O profissional que visa atingir esse cargo não deve se focar apenas em conhecimento técnico, mas adquirir algumas competências essenciais para se destacar.
O universo da tecnologia está em constante transformação e, para ser possível acompanhar o ritmo dessa evolução, as empresas precisam contar com profissionais de tecnologia da informação, os CIOs (Chief Information Officer), capacitados e preparados para lidar com as novas tendências tecnológicas.
Atualmente, o mercado tem exigido cada vez mais profissionais que sejam capazes de assumir um papel central nas estratégias de negócios. Portanto, para aprimorar suas habilidades, os CIOs precisam buscar sempre por mais especializações e adquirir, regularmente, novas habilidades.
Líderes de TI bem-sucedidos devem ser capazes de obter resultados com rapidez por meio do gerenciamento hábil de projetos, coordenação das equipes de desenvolvimento e, principalmente, por trabalhar lado a lado com o departamento financeiro.
Para conseguir atender todas as suas funções, o líder de TI deve desenvolver algumas habilidades. Veja a seguir quais são elas:
1 - Ser multidisciplinar e focar nos resultados da empresa
Uma das principais características que o novo líder de TI deve adotar é a capacidade de integrar a tecnologia aos outros setores da empresa, respondendo diretamente ao diretor geral da instituição.
Essa habilidade é extremamente importante, pois os projetos de TI deixaram de ser considerados apenas como manutenção e suporte técnico, tornando-se uma peça fundamental para melhorar os resultados da empresa. Assim, o CIO deve dominar a linguagem de negócios e ser capaz de “traduzir” a linguagem técnica para os profissionais das outras áreas.
2 - Ter noção de mercado
A função de um CIO não é mais focada apenas na parte técnica de projetos de TI, agora, ele deve participar da elaboração de estratégias de negócios para tornar a empresa mais competitiva.
É importante que o líder de TI saiba responder questões como: os clientes possuem alguma necessidade específica? O que os concorrentes estão fazendo de diferente? Quais tecnologias poderiam melhorar a experiência dos usuários finais? Entre outras.
3 - Ser empreendedor
Não basta apenas ter conhecimento sobre o mercado, o profissional deve estar preparado para encontrar soluções tecnológicas que ajudem a empresa a se aprimorar e adotar as inovações necessárias para melhorar os negócios.
Por isso, é função do líder de TI estar sempre buscando por tecnologias modernas que otimizem processos internos, entregas de serviços e produtos, comunicação entre departamentos e gerenciamento de processos.
4 - Gerenciar projetos
O CIO precisa ser especialista em implementação de soluções tecnológicas para ser capaz de gerenciar e conduzir projetos e equipes. Além disso, é de sua responsabilidade definir as metodologias que serão utilizadas e elaborar as políticas internas dos processos.
5 - Melhorar o relacionamento interpessoal
O profissional de TI deve buscar aprimorar suas habilidades de relacionamento interpessoal, ser capaz de motivar os membros de sua equipe, ter bons argumentos e uma boa relação com todos os colaboradores.
6 - Conhecer tanto a parte técnica quanto a intelectual
É necessário que o CIO domine todo o conteúdo teórico e prático utilizado por sua corporação. Portanto, precisa se atualizar constantemente e buscar por novas competências e pelo conhecimento de novas tecnologias.
Mais do que um profissional técnico, o CIO passa a ser o líder de toda a transformação digital de sua empresa. Ele deve ser um gestor organizacional, ajudando os outros colaboradores a adotarem e se adaptarem às novas tecnologias implementadas. Além de conhecer sistemas, softwares e soluções técnicas, o líder de TI está se tornando, cada dia mais, um influenciador, responsável por apontar os novos e melhores caminhos nos negócios para sua organização.
Escreva seu comentário