BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 desafios a serem superados pelos gestores de nuvem

Entenda quais dificuldades os gestores de nuvem têm enfrentado nos últimos anos para ofertar as melhores soluções. 

O número de empresas investindo em soluções em nuvem para otimizar seus processos, armazenar dados e aumentar sua produtividade, agilidade e resiliência é cada vez maior.  

Neste artigo, você lerá: 

  • Quais desafios de nuvem os gestores enfrentam?  
  • Como superar esses desafios? 

De acordo com pesquisas da Delloite, cerca de 37% das empresas já migraram quase todos os seus dados para um serviço de cloud, enquanto 52% estão em algum estágio dessa jornada. 

O relatório Flexera 2023 State of the Cloud também fez um estudo interessante sobre o assunto e identificou como as organizações planejam progredir em 2024: cerca de 62% querem otimizar o uso existente da nuvem, 55% desejam avançar com uma estratégia que prioriza a nuvem e 44% visam migrar ainda mais cargas de trabalho para a nuvem.  

Além desses objetivos, mudar de software local para SaaS, otimizar os relatórios financeiros sobre os custos da nuvem, adotar políticas automatizadas para governança, gerenciar licenças de softwares na nuvem e expandir as nuvens públicas também são citadas como prioridades.  

Apesar das vantagens e dos planejamentos para os próximos anos, a adoção das soluções em nuvem tem se tornado mais complexa à medida que o tempo passa.  

Os gestores estão enfrentando situações cada vez mais desafiadoras, como gerenciar gastos na nuvem, promover segurança e não ter recursos suficientes para operar na cloud, por exemplo.  

É importante que sua revenda entenda mais sobre esses desafios para poder ofertar soluções capazes de auxiliar esses profissionais. Continue acompanhando o artigo para saber mais.   

Quais desafios de nuvem os gestores enfrentam? 

Dentre as dificuldades enfrentadas pelos líderes, estão: 

1. Estabelecer uma gestão de custos eficiente

O relatório da Flexera indicou que pela primeira vez em uma década, o gerenciamento de gastos com nuvem (82%) supera a dificuldade de promover a segurança (79%) e se torna o principal desafio dos gestores de nuvem. 

De acordo com estudos da McKinsey & Company, ao menos 40% das organizações ultrapassam seus orçamentos de nuvem — alguns em grau significativo. 

Para enfrentar essa dificuldade, os gestores de nuvem devem usar o monitoramento de utilização automatizado para otimizar os custos da nuvem, além de aplicar um conjunto de práticas e estratégias para controlar e otimizar os gastos relacionados aos serviços. 

Leia também: como reduzir custos com backup em nuvem? 

2. Garantir a segurança

O índice de ciberataques direcionados às empresas cresce cada vez mais. Por essa razão, os gestores de nuvem têm sentido dificuldades para garantir que as operações, processos e dados fiquem em segurança na nuvem, mitigando os riscos e fortalecendo as portas de entrada para quaisquer ações maliciosas que possam prejudicar o negócio.

3. Lidar com a falta de recursos e expertise

A falta de recursos e expertise por parte da equipe de TI (ou do próprio gestor) continua sendo um dos principais obstáculos para a adoção das soluções em cloud. Isso porque, sem as ferramentas e o conhecimento adequados, uma barreira é colocada para detectar ameaças, erros e otimizações com mais agilidade e rapidez.  

Quero experimentar

4. Manter a conformidade e governança

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos gestores de nuvem é garantir que as equipes envolvidas com essas soluções sigam e respeitem todas as regras de compliance estabelecidas pelos órgãos governamentais.  

Além de assegurar que o time esteja alinhado às normas, os gestores também têm a árdua missão de controlar o gerenciamento e a manutenção de ativos, garantindo que eles também estejam sendo utilizados de acordo com as políticas acordadas e procedimentos dedicados.  

Entenda como uma estratégia de conformidade pode melhorar a confiança dos clientes.

5. Tornar a migração para a nuvem um processo mais ágil e seguro

A migração, que consiste em mover dados, infraestruturas e aplicativos novos ou já existentes para a nuvem, nem sempre é uma tarefa fácil de ser executada. Isso porque esse processo pode ocasionar alguns problemas, como: lentidão ao mover os dados, falta de segurança, tempo de inatividade de aplicativos e outras complexidades que devem ser superadas. 

Pode ser que esses artigos sejam interessantes para você: 

Como superar os desafios? 

Para superar esses e outros desafios, os gestores de nuvem devem: 

  • Criar um planejamento detalhado para a nuvem; 
  • Desenvolver uma transformação bem-sucedida com impacto e comprometimento; 
  • Implementar mudanças e otimizações;
  • Transferir insights e habilidades gerados entre o gestor e a organização;
  • Disponibilizar treinamentos para as equipes;
  • Desenvolver uma mentalidade empresarial para criar e dimensionar novas soluções.  

Como você pôde notar, é cada vez maior o número de empresas migrando seus processos, dados e aplicativos para a nuvem, devido aos benefícios disponibilizados por essa tecnologia. No entanto, apesar das vantagens, existem alguns desafios que precisam ser superados, principalmente, pelos gestores e líderes do setor. 

Para mitigar riscos e promover otimizações mais significativas nos negócios, o melhor caminho é capacitar equipes, adotar novas ferramentas e recursos tecnológicos, e criar estratégias e planos detalhados considerando vários cenários e suas principais dificuldades.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios. 

Por que seu cliente deve investir em backups inteligentes?

As empresas estão lidando com dados e ameaças cibernéticas que visam roubá-los. Por isso, protegê-los é essencial! Entenda a importância de um backup inteligente. 

Segurança na nuvem: desafios e prioridades para proteger dados

Entenda como ajudar seus clientes a promoverem a segurança na nuvem!