BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como preparar o Data Center para a hiperconvergência?

Criar uma estratégia de adoção adequada aos negócios é essencial para que a TI consiga implementar essa tecnologia com sucesso.

 

Como preparar o Data Center para a hiperconvergência?

 

A infraestrutura hiperconvergente (HCI) é a junção dos principais componentes virtuais e físicos da TI corporativa. Ela representa uma transformação no gerenciamento da TI e permite que o Data Center seja modernizado.

A tecnologia HCI está revolucionando os ambientes dos Data Centers graças a combinação da computação, armazenamento, virtualização e rede em uma única plataforma. Esse conceito impacta significativamente a TI, pois permite simplificar o gerenciamento e garante maior agilidade às operações.

Esse modelo possibilita uma mudança no papel do servidor, que deixa de ser um componente estático, tornando-se um recurso totalmente integrado que combina hardware e software. Assim, passa a atuar como um componente dinâmico e escalável.

Para que seja possível implementar a hiperconvergência, o departamento de TI deve estar pronto para diversas mudanças e considerar alguns fatores para encontrar a solução adequada.

Algumas etapas do processo são parecidas com a instalação de plataformas de virtualização já conhecidas pelos profissionais de TI, o que torna parte do processo mais simples de ser realizada. Enquanto outras delas são mais específicas.

O primeiro ponto de atenção é certificar-se de que a plataforma SDS (Software Defined Storage) pré-configurada no equipamento avaliado é flexível, escalável e de fácil administração. A TI também deve identificar se a infraestrutura é capaz de atender aos requisitos de performance e proteção de dados necessários para suportar todas as aplicações a serem implementadas.

Uma das preocupações a ser levada em conta está relacionada à escalabilidade da solução e aos custos de licenças associados. É preciso identificar os impactos de médio e longo prazo no ciclo de vida da solução e seus investimentos.

Além disso, é necessário preparar o conjunto de VMs existentes para a migração. Organizá-las facilita o processo, pois a instalação de HCI envolve a movimentação das VMs de uma plataforma para outra.

Os administradores de TI devem examinar as VMs existentes e identificar seus snapshots, que só devem existir durante os backups. Além disso, a TI precisa definir quais VMs serão mantidas, verificar cada armazenamento de dados e arquivos de disco que não estejam registrados em ferramentas de gerenciamento, entre outras tarefas.

A migração para HCI envolve a transferência de VMs de servidores de armazenamento tradicionais para a nova plataforma. As VMs precisam ser preparadas para serem acessíveis tanto para os servidores de saída como para os novos ambientes.

Os administradores também devem preparar a infraestrutura física para a HCI. É necessário ter espaço em racks para os novos nós. A nova estrutura também deve estar no local antes que a plataforma antiga possa ser removida.

Além disso, a TI precisa revisar seus métodos de proteção, pois a maioria dos produtos HCI possuem tecnologias de backup e replicação. Por causa disso, os processos de cópia de dados existentes podem ser reduzidos ou retirados quando as ferramentas HCI estiverem no lugar.

A Hiperconvergência é uma ótima opção para organizações que procuram aprimorar seus negócios. Ela leva a convergência tradicional a um novo nível, permitindo às empresas mais agilidade e simplicidade no gerenciamento de seus Data Centers. Entretanto, é fundamental que exista um bom planejamento definido pela TI em conjunto com o provedor dos serviços para que todos os benefícios sejam aproveitados.

 

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

\n", css: '', target: '#hs_form_target_module_1583526946734102_blog_subscribe_6606', formData: { cssClass: 'hs-form stacked' } });