BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

4 benefícios das ferramentas de AI na cibersegurança

Por que seus clientes deveriam incluir ferramentas de AI em suas estratégias de segurança? Veja aqui! 

O uso da Inteligência Artificial (AI) tem gerado benefícios operacionais transformadores para as organizações. Isso ocorre porque essa tecnologia capacita as equipes de cibersegurança a identificar e responder mais rapidamente a incidentes virtuais, reduzindo custos e impactos associados a esses eventos. 

De acordo com estudos conduzidos pela IBM Security, empresas que incorporam recursos de AI e automação para fortalecer a segurança de seus negócios conseguem reduzir, em média, US$ 3 milhões nos custos relacionados a violações de dados. 

Além dos benefícios financeiros, as ferramentas de AI também estão associadas a ganhos expressivos em termos de eficiência. Se uma organização normalmente leva 230 dias para detectar, responder e se recuperar de incidentes cibernéticos, com AI atuando na segurança e automação, esse prazo pode ser reduzido em até 99 dias. 

A pesquisa também identificou que as organizações que utilizam recursos mais avançados de AI focados em cibersegurança desfrutam de um retorno sobre o investimento em segurança (ROSI) 40% superior. 

Leia também: 5 passos para seus clientes implementarem a AI Generativa sem erros 

Isso significa que cada vez mais empresas estão usando a inteligência artificial como chave para promover e fortalecer a segurança de seus negócios. Mas quais outras vantagens essa tecnologia é capaz de proporcionar? Descubra a seguir:  

Benefícios da Inteligência Artificial na cibersegurança 

As ferramentas de inteligência artificial, no atual cenário de ameaças emergentes, são essenciais para as empresas que desejam evoluir em termos de cibersegurança. Suas principais vantagens incluem: 

1. Capacidade de equilibrar as necessidades de acesso dos usuários com a segurança — Com os recursos de AI, as empresas conseguem harmonizar a segurança com a experiência do cliente. Isso é possível porque essa tecnologia analisa os riscos em cada tentativa de acesso e autentica usuários com base em dados comportamentais. Além de simplificar o acesso para usuários autorizados, reduz os custos de fraudes.

2. Detecção e prevenção ágeis de ameaças — Sistemas de AI contribuem para a prevenção de ataques virtuais e outras atividades maliciosas, assegurando uma postura de segurança mais robusta. A tecnologia é capaz de identificar comportamentos suspeitos na rede e alertar a equipe de segurança. Ou seja, ao monitorar vulnerabilidades, a AI auxilia na antecipação de possíveis violações no sistema, fortalecendo a estratégia de segurança.

Fazer cursos

3. Resposta eficiente a incidentes — Após detectar uma ameaça, os sistemas de AI podem iniciar ações automatizadas de controle, como isolar sistemas comprometidos e fortalecer suas infraestruturas de segurança para impedir que o ataque se dissemine. Tal ação proporciona uma resposta ultrarrápida, reduzindo o impacto (e o prejuízo) causado por um ciberataque.

4. Bloqueio de bots — Muitos hackers criam bots maliciosos para enganar usuários e invadir sistemas e dispositivos. Entretanto, as ferramentas de AI ajudam a distinguir quais bots são legítimos e quais representam ameaças, minimizando as tentativas de ataques cibernéticos. 

Aproveite também para ler: por que capacitar as equipes para o uso da AI Generativa? 

Em resumo, a implementação da inteligência artificial não apenas revoluciona a eficácia dos analistas de segurança, permitindo a identificação e resposta ágil a ataques críticos desde o estágio inicial, mas também proporciona um suporte valioso para informar e acelerar as decisões dos analistas, economizando tempo mesmo nas tarefas mais complexas. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são aplicativos inteligentes alimentados por AI?

Seus clientes estão investindo na criação de aplicativos inteligentes alimentados por AI. Sua revenda está preparada para lidar com essa demanda? 

O que é AI TRiSM? Tudo sobre a inovação!

AI TRiSM (AI Trust, Risk and Security Management) é uma das principais tendências tecnológicas para o futuro. Veja o que você precisa saber sobre ela! 

4 dúvidas de AI que seus clientes podem ter

Seus clientes querem levar a AI para seus negócios, mas não sabem como fazer isso. Sua revenda pode ajudar!