Descubra as melhores formas de limpar seus equipamentos para não danificá-los.
Vivemos rodeados por dispositivos eletrônicos, tanto no trabalho quanto em casa. Smartphones, tablets, notebooks, PCs e outros equipamentos exigem cuidados e limpeza frequentes. No entanto, para que isso seja feito da maneira correta, o processo deve ser feito com cuidado e, caso seja necessário, verificando o manual do aparelho com as recomendações do fabricante.
Sabe-se que quase nenhum produto de limpeza doméstico comum, encontrado em supermercados, é adequado para tirar a sujeira dos gadgets. Álcool ou limpa-vidros, por exemplo, se utilizados para limpar a tela de tablets ou smartphones, podem danificar a tela sensível ao toque e os componentes internos.
Essa é apenas uma das observações que especialistas fazem sobre os riscos da limpeza feita por usuários, sem informações completas sobre o processo. Por isso, preparamos um post com algumas dicas sobre como limpar seus dispositivos eletrônicos.
1- Esqueça produtos que contenham amônia
Lustra móveis, álcool, limpador multi-uso, saponáceo e até mesmo o limpa telas não devem ser utilizados. Na verdade, produtos que contém amônia ou sejam abrasivos podem danificar seus aparelhos e transformar o processo de limpeza, que já consome paciência e tempo, em um problema enorme.
Existe um kit básico para limpeza de gadgets, composto por:
Além desse kit básico, é interessante que antes de iniciar a limpeza do dispositivo, o usuário cheque o manual do equipamento e verifique algumas diretrizes para a limpeza do gadget. Outros pontos importantes a serem lembrados são:
- Desligue seus dispositivos eletrônicos antes de iniciar a limpeza.
- Nunca pressione a tela com força ao limpá-la.
- No caso de notebooks, remova a bateria.
- Não deixe nenhum produto líquido perto dos equipamentos.
- Não aplique nenhum produto diretamente na tela.
- Não deixe o álcool isopropílico perto do fogo ou de fontes de calor.
2- Limpeza de Monitores e TVs
Para a limpeza de telas de PCs, comece borrifando um pouco de água em um dos panos e em seguida passe suavemente por toda a superfície da tela. Em seguida, utilize o pano seco para finalizar a limpeza.
Se a tela do seu equipamento estiver com manchas, utilize um pouco de álcool isopropílico no pano seco e esfregue também com movimentos suaves. O mesmo vale para a superfície externa do monitor.
3- Limpeza de teclados (PCs e notebooks)
Para limpar os teclados, é necessário utilizar os pincéis e os cotonetes. Primeiro desconecte o teclado do PC e depois passe o pincel entre as teclas para retirar a sujeira mais pesada. A partir daí, pegue os cotonetes com um pouco de álcool isopropílico para limpar a sujeira grudada entre as teclas.
No caso do notebook, faça o mesmo com relação à limpeza da tela com o pano úmido e o outro seco. Para a limpeza do teclado, basta utilizar o pincel. Os cotonetes podem ser usados para limpar a saída de ar do equipamento e ajudar a manter o alto desempenho do computador.
4- Limpeza da tela do smartphone ou tablet
Para limpar telas de smartphones, que são sensíveis ao toque, é preciso tomar bastante cuidado. É ideal não utilizar produtos abrasivos como esponjas, ou produtos de limpeza como limpador multi-uso, pois as telas de smartphones geralmente são oleofóbicas, ou seja, repelem marcas de dedos, e essas substâncias podem acabar com essa proteção.
A limpeza da tela do smartphone ou do tablet segue um padrão bastante parecido com o da limpeza de telas de computador. Utilize um pano úmido e um pano seco para limpar a tela, depois repita o processo na carcaça do aparelho. Caso queira desinfetar a tela do gadget, basta utilizar álcool isopropílico em um pano e passá-lo levemente na tela evitando as bordas dos botões.
Escreva seu comentário