BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 tecnologias emergentes que mudarão o futuro das empresas

Saiba quais são as tecnologias emergentes que prometem revolucionar o futuro do seu cliente, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.

 

5 tecnologias emergentes que mudarão o futuro das empresas

 

A tecnologia está evoluindo em uma velocidade assustadora e isso constituiu uma linha muito tênue entre os seres humanos e as máquinas. A Inteligência Artificial é apenas uma das peças-chave para permitir que as empresas se mantenham conectadas ao ecossistema dos negócios. A tendência é que tudo continue em evolução cada vez mais rapidamente.

O especialista Mike J. Walker (vice-presidente do Gartner) adverte que é imprescindível que os responsáveis pela tecnologia avaliem o mercado, façam testes de novas técnicas e se mantenham atualizados, pois isso possibilitará novas oportunidades de negócios. O relatório Hype Cycle for Emerging Technologies apresenta um ponto de vista sobre o que os principais responsáveis pelos negócios e tecnologia precisam considerar no desenvolvimento do projeto.

Conheça as 5 tecnologias emergentes que mudarão o futuro das empresas:


1. Democratização da Inteligência Artificial (AI)

Estima-se que nos próximos 10 anos, a inteligência artificial esteja em todas as plataformas virtuais. A AI (sigla em inglês de Inteligência Artificial), permite que os usuários estejam em fase de adaptação a novas situações e resolução de problemas que não haviam sido encontrados anteriormente.

A inteligência artificial estará em circulação massiva muito em breve. Recursos como armazenamento em nuvem e código aberto exigirão que ela chegue ao alcance de todos rapidamente, sendo as seguintes tecnologias possibilitando que isso se torne real: plataforma como serviço (PaaS), inteligência artificial, condução autônoma (níveis 4 e 5), robôs móveis autônomos, plataforma de conversação AI, redes neurais profundas, veículos autônomos voadores, robôs inteligentes e assistentes virtuais.

 

2. Ecossistemas Digitalizados

As tecnologias emergentes exigem uma mudança das bases de capacitação que entregam os dados necessários, avanço no poder de computação e ecossistemas que permitem acesso para todas as áreas pertinentes. Isso se dá graças às tecnologias: blockchain, blockchain for Data Security, Digital Twin, Plataforma IoT e Knowledge Graphs. “As plataformas Blockchain e IoT já ultrapassaram o pico, e acreditamos que elas atingirão a maturidade nos próximos cinco a 10 anos, com gêmeos digitais e gráficos de conhecimento.”, afirma Walker.


3. Biohacking

Nutrigenômica, biologia experimental e ginger biohacking, assim são divididas as categorias do Biohanking. Entretanto, ainda se avalia até que ponto isso é um problema ético e até onde a sociedade está preparada para aceitar estes tipos de aplicativos. Tecnologias que possibilitam esta aptidão: biochips, biotecnologia – tecido cultivado ou artificial, interface cérebro-computador, realidade aumentada, realidade mista e tecidos Inteligentes.


4. Experiências Transparentemente Imersivas

A impressão 4D, casa conectada, AI, tecnologia do sistema de autorrecuperação, smart workspace e displays volumétricos possibilitam o aumento da diafaneidade entre coisas e pessoas. As tecnologias inteligentes disponibilizam facilidade, economia de tempo e muito mais recursos para a vida cotidiana das empresas.


5. Melhor infraestrutura

As tecnologias 5G, nanotubo de carbono, redes neurais profundas, hardware neuromórfico e computação quântica materializaram o projeto de computação em nuvem. Esta inovação tornou o ambiente de processamento da infraestrutura imenso e sempre à disposição.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas. 

Atendimento ao cliente: tendências para otimizar a experiência do usuário em 2024

Veja como as empresas líderes utilizarão tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) para otimizar o atendimento ao cliente em 2024. 

O que é Gêmeo Digital da Cadeia de Suprimentos (DSCT)?

Com os Gêmeos Digitais daCadeia de Suprimentos (DSCT) seus clientes podem alcançar melhores resultados de negócios. Saiba mais detalhes: