BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 benefícios do Wi-Fi 6 para empresas

O Wi-Fi 6 é a rede sem fio que mais tem se destacado nas empresas. Saiba os benefícios oferecidos:



Conexão prática, veloz e descomplicada são algumas das características mais buscadas pelas empresas atualmente. Devido à adoção do modelo de trabalho híbrido, ao excesso de dados e as mudanças estabelecidas pela Transformação Digital, contar com uma rede de internet mais rápida tornou-se primordial para os negócios.

O cenário de conectividade das empresas mudou após a covid-19. Por essa razão, a rede de internet sem fio (Wi-Fi) precisou passar por uma série de reajustes para atender às novas necessidades impostas por corporações e usuários.

Em 2019, o Wi-Fi 6 foi implementado. Desde então, a sexta geração, cuja nomenclatura é 802.11ax, passou a ser reconhecida como uma conexão avançada, capaz de minimizar interferências, reduzir o índice de latência e aprimorar a forma como os usuários se conectam e consomem informações online.

O novo padrão de rede carrega todos os requisitos para ser uma tecnologia transformadora, eficiente e com capacidade superior, mesmo que haja diversos dispositivos conectados simultaneamente.

Dados atuais, como os divulgados no estudo Previsões em Tecnologia, Mídia e Telecomunicação – TMT Predictions da Deloitte, mostram que o uso dessa rede sem fio tem superado os dispositivos 5G. Acredita-se, ainda, que ela continuará fazendo isso nos próximos anos.

Além disso, a pesquisa Enterprises building their future with G and Wi-Fi 6 sobre adoção avançada de redes sem fio, realizada com 415 líderes empresariais, ressalta que 57% dos participantes alegam que sua organização está atualmente no processo de adoção do 5G e/ou do Wi-Fi 6, enquanto 37% planejam adotar essas tecnologias wireless no próximo ano.

Não há dúvidas quanto à performance do Wi-Fi 6. A tecnologia está promovendo diversas mudanças significativas nos ambientes corporativos.

Para entender mais detalhes sobre o que a rede tem a oferecer, listamos 5 benefícios. Continue acompanhando o conteúdo abaixo para saber mais:

5 benefícios proporcionados pelo Wi-Fi 6

1. Sinal de internet potente, com alta capacidade e velocidade superior

O Wi-Fi 6 consegue proporcionar desempenho e eficiência superior às versões anteriores. Sua velocidade pode chegar a 9,6 Gbps, dividida em diferentes dispositivos, enquanto os outros padrões atingiam somente cerca de 3,5 Gbps.

Em ambientes com alta densidade de usuários conectados, como em grandes empresas e escritórios, a conexão se mantém estável e garante um potencial de velocidade relativamente maior para cada aparelho conectado à internet.

 

Certifique-se!


2. Melhor custo-benefício sem comprometer a performance da rede

Uma das principais razões pelos quais a implantação do Wi-Fi 6 está superando o 5G em vários países diz respeito a um melhor custo-benefício oferecido pela tecnologia.

Os dispositivos são mais baratos e mais amplamente disponíveis do que os compatíveis com a rede de internet móvel: computadores, tablets, smartphones e de Internet das Coisas (IoT).

Por essa e outras razões, até o fim de 2022, ao menos 2,5 bilhões de dispositivos Wi-Fi 6 serão lançados, segundo estimativas da Deloitte.

3. Capacidade de manter vários dispositivos conectados ao mesmo tempo

Com um roteador Wi-Fi 6, cada vez mais dispositivos estarão conectados simultaneamente. Diferente das outras redes, ele pode lidar com até 8 aparelhos conectados, sem perder a velocidade e sem influenciar na qualidade. Ou seja, não será preciso dividir a largura da rede entre os usuários.

Além desses fatores, a tecnologia wireless facilita o gerenciamento de vários locais, auxilia na prevenção de ciberataques e disponibiliza uma rede de internet mais segura para proteger os negócios.

4. Reduz o índice de interferências nas redes

O índice de interferências nos padrões de Wi-Fi anteriores era uma das reclamações mais frequentes. Quedas de rede, dificuldade para se conectar à web e manter múltiplos dispositivos conectados ao mesmo tempo, eram alguns dos desafios que precisavam ser enfrentados pelas empresas.

Para não manter esse mesmo padrão e minimizar ao máximo as interferências que vinham ocorrendo, o Wi-Fi 6 foi desenvolvido com recursos inteligentes, capazes de reduzir dificuldades de um jeito ágil, prático e moderno, sem que as corporações precisassem recorrer a uma barreira física.

5. Utiliza tecnologia aprimorada para disponibilizar internet de qualidade

Graças à tecnologia utilizada em sua criação, os pontos de acesso do Wi-Fi 6 conseguem oferecer suporte mais aprimorado para empresas em ambientes densos. Além disso, proporcionam experiências mais satisfatórias para usuários e melhor desempenho para aplicativos avançados e de colaboração, IoT e outras versões compatíveis com a rede.

Executivos enxergam no Wi-Fi 6 a oportunidade de transformar a forma como atuam. 86% dos entrevistados da pesquisa Enterprises building their future with G and Wi-Fi 6, citada anteriormente, acreditam que a tecnologia sem fio avançada transformará seus negócios em três anos.

Conclusão:

O Wi-Fi 6 tem potencial para otimizar os ambientes e atividades corporativas. Tecnológico, o novo padrão de internet sem fio oferece conexão mais veloz, supre uma série de necessidades e ainda mantêm diversos dispositivos conectados simultaneamente, sem interferir no desempenho e na performance da rede. Com sua implementação, as instituições poderão otimizar seus negócios e facilitar as tarefas.

Para entender e acompanhar mais detalhes sobre o assunto, o curso CISCO Wi-Fi 6/6E do K•NOW está disponível gratuitamente. Nele, o usuário aprenderá todos os mecanismos que transformam o Wi-Fi 6 em um recurso mais eficiente para as empresas, assim como as melhores práticas de implantação.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Como desenvolver uma estratégia eficiente para o 5G?

O 5G promete trazer melhorias significativas para os negócios. Mas, é preciso desenvolver uma estratégia eficiente para aproveitar seus benefícios. Saiba mais:  

4 tendências disruptivas de serviços de infraestrutura gerenciada

As empresas precisam ficar atentas às seguintes tendências disruptivas de serviços de infraestrutura gerenciada: 

O que vem depois da migração para Nuvem?

Migrar os seus negócios tende a ser uma estratégia inteligente e benéfica, no entanto, o que vem depois da migração para nuvem é o que dita o sucesso dos negócios.