Muitos projetos de TI fracassam por não apresentar os resultados esperados.
Erros e falhas. Duas coisas que ninguém gosta e todo mundo tenta evitar. Infelizmente, tem sido um tópico popular de discussão em vários grupos do LinkedIn com experiência em tecnologia nas últimas semanas. As pessoas continuam perguntando: "Como interrompo um projeto de TI com falha?"
Apesar da crescente importância da tecnologia da informação para o local de trabalho, é fato que muitos projetos de TI fracassam por não apresentarem os resultados esperados ou exceder o orçamento e o cronograma.
Antes que um gerente técnico possa descobrir como interromper um projeto com falha, primeiro ele precisa entender os motivos comuns pelos quais um projeto de tecnologia falha. Assim que entenderem, poderão descobrir quais aspectos do projeto precisam de mais atenção.
Vamos ver, a seguir, 7 razões comuns para os projetos falharem e o que você pode fazer para evitar.
1. Má comunicação
Existem inúmeras pessoas envolvidas em qualquer projeto de TI, e manter as linhas de comunicação abertas entre todas essas pessoas se torna difícil. Isso tem implicações negativas para o projeto. A má comunicação leva à falta de
- Clareza sobre papéis e responsabilidades;
- Compreensão dos requisitos do projeto;
- Gerenciamento de requisitos do projeto.
Para garantir que todos estejam atualizados sobre os requisitos do projeto, bem como seu papel em cumpri-los, a comunicação entre todas as partes precisa ser frequente, independentemente de sua posição na escada corporativa.
2. Não consegue definir o problema
Muitas vezes, as empresas se apressam em encontrar a solução para um problema sem realmente entender o problema. Frequentemente, deixam de levar em consideração os fatores subjacentes que, após análise, alteram a natureza do problema.
Se você não souber lidar bem com o problema, certamente não encontrará uma boa solução. Você precisa entender o problema de negócios de todos os lados antes de encontrar uma solução que realmente melhore as práticas de negócios.
3. Falta de liderança e responsabilidade
Os gerentes de projetos assumem o comando das pessoas, processos e ferramentas digitais para levar as implementações de tecnologia a uma conclusão positiva. Os resultados falam por si; as empresas que investem em gerenciamento de projetos têm um ROI incrivelmente alto, variando de 250 a 500%.
A solução aqui é a seguinte: designe um gerente de projeto dedicado, ou mesmo uma equipe do seu departamento de gerenciamento de mudanças. Eles vão supervisionar o projeto de tecnologia do início ao fim e verão ele e seus funcionários em casa em segurança.
4. Mau planejamento
Há um ditado que diz: o planejamento adequado evita o desempenho ruim. Isso certamente é verdade nos projetos de TI. Eles precisam de muito planejamento para obter sucesso.
Infelizmente, um bom número de departamentos de tecnologia não é paciente. Eles não levam tempo, ou o suficiente, para se sentar e descobrir como atingir seus objetivos. Como resultado, seus planos estão cheios de problemas como:
- Ter um escopo ou objetivo inadequado;
- Não levar em consideração tempo ou dinheiro suficientes.
Um plano adequado possui regras, processos, ferramentas e software. Erra do lado da cautela ao estimar e designa as pessoas certas para a função correta no projeto.
5. Não usar as tecnologias certas
Há duas razões pelas quais um projeto pode falhar tecnicamente:
- Usar algo, como um idioma, que não é o melhor para um projeto. Isso geralmente acontece devido à preferência de um líder de equipe. Verifique se a tecnologia está alinhada com o que é melhor para o programa;
- Os tecnólogos que estão trabalhando no projeto não têm experiência ou conhecimento para desempenhar suas funções. Isso significa que você não pode distribuir papéis sem pensar muito. Certifique-se de que cada pessoa tenha um papel que seja capaz de cumprir.
6. Fazer poucos testes
Mesmo se você estiver testando, pode não estar fazendo o suficiente, bem ou no momento certo. Sem um processo de teste regular e diligente, o status desse projeto não será visível.
Como resultado, você não saberá o que realmente está acontecendo ou como resolver os problemas que estão surgindo. Teste, teste, teste se você deseja impedir que seu projeto falhe.
7. Tentar tornar o projeto barato
Todos nós gostamos de cortar custos e economizar dinheiro, certo? Não alocar fundos adequados para um projeto pode ter sérias conseqüências. Projetos inicialmente subfinanciados voltam atrasados, excedem o orçamento e geralmente faltam recursos ou apresentam problemas de qualidade. Se você quiser ter tudo, terá que pagar por isso. Caso contrário, seu projeto falhará.
Para que um projeto seja bem-sucedido, você precisa planejar, implementar e testar. Isso precisa ser feito com gerentes de comunicação que percebem que cortar custos e economizar dinheiro não levará ao melhor resultado.
Escreva seu comentário