BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 desafios a serem superados pelos gestores de nuvem

Entenda quais dificuldades os gestores de nuvem têm enfrentado nos últimos anos para ofertar as melhores soluções. 

O número de empresas investindo em soluções em nuvem para otimizar seus processos, armazenar dados e aumentar sua produtividade, agilidade e resiliência é cada vez maior.  

Neste artigo, você lerá: 

  • Quais desafios de nuvem os gestores enfrentam?  
  • Como superar esses desafios? 

De acordo com pesquisas da Delloite, cerca de 37% das empresas já migraram quase todos os seus dados para um serviço de cloud, enquanto 52% estão em algum estágio dessa jornada. 

O relatório Flexera 2023 State of the Cloud também fez um estudo interessante sobre o assunto e identificou como as organizações planejam progredir em 2024: cerca de 62% querem otimizar o uso existente da nuvem, 55% desejam avançar com uma estratégia que prioriza a nuvem e 44% visam migrar ainda mais cargas de trabalho para a nuvem.  

Além desses objetivos, mudar de software local para SaaS, otimizar os relatórios financeiros sobre os custos da nuvem, adotar políticas automatizadas para governança, gerenciar licenças de softwares na nuvem e expandir as nuvens públicas também são citadas como prioridades.  

Apesar das vantagens e dos planejamentos para os próximos anos, a adoção das soluções em nuvem tem se tornado mais complexa à medida que o tempo passa.  

Os gestores estão enfrentando situações cada vez mais desafiadoras, como gerenciar gastos na nuvem, promover segurança e não ter recursos suficientes para operar na cloud, por exemplo.  

É importante que sua revenda entenda mais sobre esses desafios para poder ofertar soluções capazes de auxiliar esses profissionais. Continue acompanhando o artigo para saber mais.   

Quais desafios de nuvem os gestores enfrentam? 

Dentre as dificuldades enfrentadas pelos líderes, estão: 

1. Estabelecer uma gestão de custos eficiente

O relatório da Flexera indicou que pela primeira vez em uma década, o gerenciamento de gastos com nuvem (82%) supera a dificuldade de promover a segurança (79%) e se torna o principal desafio dos gestores de nuvem. 

De acordo com estudos da McKinsey & Company, ao menos 40% das organizações ultrapassam seus orçamentos de nuvem — alguns em grau significativo. 

Para enfrentar essa dificuldade, os gestores de nuvem devem usar o monitoramento de utilização automatizado para otimizar os custos da nuvem, além de aplicar um conjunto de práticas e estratégias para controlar e otimizar os gastos relacionados aos serviços. 

Leia também: como reduzir custos com backup em nuvem? 

2. Garantir a segurança

O índice de ciberataques direcionados às empresas cresce cada vez mais. Por essa razão, os gestores de nuvem têm sentido dificuldades para garantir que as operações, processos e dados fiquem em segurança na nuvem, mitigando os riscos e fortalecendo as portas de entrada para quaisquer ações maliciosas que possam prejudicar o negócio.

3. Lidar com a falta de recursos e expertise

A falta de recursos e expertise por parte da equipe de TI (ou do próprio gestor) continua sendo um dos principais obstáculos para a adoção das soluções em cloud. Isso porque, sem as ferramentas e o conhecimento adequados, uma barreira é colocada para detectar ameaças, erros e otimizações com mais agilidade e rapidez.  

Quero experimentar

4. Manter a conformidade e governança

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos gestores de nuvem é garantir que as equipes envolvidas com essas soluções sigam e respeitem todas as regras de compliance estabelecidas pelos órgãos governamentais.  

Além de assegurar que o time esteja alinhado às normas, os gestores também têm a árdua missão de controlar o gerenciamento e a manutenção de ativos, garantindo que eles também estejam sendo utilizados de acordo com as políticas acordadas e procedimentos dedicados.  

Entenda como uma estratégia de conformidade pode melhorar a confiança dos clientes.

5. Tornar a migração para a nuvem um processo mais ágil e seguro

A migração, que consiste em mover dados, infraestruturas e aplicativos novos ou já existentes para a nuvem, nem sempre é uma tarefa fácil de ser executada. Isso porque esse processo pode ocasionar alguns problemas, como: lentidão ao mover os dados, falta de segurança, tempo de inatividade de aplicativos e outras complexidades que devem ser superadas. 

Pode ser que esses artigos sejam interessantes para você: 

Como superar os desafios? 

Para superar esses e outros desafios, os gestores de nuvem devem: 

  • Criar um planejamento detalhado para a nuvem; 
  • Desenvolver uma transformação bem-sucedida com impacto e comprometimento; 
  • Implementar mudanças e otimizações;
  • Transferir insights e habilidades gerados entre o gestor e a organização;
  • Disponibilizar treinamentos para as equipes;
  • Desenvolver uma mentalidade empresarial para criar e dimensionar novas soluções.  

Como você pôde notar, é cada vez maior o número de empresas migrando seus processos, dados e aplicativos para a nuvem, devido aos benefícios disponibilizados por essa tecnologia. No entanto, apesar das vantagens, existem alguns desafios que precisam ser superados, principalmente, pelos gestores e líderes do setor. 

Para mitigar riscos e promover otimizações mais significativas nos negócios, o melhor caminho é capacitar equipes, adotar novas ferramentas e recursos tecnológicos, e criar estratégias e planos detalhados considerando vários cenários e suas principais dificuldades.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)?

Sua revenda está familiarizada com o conceito de Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)? Entenda o que ele quer dizer. 

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias!