Confira os pontos a serem avaliados na hora de comprar e implementar um VoIP na sua empresa.
A tecnologia VoIP é um sistema de telefonia para negócios que transformou o mundo da telecomunicação, trazendo a comunicação por voz para a Internet. Esse sistema facilitou a realização de chamadas telefônicas utilizando uma conexão de Internet.
Um bom exemplo de como a tecnologia VoIP é interessante é que um colaborador pode levar um telefone VoIP para uma viagem de negócios e conectar esse dispositivo à Internet para receber e realizar ligações. Para isso, basta uma rede com conexão estável e rápida. Outra vantagem é a integração com serviços de conversação de vídeo, compartilhamento de arquivos, mensagens instantâneas, conferência a três, redirecionamento de chamadas, identificador de chamadas, entre outros serviços.
No entanto, devido ao desenvolvimento relativamente recente do sistema, os serviços ainda não são perfeitos. Ainda assim, boa parte dos problemas podem ser evitados através de uma boa pesquisa e escolha de provedores e do sistema.
Veja abaixo 5 preocupações que devem ser avaliadas na hora de comprar um sistema de telefonia VoIP.
1- Planeje bastante
Antes de começar a pesquisar sistemas de telefonia baseada em IP, é preciso entender bem os recursos e capacidades de serviço que sua empresa e seus colaboradores necessitam. A empresa precisa de um assistente automático, correio de voz, ou encaminhamento de chamadas?
Saber quais recursos você mais utiliza e que pode vir a utilizar no futuro irá ajudar a determinar qual sistema de telefonia consegue suprir as necessidades da sua empresa.
2- Tenha um suporte para o protocolo de nova sessão (SIP)
O protocolo de nova sessão (SIP) é um protocolo de sinalização usado para controlar sessões de comunicação com IP. Sistemas de telefonia VoIP baseados em SIP podem fornecer funcionalidades adicionais, tais como a habilidade de fazer conferências com múltiplos usuários e ativar a opção clique-para-conversar em páginas da web. Isso aumenta o valor e a utilidade do sistema de telefonia, além de permitir que sua empresa atenda seus clientes de uma forma mais otimizada.
3- Há muito barulho na linha
O sistema de telefonia VoIP já melhorou muito desde que a tecnologia surgiu, mas ainda não atingiu a entrega quase perfeita dos telefones da rede pública de telefonia comutada. Ainda assim, há várias coisas que você pode fazer, para melhorar a qualidade do som:
• Garanta que você tenha uma boa conexão de Internet. Se a sua empresa ainda está utilizando um sistema dial-up, a qualidade de voz do seu sistema VoIP será bastante baixa. Quanto mais ampla sua banda larga for, maior a qualidade de voz.
• Verifique se a frequência do seu telefone IP não está causando interferência em outro equipamento VoIP.
• Garanta que o equipamento VoIP não seja seu inimigo: um roteador situado muito próximo do seu adaptador de telefone analógico pode criar um feedback elétrico. Isso é facilmente evitado quando você coloca esses dois equipamentos um longe do outro, cortando possíveis ecos, chamadas perdidas e voz com falhas.
• Verifique seu hardware. Para que o sistema VoIP tenha boa qualidade de comunicação, é necessário um equipamento de qualidade.
4- Minha rede atual vai dar conta do VoIP?
Verifique com o seu provedor de Internet se você tem largura de banda suficiente antes de tentar implementar o VoIP, se não você provavelmente enfrentará problemas com o funcionamento do sistema.
Antes de comprar um sistema, você precisa ter certeza da largura de banda atual da companhia, quantos Kbps um sistema VoIP vai consumir (provavelmente 64 Kbps), aproximadamente quantas chamadas VoIP serão feitas e o que será necessário executar em simultâneo com o seu sistema VoIP.
Se você quiser fazer um teste inicial para verificar quais serão os requisitos, você pode acessar softwares de teste de velocidade de banda. É essencial saber todos os custos envolvidos em qualquer atualização de sistemas.
5- O que acontece quando há falta de energia?
Se há falta de energia na área da sua empresa e isso desliga a rede de computadores, você também vai perder as capacidades de VoIP. A maior parte dos negócios já possuem um plano de suporte para os computadores e sua empresa vai precisar de um para o sistema VoIP também.
Diversos provedores de Internet já estão lidando com esse problema de energia, então é interessante verificar se eles possuem uma solução que pode beneficiar tanto seu sistema VoIP quanto seus computadores. Mas mesmo que eles consigam fornecer essa solução, uma opção sensata é a de manter algum tipo de fonte de energia local, como uma unidade de no-break de baixo custo (UPS). Ele deve conseguir suprir a necessidade de energia e manter o sistema rodando por algumas horas, dependendo do quanto sua empresa precisa de energia.
Fabricantes de UPS individuais incluem um gráfico para mostrar quanto tempo a unidade pode aguentar, com base em uma potência particular. Vale a pena conferir exatamente o quão rápido ele faz a transição do suprimento de energia comum para o no-break, pois pode valer a pena investir em UPS com maior qualidade para garantir uma transição imperceptível.
Se você possui um sistema de alarmes de segurança ou de fogo que estão ligados diretamente ao atendimento de emergência (polícia e bombeiros) por meio de um serviço de telefonia VoIP, a queda de energia vai afetar isso também. Na verdade, seu sistema de alarme certamente deve ter uma bateria reserva própria, mas se não tiver, o UPS cuida disso.
Há duas outras opções para manter seu sistema VoIP no caso de uma queda de energia. Uma delas é manter o serviço básico com a companhia de telefonia e a outra é utilizar celulares. Se caso você e seus colaboradores já utilizem celulares corporativos, não há nenhum custo extra envolvido nessa opção.
Escreva seu comentário