Para se adaptar à nova realidade e usufruir de todos os benefícios desse processo, as empresas precisam tomar alguns cuidados.
A Transformação Digital tem modernizado todas as áreas, desde os fluxos de trabalho interno até as formas de interação com os clientes. Por isso, as empresas que querem sobreviver ao futuro dos negócios e se manter competitivas no mercado precisam se adaptar a essas mudanças e inovações.
Nessa nova realidade, a tecnologia passa a assumir um papel essencial nos negócios. No entanto, não basta apenas implementar novas ferramentas digitais, é necessário remodelar os processos internos e a cultura corporativa para oferecer produtos e serviços de forma inovadora aos clientes.
Devido a isso, as empresas e profissionais de TI precisam se preparar para acompanhar essa transformação e conseguir aplicar as novas tecnologias nos negócios.
O grande desafio é como implementar uma cultura mais digital dentro das organizações de forma efetiva e, continuamente, buscar por melhorias no desempenho?
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para auxiliar a TI a enfrentar os principais desafios vindos nessa nova era. Acompanhe!
Como a Transformação Digital impacta os negócios?
A Transformação Digital consiste no processo pelo qual as empresas passam a contar com a tecnologia para otimizar seus processos. Ela impacta todas as vertentes do empreendimento, como a experiência dos clientes, as operações internas e o próprio modelo de negócio da organização.
Dessa forma, ela afeta diretamente a forma de gerenciar e conduzir a empresa, trazendo grandes desafios para os CIOs e demais profissionais de TI.
Os seus impactos são sentidos por todas as áreas da empresa e não apenas no setor de TI. Por isso, todos os colaboradores devem participar dessa transformação para conseguirem lidar com as consequências dessa inovação.
Os principais impactos nos negócios serão:
- Integração entre equipes: por meio da tecnologia é possível que os colaboradores se comuniquem mais e trabalhem de forma unificada. Desse modo, é necessário que todos contribuam para a implementação de todas as mudanças.
- Tomadas de decisões mais precisas: graças às novas soluções utilizadas, os processos passam a ser mais ágeis. Além disso, é possível coletar, processar, armazenar e analisar dados em tempo real, o que torna as tomadas de decisões mais precisas e estratégicas.
- Novas demandas de produtos e serviços: muitas das ferramentas utilizadas pelas empresas passar a ser ultrapassadas e não fazem mais sentido nessa nova realidade. Por isso é preciso buscar por novas soluções, capazes de unir o mundo online e offline.
Quais são os principais desafios da Transformação Digital?
Para que a empresa se adapte totalmente à Transformação Digital e seja capaz de usufruir de todos os seus benefícios, é necessário enfrentar alguns desafios. Confira os principais a seguir:
1. Mudança na cultura organizacional
Um dos maiores desafios que a empresa terá de superar é a reestruturação de sua cultura organizacional. Para isso, primeiramente, é necessário entender os aspectos dos comportamentos e costumes atuais que poderiam atrapalhar o avanço da transformação.
Assim, a empresa poderá identificar quais são as resistências existentes e o que precisa ser mudado, implementando ferramentas digitais para melhorar os processos e torná-los mais ágeis, incentivando a adaptação da equipe.
2. Limitações técnicas
Muitas empresas não possuem altos orçamentos para investir em soluções inovadoras e profissionais capacitados para passar pela Transformação Digital.
Essa falta de recursos pode levar a limitações técnicas que atrasarão o processo. Por isso, a TI precisa contornar esse problema e encontrar formas para equilibrar os gastos e os benefícios, encontrando as tecnologias certas para atender as necessidades de sua empresa.
3. Segurança da informação
À medida que novas tecnologias e dispositivos são inseridos dentro da empresa, as brechas e vulnerabilidades aumentam, deixando os dados corporativos suscetíveis a perdas e ataques.
Para evitar que cibercriminosos ou até mesmo falhas internas prejudiquem a segurança das informações, é preciso implementar ferramentas de proteção inovadoras e robustas.
Além disso, a empresa deve treinar todos os seus colaboradores para lidar com as ferramentas tecnológicas corretamente.
4. Acompanhar as inovações
As transformações estão acontecendo rapidamente, uma nova tecnologia adquirida pode ser substituída por outra mais ágil e moderna em pouco tempo. Por isso, acompanhar todas as inovações é um grande desafio para as empresas.
É necessário que a TI da organização esteja constantemente de olho nas novas tecnologias do mercado, buscando sempre por atualizações e melhorias. Além de dominar alguns conceitos, como Big Data, Cloud Computing, Inteligência Artificial, entre outros.
5. Visualizar o retorno financeiro
Algumas empresas ainda se mostram resistentes às transformações por não conseguirem mensurar um imediato retorno financeiro desse investimento.
Nestes casos, a TI deve agir para mostrar os resultados e potenciais que as novas tecnologias poderão proporcionar para os negócios. Para isso, é necessário que esse setor faça parte das tomadas de decisões e contribua ativamente para a criação de novas estratégias.
Como você pôde perceber, as empresas precisam percorrer um longo caminho com obstáculos para serem capazes de aproveitar os benefícios da Transformação Digital. No entanto, isso já é uma realidade e precisa encarada pelas organizações. Aquelas que tomarem à frente conseguirão se destacar no mercado e obter maiores resultados.
Escreva seu comentário