BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como ferramentas de chatbot podem ajudar empresas?

Esse software é capaz de personalizar o atendimento aos consumidores, oferecendo uma melhor experiência de compra. 

 

Como ferramentas de chatbot podem ajudar empresas?

 

 

Os clientes têm exigido das empresas cada vez mais uma experiência personalizada e ágil. Aquela corporação que não é capaz de fornecer o melhor atendimento, acaba ficando para trás de suas concorrentes.

Graças a evolução da tecnologia, as empresas passaram a contar com diferentes ferramentas modernas para atender seus clientes de forma aprimorada e lidar com o grande fluxo de informações geradas por eles.

Um tipo de ferramenta que tem se popularizado entre as organizações para melhorar a experiência de seus consumidores é o aplicativo com interface conversacional.

Os sistemas conversacionais são assistentes virtuais que utilizam interfaces de comunicação para interagir com usuários. Eles são capazes de conversar por meio de frases escritas e orais, além de ter a capacidade receber e dar comandos.

O chatbot é um assistente virtual já bem conhecido entre as empresas. É um software que utiliza a Inteligência Artificial para interagir com os seres humanos. Em suas versões mais básicas, oferece respostas prontas e realiza ações simples. Já os chatbots mais avançados são capazes de explorar a fundo a inteligência artificial e o Machine Learning.

 



Por meio dessa ferramenta, as empresas conseguem automatizar processos, tornando o atendimento aos clientes mais ágil e personalizado. Assim, os consumidores ganham rapidez e a melhor experiência que tanto têm buscado.


Como as ferramentas de chatbot funcionam?


Os chatbots funcionam como uma alternativa para melhorar a experiência do usuário na interação com uma marca, seja para novas compras, dúvidas ou solução de problemas.

Por meio da Inteligência Artificial, os chatbots coletam e analisam dados, aprendendo com exemplos de atendimentos anteriores e interagindo em conversas reais. A partir desse processo de aprendizado, eles conseguem se atualizar automaticamente, aumentando o número de respostas e frases que conseguem armazenar.

Ele pode ser instalado no site da empresa, em aplicativos próprios ou naqueles mais utilizados pelos usuários como o Facebook Messenger, dependendo do público e das necessidades da empresa.

O atendimento realizado pelo chatbot já pode até ser mais humanizado. Por meio do Machine Learning, ele se torna cada vez mais natural.


Como o chatbot pode ajudar as empresas?


A implementação dessa ferramenta pode trazer diversos benefícios estratégicos para os negócios, além de otimizar o relacionamento com os clientes. Confira a seguir como o chatbot pode ajudar as empresas:


1. Economia

Ao contar com o atendimento via chatbot, a empresa pode reduzir o número de funcionários dedicados a realizarem o atendimento ao público. Além disso, conseguem eliminar gastos com outros sistemas de atendimento ao consumidor e dispensar a compra de diversos equipamentos, como telefones e computadores.


2. Escalabilidade

Os chatbots são softwares automáticos, disponíveis 24 horas por dia para realizarem o atendimento ao público. Eles conseguem atender o aumento de consumidores quando há aumento na demanda, permitindo que um grande número de atendimentos simultâneos.


3. Personalização

Cada empresa tem suas especificidades, os chatbots são capazes de se adaptar às necessidades de cada negócio. Dessa forma, a organização consegue personalizar seu sistema conversacional de acordo com o perfil de seu público-alvo, tornando-se mais próxima de seus consumidores.


4. Engajamento

A empresa pode programar seu chatbot para interagir com o público-alvo nas redes sociais. Assim, é capaz de aumentar o engajamento com os clientes.


5. Atendimento

A qualidade do atendimento ao cliente aumenta com o uso do chatbot, pois ele utiliza a Inteligência Artificial para conseguir as melhores informações para tirar dúvidas e transmitir dados sobre produtos e serviços. Além disso, ao aprender com o histórico e perfil do usuário, ele consegue aproximar o consumidor da compra, tornando-a mais pessoal e personalizada.

 

6. Integração

A empresa pode realizar a integração de seu chatbot com seus sistemas operacionais. Dessa forma, poderão eliminar demandas manuais, como o mapeamento de processos de compra. Os funcionários passam a conseguir acompanhar o status de progresso em tempo real da compra de cada cliente de forma simples.

Como você pode ver, o chatbot pode otimizar a rotina da empresa, eliminando diversas tarefas que antes tomavam muito tempo de seus funcionários e, agora podem ser realizadas automaticamente. Ele é capaz de melhorar a experiência dos consumidores, que se sentirão mais satisfeitos a efetuarem uma compra, aumentando as chances de voltarem a fazer negócio com a empresa.

 

Ransomware - como proteger seus clientes
RANSOMWARE: COMO PROTEGER A EMPRESA DE SEUS CLIENTES

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são robôs humanoides? Saiba tudo sobre essa inovação

Segundo a MarketsandMarkets, o mercado de robôs humanoides está projetado para crescer de US$ 2,03 bilhões em 2024 para US$ 13,25 bilhões até 2029. 

5 dicas para ter uma empresa de TI mais sustentável

As empresas que buscam ser mais sustentáveis no setor de TI devem seguir essas cinco estratégias. 

Data Lake: compreenda a inovação e seus impactos positivos

Explore o conceito de Data Lake e entenda como essa solução inovadora permite armazenar dados em seu formato original, proporcionando flexibilidade e eficiência para análises avançadas.