A tecnologia está em constante transformação, por isso é necessário que as empresas se atualizem sempre para acompanhar as novidades.
Não é novidade que a tecnologia tem causado um impacto profundo em praticamente todos os setores do mercado. Em uma sociedade que conta com mais celulares do que pessoas (são 7,9 bilhões de dispositivos conectados para 7,7 bilhões de pessoas), as organizações precisaram se adaptar rapidamente para conseguirem continuar atendendo a todas as novas necessidades e desejos dos consumidores.
A hiperconectividade atual tem exigido que as empresas sejam capazes de oferecer mobilidade e segurança a seus usuários, além de se adaptar à Transformação Digital. Isso é fundamental para acompanhar o mercado que está cada dia mais competitivo.
No próximo ano não será diferente, as tecnologias continuarão se modernizando e os dados continuarão sendo insights poderosos para o crescimento dos negócios, por isso, novas formas de se coletar dados estarão em alta.
Em 2020, inovações em Inteligência Artificial, Edge Computing e robôs virtuais serão ainda mais aproveitadas para se obter vantagem competitiva a partir de tomadas de decisões estratégicas e precisas.
As organizações precisarão ficar de olho em soluções capazes de oferecer maior rapidez e eficiência em suas análises de dados para que seja possível antecipar tendências emergentes e se adaptar às constantes transformações.
Para ajudar os clientes de sua revenda de TI a iniciar 2020 por dentro das principais tendências tecnológicas, confira o artigo a seguir!
6 tendências tecnológicas para ficar de olho em 2020
Segundo o Gartner, a hiper automação, segurança baseada em IA, computação em nuvem distribuída e sistemas de ponta inteligentes são algumas das tendências tecnológicas que estarão em alta em 2020.
Confira as principais delas a seguir e como elas poderão transformar os negócios:
1. Hiperautomação
A automação tem sido utilizada cada vez mais pelas empresas para substituir tarefas manuais que antes ocupavam muito tempo dos funcionários. Essa tendência irá aumentar em 2020, popularizando o termo hiperautomação.
A hiperautomação é a combinação de múltiplas tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial e Machine Learning para aprimorar e aumentar a automação de e simplificar o trabalho humano.
Essa tendência irá compreender todas as etapas da automação, desde descobrir, analisar, projetar e medir até monitorar e reavaliar. Por isso requer uma combinação de soluções modernas para suportar todo o seu processo.
2. Multiexperiência
A experiência dos usuários é uma questão muito importante para as empresas atualmente e até 2028 irá passar por mudanças significativas. Segundo o Gartner, as plataformas de conversação mudarão a forma como os usuários interagem com o universo digital.
A multiexperiência se concentra em experiências imersivas que usam realidade aumentada e virtual e tecnologias de detecção. Juntas elas irão gerar modelos de percepção e interação que proporcionam uma experiência moderna e multissensorial às pessoas.
3. Aprimoramento cognitivo
Os avanços tecnológicos têm se focado, cada vez mais, em aprimorar as experiências cognitivas e físicas dos seres humanos. O aprimoramento cognitivo envolve justamente como ferramentas modernas podem melhorar a vida das pessoas.
Essa tendência se baseia no acesso às informações possíveis hoje e na exploração de aplicativos em sistemas computacionais e interface de multiexperiência emergentes em espaços inteligentes.
O aprimoramento cognitivo irá melhorar a capacidade do ser humano de pensar e tomar melhores decisões, por exemplo, explorando informações e aplicativos para aprimorar o aprendizado ou criar novas experiências.
4. A Nuvem distribuída
Nuvem distribuída consiste na distribuição de serviços de Cloud pública para diferentes locais, enquanto o provedor de origem é responsável pelo controle e segurança do processo.
O fornecedor da Nuvem é responsável por todos os aspectos da arquitetura, desde a entrega e operações até a governança e atualizações dos serviços. Essa tendência possibilita que os Data Center estejam localizados em qualquer lugar, o que ajuda a resolver problemas como de latência e regulatórios.
5. Coisas autônomas
Coisas autônomas incluem drones, robôs e outros dispositivos que exploram a Inteligência Artificial para realizar tarefas que substituem o esforço humano. Atualmente, a maioria desses objetos operam em ambientes controlados, no entanto isso tende a mudar nos próximos anos.
Eles irão evoluir e passarão a ser implementados em espaços públicos não controlados conforme a aceitação da população aumenta. Desse modo, irão interagir mais naturalmente com as pessoas e outros objetos.
6. Blockchain prático
O blockchain tem se popularizado entre as empresas devido a suas potencialidades e benefícios para os negócios. Além de ser utilizado em conjunto com a criptomoeda, seu uso se expandirá, cada vez mais, para outras áreas.
Ele poderá contribuir para a segurança de transações corporativas, o rastreamento de produtos em cadeias de suprimento, o gerenciamento de identidades, entre outros.
Como você pôde perceber diversas tecnologias utilizadas atualmente pelas empresas irão se modernizar ainda mais e possibilitar novos usos e aplicações, os quais serão mais ágeis, precisos e otimizados.
Desse modo será possível aprimorar ainda mais os serviços e produtos das organizações, fornecendo sempre a melhor experiências aos clientes. Portanto é fundamental acompanhar as tendências tecnológicas que estão surgindo no mercado.
Escreva seu comentário