanto a infraestrutura de rede mostra-se cada vez mais complexa e distribuída. Em virtude disso, estabelecer uma estratégia coerente de gerenciamento deixou de ser uma alternativa e passou a ser uma necessidade, principalmente para as organizações que dependem cada vez mais de ativos intangíveis para criar valor.  

Nesse conteúdo você acompanhará os seguintes tópicos: 

  • Quais desafios de gerenciamento de dados corporativos as empresas devem enfrentar?  
  • Como superar esses desafios? 

Grande parte dos desafios de gerenciamento, atualmente, origina-se do ritmo mais acelerado dos negócios e da crescente proliferação de informações. Por isso, o gerenciamento de dados corporativos consiste na prática de coletar, armazenar e usar informações de maneira segura, eficiente e econômica. É uma estratégia inteligente que visa auxiliar os processos e otimizar o uso de dados para que as empresas consigam tomar decisões melhores. 

Realizar a gestão de dados, ainda que proporcione inúmeras vantagens para as empresas, envolve também uma série de tarefas, ações, políticas, procedimentos e práticas, abrangendo fatores como o armazenamento de informações em várias nuvens, por exemplo.  

Veja outros artigos que possam te interessar: 

A velocidade e o volume de dados sempre em ampliação, no entanto, estão pressionando as empresas a buscarem ferramentas e serviços de gerenciamento mais eficazes para se manterem atualizadas e protegidas. Isso significa que desafios precisam ser enfrentados. Saiba mais: 

Quais desafios de gerenciamento de dados corporativos as empresas devem enfrentar? 

As corporações que quiserem gerenciar seus dados corretamente, deverão lidar com as seguintes dificuldades: 

Estabelecer a segurança dos dados 

Muitas corporações ainda contam com um data center físico para armazenar os dados e informações corporativas. Embora essa tecnologia ainda seja, muitas vezes, eficaz, os líderes têm encontrado dificuldades cada vez maiores, como falhas de segurança, por exemplo. Devido a isso, as empresas que desejam manter essa abordagem em seus negócios devem adotar boas práticas, controlando quem tem acesso as máquinas, estabelecendo estratégias de bloqueio de acesso, além de fornecer treinamentos e realizar backups constantes.    

Manter os níveis de desempenho das equipes 

Com a implementação do trabalho híbrido, as empresas enfrentaram dificuldades ao mover os negócios e adotar ferramentas para dar continuidade aos processos corporativos. Armazenar dados em um data center físico, quando existe uma série de colaboradores trabalhando em home office, por exemplo, pode gerar problemas e desencadear o vazamento de informações sigilosas, uma vez que as equipes estarão acessando os projetos, simultaneamente, de diferentes dispositivos e redes domésticas.  

Lidar com custos elevados 

Os data centers costumam demandar custos mais elevados do que outros sistemas, pois precisam de uma série de fatores e recursos para funcionarem adequadamente. Consomem grande quantidade de energia — principalmente em razão da refrigeração do ambiente —, além do funcionamento de servidores e demais equipamentos, por exemplo.  

Usufruir de sistemas ineficientes pode provocar prejuízos significativos para as empresas, gerando despesas cada vez mais elevadas. Além disso, esse investimento não garante alta performance e bom desempenho, fazendo com que as corporações gastem muito, aproveitando pouco. 

Quero experimentar

Como superar os desafios? 

Independentemente de suas vantagens e benefícios, é cada vez mais evidente que as complexidades do gerenciamento de dados no data center têm atrapalhado o desempenho das empresas. Essa gestão de informações deve ser flexível, escalável e simplificada para otimizar os processos e facilitar na procura, no uso e no armazenamento de dados. 

Para enfrentar os desafios de gerenciamento neste cenário, as equipes de TI precisam determinar uma estratégia eficiente para não perder o ritmo dos negócios e manter-se sempre à frente. Isso significa que também é preciso contar com um parceiro tecnológico que consiga oferecer soluções mais adequadas, dinâmicas e capazes de antecipar tendências com agilidade, garantindo os mais altos níveis de desempenho e conformidade. 

A ideia é se desprender de um ambiente físico e mover seus dados corporativos para a multicloud para atender a todas as demandas de acordo com as necessidades do empreendimento. Seu modelo de computação em nuvem pode maximizar a capacidade produtiva das empresas, promover mais flexibilidade nas estratégias de TI e otimizar a segurança dos dados, além de melhorar as atividades sem aumentar gradativamente os custos operacionais. 

Também é válido pensar que embora múltiplas nuvens sejam indispensáveis neste momento, a melhor maneira de solucionar eventuais problemas e mitigar os riscos, é adotando uma solução de gerenciamento unificada, que oferece todos os recursos necessários em um único dashboard, intuitivo e completo.   

O dashboard ajuda a gerenciar o ciclo de vida de serviços operacionais, unindo diferentes recursos em um único painel, sem que as empresas precisem adquiri-los separadamente. Trata-se de uma abordagem convergente para operações de rede de nuvem híbrida, simplificando as complexidades e otimizando o gerenciamento do data center, por meio de uma interface simples e intuitiva. 

Em conclusão, entendemos que o Data center digital e Multicloud são conceitos tecnológicos que fazem todo o sentido para as empresas modernas que visam armazenar, filtrar e utilizar dados corporativos com mais segurança e facilidade. No entanto, assim como quaisquer outros serviços em aprimoramento, acompanham desafios que precisam ser enfrentados.  

Felizmente, é possível enfrentar as complexidades provocadas pela Transformação Digital, contando com um provedor de soluções responsável, dinâmico e que proporcione os recursos certos para otimizar as atividades e processos, além de mover dados sensíveis e informações com responsabilidade, agilidade e praticidade.  

É a melhor alternativa para enfrentar as dificuldades das mudanças tecnológicas que estão surgindo dia após dia, ao mesmo tempo em que mantêm os dados corporativos em um ambiente mais seguro e flexível, podendo contar com recursos adequados para determinadas demandas e necessidades. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Oportunidades e riscos da internacionalização de soluções de TI

Tudo o que sua revenda precisa saber sobre a internacionalização de soluções de TI está aqui! 

3 boas práticas para otimizar seu portfólio de serviços de TI

Potencialize o sucesso da sua revenda: veja estratégias para tornar suas ofertas mais atrativas para seus clientes. 

Dados escaláveis: o que são e por que desbloqueá-los?

Acompanhe o artigo para descobrir a importância dos dados escaláveis para os negócios.