A velocidade do surgimento de novas tecnologias irão afetar cada vez mais o modo de operação das empresas. Saiba quais tendências vão se destacar.
A sociedade tem se transformado, tornando-se mais ágil e conectada graças às inovações tecnológicas que têm surgido a todo o momento no mercado. A velocidade com que essas novas tecnologias são implementadas tem impactado diretamente a indústria.
Muitas tendências surgiram com um grande potencial disruptivo, exigindo que as empresas passassem a buscar constantemente por ferramentas e processos capazes de otimizar o desempenho de seus negócios.
Diversas tendências tecnológicas estão transformando a gestão das infraestruturas e operações corporativas, como Cloud Computing, BI, IoT e Analytics, além de fatores como o aumento da mobilidade.
Elas irão atuar de forma estratégica para revolucionar o modelo de negócios das empresas nos próximos anos, exigindo que as organizações comecem a ir além etapa de adoção de novas tecnologias. Será preciso se concentrar em questões que buscam o real significado do ser humano no mundo digital.
Sua empresa está pronta para esse desafio? As inovações passarão a chegar mais rápido do que a maioria das empresas conseguem acompanhar. Por isso é fundamental saber como isso vai acontecer e como é possível se beneficiar.
Confira a seguir quais são as principais tendências tecnológicas para os próximos anos!
5 tecnologias que transformarão a sociedade
1. TI as a Service
As tendências tecnológicas estão transformando a forma como as pessoas trabalham e vivem. Devido a isso, o modo como o segmento de TI atua também está se alterando.
A TI como serviço é um modelo de negócio flexível baseado no consumo e é uma das tendências que estarão em alta nos próximos anos. Ela irá impactar diretamente a forma como as empresas lidam com tecnologia, melhorando o acesso a ferramentas e soluções antes inacessíveis.
2. Medicina personalizada
Cada vez mais, a tecnologia tem contribuído para o avanço dos tratamentos de saúde. Ferramentas avançadas, como de diagnóstico poderão ser configuradas para personalizar ainda mais os tratamentos, adequando medicamentos a cada tipo de necessidade dos pacientes.
Além disso, serão capazes de detectar e quantificar vários sinais de distúrbios para descobrir a probabilidade de uma doença ser adquirida ou desenvolvida.
3. Assistentes digitais avançados
Muitas pessoas já se tornaram dependentes de assistentes digitais famosos, como a Siri da Apple, para saber a previsão do tempo, fazer ligações ou ouvir música. Em breve, eles poderão ajudar as pessoas com tarefas ainda mais sofisticadas.
Esses assistentes, junto a tecnologias como a Inteligência Artificial, poderão explorar o ambiente em Nuvem para detectar tópicos importantes para seus usuários, sem treinamento prévio.
Dessa forma, poderão ser utilizados para impulsionar a produtividade nos locais de trabalho, prever problemas técnicos futuros e maximizar a eficiência.
4. Contêineres
A Cloud Computing continuará em alta nos próximos anos, junto com a tendência de contêineres, que são ambientes transportáveis que permitem aos desenvolvedores um novo nível de virtualização para estruturar a fragmentação das aplicações em componentes menores.
Por meio deles, é possível isolar recursos e códigos para executá-los em qualquer ambiente ao invés de precisar transportar os softwares e sistemas operacionais integralmente.
Dessa forma, as empresas poderão contar com uma maior eficiência operacional e rapidez no processamento.
5. Business Intelligence e Data Analytics
O crescente fluxo de dados gerado pela sociedade tem exigido análises de grande volume cada vez mais eficientes. Portanto, o Business Intelligence e o Data Analytics vão se expandir.
Por meio dessas tendências, as empresas poderão atingir um melhor desempenho em suas tomadas de decisões nos negócios e trabalhar com alta capacidade de processamento e performance. Dessa forma, essas tendências poderão ser diferenciais para aquelas corporações que querem se destacar no mercado e ficar a frente de seus concorrentes.
Escreva seu comentário