BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

3 profissões de TI com potencial de crescimento em 2024

Listamos três profissões para quem deseja se destacar em 2024. Veja quais são elas: 

O mercado de trabalho está passando por uma série de transformações desde que novas ferramentas tecnológicas surgiram e assumiram papéis importantes nas empresas.  

Especialistas têm falado sobre a possibilidade de algumas profissões desaparecerem, outras serem modificadas e diversas outras surgirem conforme a Transformação Digital se intensifica entre as empresas. 

Embora o sentimento de receio e ansiedade quanto ao futuro tenham se instaurado entre muitos profissionais das mais variadas áreas, existem profissões que já vêm sendo apontadas como as de maior potencial de crescimento para 2024 e os anos seguintes. 

De acordo com o estudo Future of Jobs Report publicado em maio deste ano, “as funções de crescimento mais rápido estão sendo impulsionadas pela tecnologia e pela digitalização. Big Data está no topo da lista de tecnologias que devem criar empregos”. A tecnologia, portanto, será a principal aliada para os próximos anos.  

A seguir, listamos três profissões que têm todos os requisitos necessários para atingir um potencial de crescimento muito grande no próximo ano. Veja quais profissões de TI estão em alta: 

Três profissões para quem quer se destacar em 2024 

1. Especialista em AI

A inteligência artificial generativa é uma tecnologia que virou destaque a partir do fim de 2022, quando inúmeras plataformas surgiram e se tornaram parte fundamental na rotina de muitos usuários.  

A expectativa para os próximos anos é que as ferramentas de AI evoluam cada dia mais à medida que os avanços tecnológicos acontecem. 

Com base nessa vertente, fica claro compreender a importância dessa tecnologia no mercado e, consequentemente, a necessidade de contar com profissionais especializados para solucionar problemas complexos e ajudar os sistemas de AI a chegarem a conclusões mais precisas e rápidas.  

A busca por profissionais especializados em AI será cada vez mais comum no mercado, tanto por empresas que já carregam uma boa bagagem de conhecimento no assunto, quanto para aquelas que desejam iniciar seus investimentos nessa tecnologia. 

Além de ter certificações que comprovem o nível de entendimento em inteligência artificial, muitas das empresas estão à procura de candidatos que tenham habilidades como: comprometimento e responsabilidade, capacidade de trabalhar em equipe, proatividade e pensamento crítico. 

Para entender mais sobre AI, leia também estes dois artigos: o que é AI generativa e o que a tecnologia representa para os negócios? E quais as próximas tendências para ficar de olho? 

2. Especialista em Sustentabilidade

Outro tema que ganhou visibilidade em 2023 foi a sustentabilidade nas empresas. Embora esse assunto tenha se fortalecido durante a pandemia, nesse ano, muitas organizações precisaram mudar suas práticas e processos para deixar os clientes satisfeitos e, ao mesmo tempo, reduzir os impactos provocados no meio ambiente. 

Os usuários estão se preocupando mais com questões ambientas e exigindo que as marcas também se importem com essa pauta.  

No próximo ano, as empresas devem buscar profissionais especializados no assunto para ajudá-las a criar um plano sustentável e se adequar aos padrões de ESG, identificando quais tarefas podem ser otimizadas, quais recursos e tecnologias devem ser adotados e quais materiais podem ser substituídos. 

O candidato deve ter certificações relacionadas às Ciências Ambientais e cursos semelhantes, além de ter capacidade de analisar dados, identificar problemas com facilidade e propor soluções úteis para a corporação.  

Esse artigo pode ser útil para você: sustentabilidade empresarial – 5 tecnologias sustentáveis para reduzir os impactos ambientais. 

Quero conhecer

3. Especialista em Cibersegurança

A segurança cibernética é um assunto que nunca sai de pauta. Isso porque as ameaças virtuais têm se tornado mais sofisticadas conforme novas ferramentas e tecnologias surgem no mercado.  

Cada vez mais organizações identificam a necessidade de contratar profissionais que possam auxiliá-las na missão de promover a segurança corporativa, mantendo dados e operações protegidas contra ações maliciosas. 

O especialista em cibersegurança integra o time de TI e fica responsável por proteger sistemas, redes, dispositivos, bancos de dados e quaisquer outras informações sensíveis e confidenciais. 

Além disso, também cabe a esse profissional identificar possíveis vulnerabilidades, mapear riscos e apresentar soluções rápidas para mitigar ameaças. 

Para se tornar o candidato ideal para as empresas, o especialista deve ter certificações relacionadas à cibersegurança para atestar seu conhecimento. Saber trabalhar em equipe, ter comprometimento e outras habilidades é um diferencial para se destacar.  

Confirma 5 novos desafios em cibersegurança que as empresas precisarão enfrentar. 

Como você pôde perceber, as profissões ligadas à tecnologia são as de maior crescimento no futuro. De acordo com a pesquisa citada no início deste artigo, espera-se que o emprego de analistas e cientistas de dados, especialistas em big data, machine learning, inteligência artificial e segurança cibernética cresça, em média, 30% até 2027. 

Os profissionais que quiserem se manter competitivos no mercado com a possibilidade de crescimento, devem investir em certificações, cursos e no desenvolvimento de habilidades apreciadas pelas empresas.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Profissões do futuro: cargos que estarão em destaque até 2027

A expectativa é que até um quarto dos empregos mude nos próximos cinco anos. Saiba quais profissões em TI se destacarão! 

O que é CISO, quais as funções e como se tornar um?

Quer revender soluções de segurança para um CISOou contratar o profissional certo para esse cargo? Confira o artigo de hoje. 

Quatro desafios do mercado de trabalho de TI para 2023

O mercado de trabalho de TI não ficará livre de desafios em 2023. Saiba mais sobre o assunto!